JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: arquivos flash (criação e instalação)     Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil))
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

1.  Arquivo Flash (visão geral)

2.  Arquivo Flash (planejamento)

3.  Criando Arquivo Flashs (tarefas)

4.  Instalando e administrando Arquivo Flashs (tarefas)

5.  Criando e utilizando uma imagem de recuperação de desastre

6.  Arquivo Flash (referência)

Descrição das seções do Arquivo Flash

Palavras-chave do Arquivo Flash

Palavras-chave gerais

Palavras-chave para a seção de identificação do arquivo

Palavras-chave da seção definida pelo usuário

Comando flar do Arquivo Flash

Comando flar

Glossário

Índice

Comando flar do Arquivo Flash

Use o comando flar do Arquivo Flash para criar um arquivo flash e administrá-lo.

Comando flar

É possível usar o comando flar para executar as seguintes ações:

Use o comando flarcreate para criar um arquivo flash com base em um sistema mestre. É possível utilizar este comando quando o sistema mestre estiver sendo executado no modo multiusuário ou no modo único usuário. Também é possível utilizar o flarcreate quando o sistema mestre for inicializado a partir da mídia.

O sistema mestre deve estar o mais estabilizado possível quando você criar um arquivo flash.


Observação - É possível criar um arquivo flash utilizando qualquer uma destas opções de comando:


A sintaxe do comando é a seguinte:

flarcreate -n archive-name [- R root] [-A unchanged-master-image-dir ] [-H][-I][-M][[- S]-c][-t [-p posn] [-b blocksize]][- i date][-u section ...][-m master][- f [list-filename| -] [-F][- a author][-e descr |-E descr-file][-L pax] [-T type][-U key=val ...][- x exclude-dir/filename] [-y include-dir/filename] [-z list-filename ] [-X list-filename] path/filename

flar combine [-d dir] [-u section...] [-t] [-p posn] path/filename

flar split [-d dir] [-u section...] [-f] [-S seção] [-t[ -p posn] path/filename

flar info [-1] [-k palavra-chave] [-t [-p posn] path/filename

Nessas linhas de comando, path é o diretório no qual você deseja que o arquivo de dados seja salvo. filename é o nome do arquivo de dados. Se você não especificar um caminho, o comando flarcreate salvará o arquivo no diretório atual.

Tabela 6-6 Opções de linha de comando para o comandoflar

Opção
Descrição
Opções obrigatórias
-n archive-name
O valor deste sinalizador é o nome do arquivo. O archive-name especificado é o valor da palavra-chave content_name.
Opção para compactação
-c
Compacta o arquivo utilizando compress(1).
Opções para diretórios e tamanhos
-R raiz
Cria o arquivo a partir da árvore do sistema de arquivo que começa no sistema de arquivos especificado pela raiz. Caso você não especifique esta opção, o flarcreate cria um arquivo a partir de um sistema de arquivos que começa no sistema de arquivos raiz (/).
-S
Omite informação de tamanho no arquivo.
-H
Não gera o identificador de verificação.
Opções para criação de um arquivo diferencial
-A unchanged-master-image-dir
Cria um arquivo diferencial ao comparar uma nova imagem de sistema com a imagem especificada pelo argumento unchanged-master-image-dir. Por padrão, a nova imagem do sistema é a raiz (/). É possível alterar o padrão com a opção -R. unchanged-master-image-dir é um diretório onde a imagem inalterada do sistema mestre é armazenada ou montada por meio do UFS, NFS ou comando lumount.

É possível modificar os efeitos da seleção do arquivo para um arquivo diferencial utilizando as opções para a seleção de conteúdos descrita na próxima seção da tabela.

-M
Exclui o arquivo manifesto. Ao utilizar esta opção, não ocorre nenhuma validação no arquivo diferencial. Ao criar um arquivo diferencial, o flarcreate cria uma longa lista de arquivos no sistema, que são inalterados, alterados e devem ser excluídos do arquivo. Esta lista é armazenada na seção do manifesto do arquivo. Quando o arquivo diferencial é implantado, o software utiliza esta lista para efetuar uma verificação arquivo por arquivo, assegurando a integridade do sistema clone. Utilize esta opção para evitar tal verificação e salvar o espaço utilizado pela seção do manifesto no arquivo diferencial. No entanto, é necessário considerar as alterações no tempo e no espaço em disco contra a perda de uma verificação de integridade após a instalação. Como não ocorreu nenhuma validação, evite utilizar esta opção.
Opções para a seleção de conteúdos

Cuidado

Cuidado - Utilize as opções de exclusão de arquivo flarcreate com cuidado. Se você excluir alguns diretórios, outros que você não tinha conhecimento podem ser deixados no arquivo, como arquivos de configuração do sistema. O sistema ficaria, assim, inconsistente e a instalação não funcionaria. A exclusão de diretórios e arquivos é melhor utilizada com dados que podem ser facilmente removidos sem interromper o sistema, como arquivos de dados grandes.


-y include-dir/filename
Adiciona ao arquivo aqueles arquivos e diretórios que estão especificados na linha de comando. Esta opção é utilizada quando for excluído um diretório, mas deseja restaurar subdiretórios ou arquivos individuais.

include-dir/filename é o nome do subdiretório ou arquivo a ser incluído.

-f list-filename
Adiciona arquivos e diretórios ao arquivo a partir de uma lista.

list-filename é o caminho completo para um arquivo que contém uma lista. O conteúdo do arquivo é adicionado à lista do arquivo a menos que a opção -F esteja especificada.

  • O arquivo list-filename deve conter um arquivo por linha.

