Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação)

Planejando a criação de um arquivo Solaris Flash

Você pode criar um arquivo do sistema mestre para uma instalação inicial. Ou, se já tiver instalado um arquivo em sistemas clones, você poderá criar um arquivo diferencial de duas imagens do sistema. O arquivo diferencial instala apenas as diferenças entre as duas imagens.

Planejando para criar o arquivo Solaris Flash para uma instalação inicial

Depois de ter instalado o sistema mestre, a próxima tarefa no processo de instalação do Solaris Flash é criar um arquivo Solaris Flash. Os arquivos do sistema mestre são copiados para um arquivo Solaris Flash, juntamente com as várias partes de informações de identificação. Você pode criar um arquivo Solaris Flash enquanto o sistema mestre estiver sendo executado no modo de vários usuários ou no modo de um único usuário. Também é possível criar um arquivo Solaris Flash depois de ter inicializado de um dos seguintes:


Cuidado – Cuidado –

Um arquivo Solaris Flash não pode ser criado adequadamente quando uma região não global estiver instalada. O recurso Solaris Flash não é compatível com a tecnologia de particionamento Solaris Zones. Se você criar um arquivo Solaris Flash, o arquivo resultante não é instalado adequadamente quando o arquivo é implementado nessas condições:


Criando arquivos Solaris Flash com volumes RAID-1

Você pode criar um arquivo Solaris Flash quando tiver os volumes RAID-1 do Gerenciador de volume do Solaris configurados. O software de criação do Solaris Flash remove todas as informações do volume RAID-1 do arquivo para manter a integridade do sistema de clones. Com o JumpStart personalizado, você pode recriar os volumes RAID-1 utilizando um perfil JumpStart. Com o Solaris Live Upgrade, você cria um ambiente de inicialização com os volumes RAID-1 configurados e instala o arquivo. O programa de instalação do Solaris não pode ser utilizado para instalar volumes RAID-1 com um arquivo Solaris Flash.


Observação –

O Veritas VxVM armazena informações de configuração em áreas não disponíveis para o Solaris Flash. Se os sistemas de arquivos Veritas VxVM forem configurados, não será necessário criar um arquivo Solaris Flash. Além disso, a instalação do Solaris, incluindo o JumpStart e o Solaris Live Upgrade, não oferece suporte à reconstrução de volumes VxVM no momento da instalação. Portanto, se você estiver planejando implementar o software Veritas VxVM utilizando um arquivo Solaris Flash, o arquivo deverá ser criado antes da configuração dos sistemas de arquivos VxVM. Os sistemas clones devem ser, em seguida, configurados individualmente depois que o arquivo tiver sido aplicado e o sistema reinicializado.


Criando um arquivo que contém arquivos grandes

O método de cópia padrão utilizado quando você cria um arquivo Solaris Flash é o utilitário cpio. Os tamanhos de arquivos individuais não podem ser superiores a 4 GB. Se tiver arquivos individuais grandes, é possível criar um arquivo com o método de cópia pax. O comando flarcreate com a opção -L pax utiliza o utilitário pax para criar um arquivo sem limitações nos tamanhos de arquivos individuais. Os tamanhos de arquivos individuais podem ser maiores que 4 GB.

Planejando para criar o arquivo Solaris Flash diferencial para uma atualização

Se você tiver um sistema clones já instalado com um arquivo e deseja atualizá-lo, é possível criar um arquivo diferencial que contenha apenas as diferenças entre duas imagens, a imagem mestre inalterada e uma imagem mestre atualizada. As diferenças entre essas duas imagens é o arquivo diferencial.

Depois de ter atualizado um sistema clone com um arquivo diferencial, apenas os arquivos no arquivo diferencial são alterados no sistema clone. Scripts podem ser utilizados para personalizar o arquivo, antes ou depois da instalação, o que é especialmente útil para reconfiguração.

Você pode instalar um arquivo diferencial Solaris Flash com o método de instalação JumpStart personalizado. Ou você pode utilizar o Solaris Live Upgrade para instalar um arquivo diferencial em um ambiente de inicialização inativo.

Uma imagem mestre inalterada deve ser salva depois da instalação inicial para que essa imagem possa ser acessada por qualquer um dos seguintes métodos.

Para obter instruções passo a passo, consulte Para criar um arquivo diferencial Solaris Flash com uma imagem mestre atualizada.

Personalizando os diretórios e dados do arquivo

Quando você cria um arquivo Solaris Flash, alguns arquivos e diretórios que estão para serem copiados do sistema mestre poderão ser excluídos. Se você tiver excluído um diretório, poderá, também, restaurar os arquivos ou subdiretórios especificados daquele diretório. Por exemplo, poderá criar um arquivo que exclui todos os arquivos e diretórios de /a/aa/bb/c. O conteúdo do subdiretório bb poderia ser incluído. O único conteúdo ficaria, então, no subdiretório bb.


