Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação)

Projetando uma instalação inicial do sistema mestre

A primeira tarefa no processo de instalação do Solaris Flash é instalar um sistema, o sistema mestre, com a configuração que deseja que cada um dos sistemas clones tenha. Você pode utilizar qualquer um dos métodos de instalação do Solaris para instalar um arquivo no sistema mestre. A instalação pode ser um subconjunto ou uma instalação completa do Solaris OS. Depois de ter concluído a instalação, você pode adicionar ou remover software ou modificar quaisquer arquivos de configuração. Algumas limitações para a instalação do sistema mestre são as seguintes:


Observação –

Se já tiver instalado os sistemas clones e desejar atualizar esses sistemas com uma nova configuração, consulte Planejando para criar o arquivo Solaris Flash diferencial para uma atualização.


ProcedureInstalando um arquivo Flash Sun4U em uma máquina Sun4V

Antes de começar

Observe as seguintes limitações para esse procedimento:

  1. Crie um arquivo Solaris Flash em uma máquina Sun4U, para que o arquivo possa ser instalado em uma máquina Sun4V. Utilize uma das duas opções a seguir para adicionar o Sun4V como arquitetura suportada para o arquivo.


    Observação –

    É necessário começar com uma máquina Sun4U que foi instalada com o grupo de software Entire Plus OEM para que todos os pacotes de drivers estejam na imagem, mesmo se estes pacotes não estiverem sendo utilizados. Para obter mais informações sobre esse requisito, consulte SPARC: Suporte de dispositivos periféricos não encontrados no sistema mestre.

    Note que, para que um arquivo Flash seja instalado em diferentes tipos de sistemas, a distribuição do Entire Plus OEM precisará ser instalada no sistema mestre.


    • Adicione as seguintes informações ao arquivo /var/sadm/system/admin/.platform. Em seguida, crie o arquivo Solaris Flash.


      PLATFORM_GROUP=sun4v
      

      Observação –

      Você pode verificar se o grupo da plataforma Sun4V é suportado utilizando o comando a seguir:



      # flar -i <path_to_hybrid>.flar | grep content_architectures
      

      Esse comando deverá exibir os seguintes resultados:


      content_architectures=sun4u,sun4v
      
    • Crie o arquivo Solaris Flash utilizando a opção -U para adicionar Sun4V como arquitetura suportada para o arquivo. Consulte o exemplo abaixo:


      # flarcreate -n S10U5hybrid -U "content_architectures=sun4u,sun4v" \
      -c -x /data /data/S10U5hybrid.flar
      

      O comando de amostra acima fornece /data para a opção - c, para indicar o local para o arquivo. O valor para essa opção -c deverá refletir na configuração do seu arquivo.


      Observação –

      Você pode verificar que o grupo da plataforma Sun4V é suportado utilizando o comando flar novamente, conforme exibido na etapa anterior.


  2. Instale o arquivo Solaris Flash na máquina Sun4V. É possível utilizar o Solaris JumpStart e uma imagem de rede para implementar o arquivo Solaris Flash.


    Observação –

    Nesse ponto, a máquina Sun4V pode não ser inicializada. Não tente instalar nenhum patch na máquina nesse estágio. Se a máquina tiver permissão para reinicializar depois de utilizar o JumpStart, você provavelmente receberá a seguinte mensagem:



    Boot device: /pci@780/pci@0/pci@9/scsi@0/disk@0,0:a  File and args:
    Boot load failed.
    The file just loaded does not appear to be executable.
  3. Faça upgrade da máquina Sun4V utilizando uma imagem de rede ou uma imagem de DVD.

    Por exemplo, é possível utilizar uma imagem JumpStart da atualização 6 do Solaris 10. Em seguida, é possível inicializar a imagem Sun4V a partir dessa imagem de rede, selecionando a opção upgrade.

    Nesse exemplo, o upgrade é concluído com os seguintes problemas:

    • Onde as duas versões .u e .v de um pacote estiverem disponíveis, as duas versões serão instaladas. Consulte CR 6846077.

    • O arquivo /var/sadm/system/admin/.platform contém informações incorretas. Consulte CR 6523030.