  • Se você especificar um sistema de arquivo com a opção -R raiz, o caminho para cada arquivo deve ser relativo ao diretório alternado raiz ou a um caminho absoluto.

  • Se o filename for "-", o flarcreate lê a entrada padrão como a lista de arquivos. Quando você utiliza o valor "-", o tamanho do arquivo não é calculado.

-F
Usa somente os arquivos na opção -f list-filename para criar o arquivo. Esta opção torna -f list-filename a lista absoluta, em vez de uma lista anexada à lista de arquivos normal.
-x exclude-dir/filename
Exclui arquivos e diretórios do arquivo. Estes arquivos e diretórios são especificados na linha de comando. É possível utilizar várias instâncias desta opção para excluir mais que um arquivo ou diretório.

exclude-dir/filename é o nome do diretório ou arquivo a ser excluído.

-X list-filename
Exclui uma lista de arquivos ou diretórios do arquivo.

list-filename é o caminho completo para um arquivo que contém a lista.

  • O arquivo list-filename deve conter um arquivo por linha.

  • Se você especificar um sistema de arquivo com a opção -R raiz, o caminho para cada arquivo deve ser relativo ao diretório alternado raiz ou a um caminho absoluto.

  • Se list-filename for “-”, flarcreate lerá a entrada padrão como a lista de arquivos. Quando você utiliza o valor "-", o tamanho do arquivo não é calculado.

-z list-filename
Exclui ou inclui uma lista de arquivos ou diretórios do arquivo. Cada arquivo ou diretório na lista é notado com um mais "+" ou menos "-". Um mais indica um arquivo ou diretório incluído e o menos indica um arquivo ou diretório excluído.

list-filename é o caminho completo para um arquivo que contém a lista.

  • O arquivo list-filename deve conter um arquivo por linha.

  • Se você especificar um sistema de arquivo com a opção -R raiz, o caminho para cada arquivo deve ser relativo ao diretório alternado raiz ou a um caminho absoluto.

-I
Ignora a verificação de integridade. Para impedir que você exclua arquivos de sistema importantes de um arquivo, o flarcreate executa uma verificação de integridade. Esta verificação examina todos os arquivos registrados em um banco de dados do pacote do sistema e para a criação do arquivo caso algum destes seja excluído. Utilizar esta opção ignora esta verificação de integridade. Portanto, evite a utilização da opção -I.
Opção para separação e mesclagem de arquivos
-d dir
Recupera as seções a serem copiadas de dir, em vez do diretório atual.
-u section
  • Se você utilizar essa opção, flar copia o cookie, a identificação, o arquivo e as seções de seção. É possível especificar um único nome de seção ou uma lista de nomes de seção separada por espaços.
  • Se você não utilizar essa opção, flar copiará apenas as seções cookie, identificação e arquivo.

-f archive
Extrai a seção arquivo para um diretório chamado arquivo , em vez de colocá-la em um arquivo com o nome arquivo. Utilizado para dividir um arquivo.
-S section
Copia apenas a seção chamada seção do arquivo. Essa seção é definida pelo usuário. Utilizado para dividir um arquivo.
Opção utilizada para copiar arquivos (arquivo)
-L pax
O utilitáriocpio é o método de cópia padrão. Caso possua arquivos individuais grandes, a opção -L-pax utiliza o utilitário pax para criar um arquivo sem limitações de tamanho para os arquivos individuais. Os tamanhos dos arquivos individuais podem ser maiores que 4 GB.
Opções utilizadas com as seções definidas pelo usuário
-u section
Inclui a seção como uma seção definida pelo usuário. Para incluir mais de uma seção definida pelo usuário, a seção deve ser uma lista de nomes de seção separadas por espaço.
-d dir
Recupera o arquivo de seção que é especificado por -u a partir do dir.
Opções utilizadas com arquivos de fita
-t
Cria um arquivo em um dispositivo de fita. O argumento filename é o nome do dispositivo de fita.
-p posn
Utilize somente com a opção -t. Especifica a posição no dispositivo de fita para o flarcreate armazenar o arquivo. Se você não utilizar esta opção, o flarcreate coloca o arquivo na posição atual da fita.
-b blocksize
Especifica o tamanho do bloco que o flarcreate utiliza ao criar o arquivo. Se você não especificar o tamanho do bloco, o flarcreate utiliza o tamanho do bloco padrão de 64 KB.
Opções para identificação do arquivo

Estas palavras-chave e valores aparecem na seção de identificação do arquivo.

-U key=val
Inclui palavras-chave e valores definidos pelo usuário na seção de identificação do arquivo.
-i data
Utiliza data como um valor para a palavra-chave creation_date. Se você não especificar uma data, o flarcreate utiliza a hora e data do sistema local.
-m mestre
Utiliza mestre como o nome do sistema mestre no qual você criou o arquivo. mestre é o valor para a palavra-chave creation_master. Se você não especificar mestre, o flarcreate utiliza o nome do sistema informado pelo uname - n.
-e descr
Utiliza descr para o valor da palavra-chave content_description . Você não pode utilizar esta opção quando utilizar a opção -E.
-E descr-file
Recupera o valor para a palavra-chave content_description do arquivo descr-file. Você não pode utilizar esta opção quando utilizar a opção -e.
-a author
Utiliza autor como o nome do autor na seção de identificação do arquivo. autor é o valor para a palavra-chave content_author. Se você não especificar um autor, o flarcreate não incluirá a palavra-chave content_author na seção de identificação do arquivo.
-T type
Utiliza type como o valor para a palavra-chave content_type. type é definido pelo usuário. Se você não especificar um tipo, o flarcreate não incluirá a palavra-chave content_type.