Cuidado – Cuidado –

Utilize as opções de exclusão de arquivo flarcreate com cuidado. Se você excluir alguns diretórios, outros que você não tinha conhecimento podem ser deixados no arquivo, como arquivos de configuração do sistema. O sistema ficaria, assim, inconsistente e a instalação não funcionaria. A exclusão de diretórios e arquivos é melhor utilizada com dados que podem ser facilmente removidos sem interromper o sistema, como grandes arquivos de dados.


A tabela a seguir lista as opções do comando flarcreate que podem excluir arquivos e diretórios e restaurar arquivos e subdiretórios.

Quão especificado? 

Opções que excluem 

Opções que incluem 

Especifique o nome do diretório ou arquivo 

-x exclude_dir/filename

-y include_dir/filename

Utilize um arquivo que contém uma lista 

-X list_filename

-z list_filename

-f list_filename

-z list_filename

Para obter descrições dessas opções, consulte Tabela 6–7.

Para obter exemplos de personalização de um arquivo, consulte Criando um arquivo Solaris Flash e arquivos de personalização (exemplos).

Personalizando um arquivo com scripts

Depois que o software estiver instalado no sistema mestre, scripts especiais podem ser executados durante a criação, instalação, pós-instalação e primeira reinicialização. Esses scripts permitem você a fazer o seguinte:

Diretrizes para criação de um script personalizado

Ao criar scripts diferentes do script de reinicialização, siga estas diretrizes para garantir que o script não corrompa o OS ou interrompa, de alguma maneira, o sistema. Essas diretrizes permitem a utilização do Solaris Live Upgrade, que cria um novo ambiente de inicialização para instalação do OS. O novo ambiente de inicialização pode ser instalado com um arquivo enquanto o sistema atual está sendo executado.


Observação –

Essas diretrizes não são para scripts de reinicialização que têm permissão de executar daemons ou fazer outros tipos de modificações no sistema de arquivos de raiz /.


Para obter uma visão geral do Solaris Live Upgrade, consulte Capítulo 2, Solaris Live Upgrade (visão geral), no Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização.

Seções do arquivo Solaris Flash

os arquivos Solaris Flash contêm as seguintes seções. Algumas seções podem ser utilizadas para identificar e personalizar o arquivo e visualizar as informações de status da instalação. Para uma descrição mais detalhada de cada seção, consulte Capítulo 6Solaris Flash (referência).

Tabela 2–2 Seções de arquivos Flash

Nome da seção 

Apenas informativo 

Descrição 

Cookie do arquivo  

A primeira seção contém um cookie que identifica o arquivo como um arquivo Solaris Flash.

Identificação do arquivo  

 

A segunda seção contém palavras-chave com valores que fornecem informações de identificação sobre o arquivo. Algumas informações de identificação são fornecidas pelo software do arquivo. Outras informações de identificação específicas podem ser adicionadas por você com opções para o comando flarcreate.

Definido pelo usuário  

 

Esta seção segue a seção de identificação do arquivo. Você pode definir e inserir essas seções para personalizar o arquivo. O arquivo Solaris Flash não processa nenhuma seção que você inserir. Por exemplo, uma seção pode conter uma descrição do arquivo ou, talvez, um script para verificar a integridade de um aplicativo. 

Manifesto  

Esta seção é produzida para um arquivo Solaris Flash diferencial e é utilizada para validação de um sistema clone. A seção manifesto lista os arquivos em um sistema a serem retidos, adicionados ou excluídos do sistema clone. Esta seção é apenas informativa, lista os arquivos em formato interno e não pode ser utilizada para criação de scripts. 

Pré-implementação, pós-implementação, reinicialização 

Esta seção contém informações internas que o software Flash utiliza, antes e depois de instalar uma imagem do OS. Quaisquer scripts que tenham sido fornecidos estão incluídos nesta seção.  

Resumo  

 

Esta seção contém mensagens sobre a criação de arquivos. A seção também registra as atividades de scripts de pré-implementação e pós-implementação. Você pode visualizar o sucesso da instalação nesta seção escrevendo um script para enviar a saída para esta seção.  

Arquivos de dados 

A seção arquivos de dados contém os arquivos que foram coletados do sistema mestre. 

Quando criar o arquivo para uma instalação inicial

Crie o arquivo quando o sistema estiver no estado mais estático possível. Crie o arquivo depois de o software ter sido instalado no sistema mestre e antes de o software ter sido configurado.

Onde armazenar o arquivo Solaris Flash

Depois de criar o arquivo Solaris Flash, você poderá salvar o arquivo no disco rígido do sistema mestre ou em uma fita. Depois de salvar o arquivo, você pode copiar esse arquivo para qualquer sistema de arquivos ou mídia que escolher.

Compactando o arquivo

Quando você cria o arquivo Solaris Flash, pode especificar que o arquivo seja salvo como arquivo compactado utilizando o utilitário compress(1). Um arquivo compactado requer menos espaço de armazenamento em disco e cria menos congestionamento quando você o instala em uma rede.