    • Nenhum pacote .v de terceiros não fazem parte da imagem Solaris. Portanto, pacotes de terceiros provavelmente não serão atualizados.

  4. Inicialize a máquina Sun4V. Agora é possível aplicar patches na máquina, se necessário.

Personalizando a instalação do Solaris no sistema mestre

Depois de ter instalado o Solaris OS no sistema mestre utilizando qualquer um dos métodos de instalação do Solaris, você poderá adicionar ou excluir software e modificar as informações de configuração do sistema, conforme necessário. Para personalizar o software do sistema mestre, você pode fazer o seguinte:

Criando arquivos para sistemas SPARC e x86

Se desejar instalar o software Solaris utilizando um arquivo Solaris Flash nos sistemas SPARC e x86, será necessário criar um arquivo Solaris Flash separado para cada plataforma. Utilize o arquivo Solaris Flash criado a partir do sistema mestre SPARC para instalar sistemas SPARC. Utilize o arquivo Solaris Flash criado a partir do sistema mestre x86 para instalar sistemas x86.

SPARC: Suporte de dispositivos periféricos não encontrados no sistema mestre

A escolha dos drivers a serem instalados no sistema mestre tem as seguintes dependências.

O grupo de software Entire Plus OEM instala todos os drivers, independente do hardware presente no sistema. Outros grupos de software fornecem suporte limitado. Se você instalar outro grupo de software e os sistemas clones tiverem dispositivos periféricos diferentes do sistema mestre, será necessário instalar os drivers adequados no sistema mestre antes de criar o arquivo.


Observação –

Para que um arquivo Flash seja instalado em diferentes tipos de sistemas, a distribuição do Entire Plus OEM precisará ser instalada no sistema mestre.


Como obter suporte para os periféricos que precisa

Você pode instalar suporte para periféricos em sistemas clones diferentes do sistema mestre, instalando o grupo de software Entire Plus OEM ou instalando pacotes selecionados.

Tipo de instalação: 

Descrição 

Instale o grupo de software Entire Plus OEM Software 

O grupo de software Entire Plus OEM é o maior grupo de software disponível. Esse grupo contém todos os pacotes encontrados no Solaris OS. O grupo de software Entire Plus OEM instala todos os drivers, independente do hardware presente no sistema. Um arquivo Solaris Flash que foi criado com o grupo de software Entire Plus OEM funciona em qualquer sistema clone que tem dispositivos periféricos suportados pela versão instalada do Solaris OS. 


Observação –

Para que um arquivo Flash seja instalado em diferentes tipos de sistemas, a distribuição do Entire Plus OEM precisará ser instalada no sistema mestre.


A instalação de sistemas mestres com o grupo de software Entire Plus OEM garante a compatibilidade com outras configurações de periféricos. No entanto, o grupo de software Entire Plus OEM requer, pelo menos, 2,9 GB de espaço em disco. Os sistemas clones podem não ter o espaço necessário para instalar todo o grupo de software Entire Plus OEM. 

Instalar outros grupos de software 

Se você instalar o sistema mestre com os seguintes grupos de software, estará limitando o suporte para os periféricos. O sistema mestre oferece suporte apenas para os dispositivos periféricos conectados ao sistema mestre no momento da instalação.  

  • Grupo de software de rede reduzido

  • Grupo de núcleo de software

  • Grupo de software para usuário final

  • Grupo de software para desenvolvedores

  • Todos os grupos de software

A instalação desses grupos de software pode resultar em falha nos sistemas clones em ter todos os drivers necessários. Por exemplo, se você instalar o grupo de software Entire em um sistema mestre com um buffer de quadro GX CG6, apenas o buffer de quadro GX CG6 será instalado. Essa situação não é um problema se todos os sistemas clones que deseja instalar tiverem o buffer de quadro GX CG6 ou nenhum buffer de quadro. 

Instalar os pacotes selecionados 

Quando você instala o sistema mestre, pode instalar apenas os pacotes necessários para o sistema mestre e os sistemas clones. Selecionando pacotes específicos, você pode instalar apenas suporte para os periféricos que sabe que existem no sistema mestre ou sistemas clones.