JavaScript is required to for searching.
Ignorar Links de Navegao
Sair do Modo de Exibio de Impresso
Guia de instalação do Oracle Solaris 10 1/13: arquivos flash (criação e instalação)     Oracle Solaris 10 1/13 Information Library (Português (Brasil))
search filter icon
search icon

Informação sobre o documento

Prefácio

1.  Arquivo Flash (visão geral)

2.  Arquivo Flash (planejamento)

3.  Criando Arquivo Flashs (tarefas)

4.  Instalando e administrando Arquivo Flashs (tarefas)

5.  Criando e utilizando uma imagem de recuperação de desastre

6.  Arquivo Flash (referência)

Glossário

Índice

Glossário

ambiente de inicialização

Uma coleção de sistemas de arquivos obrigatórios (segmentos de disco e pontos de montagem) que são críticos para o funcionamento do SO Oracle Solaris. Estes segmentos do disco podem estar no mesmo disco ou distribuídos em vários discos.

O ambiente de inicialização ativo é aquele que está atualmente inicializado. Exatamente um ambiente de inicialização ativo pode ser inicializado. Um ambiente de inicialização inativo não está atualmente inicializado, mas pode estar em estado de espera para ativação na próxima reinicialização.

arquivo

Um arquivo que contém uma coleção de arquivos que foram copiados de um sistema mestre. Este arquivo também contém informações de identificação sobre o arquivo, como nome e data que o arquivo foi criado. Depois de instalar o arquivo em um sistema, o sistema contém a configuração exata do sistema mestre.

Um arquivo poderia ser um arquivo diferencial, que é um arquivo flash que contém somente as diferenças entre duas imagens de sistema, uma imagem mestre inalterada e uma imagem mestre atualizada. O arquivo diferencial contém arquivos a serem retidos, modificados ou excluídos do sistema clone. Uma atualização diferencial altera apenas os arquivos especificados e é restrito para sistemas que contêm consistência de software com imagem mestre inalterada.

arquivo de inicialização

apenas x86: um arquivo de inicialização é uma coleção de arquivos críticos utilizados para inicializar o SO Oracle Solaris. Estes arquivos são necessários durante a inicialização do sistema antes que o arquivo raiz (/) seja montado. Dois arquivos de inicialização são mantidos em um sistema:

  • O arquivo de inicialização que é utilizado para inicializar o SO Oracle Solaris em um sistema. Este arquivo de inicialização é chamado, às vezes, de arquivo de inicialização primário.

  • O arquivo de inicialização que é utilizado para recuperação quando o arquivo de inicialização primário é danificado. Este arquivo de inicialização inicia o sistema sem montar o sistema de arquivos raiz (/). No menu GRUB, este arquivo de inicialização é chamado à prova de falha. O propósito essencial do arquivo é regenerar o arquivo de inicialização primário, que é normalmente utilizado para inicializar o sistema.

arquivo de inicialização failsafe

Somente x86: um arquivo de inicialização que é utilizado para recuperação quando o arquivo de inicialização primário está danificado. Este arquivo de inicialização inicia o sistema sem montar o sistema de arquivos raiz (/). Este arquivo de inicialização é chamado de failsafe no menu GRUB. A principal finalidade do arquivo é regenerar o arquivo de inicialização primário, que é normalmente utilizado para inicializar o sistema. Consulte arquivo de inicialização.

arquivo diferencial

Um arquivo flash que contém apenas as diferenças entre duas imagens de sistema, uma imagem mestre inalterada e um imagem mestre atualizada. O arquivo diferencial contém arquivos a serem retidos, modificados ou excluídos do sistema clone. Uma atualização diferencial altera apenas os arquivos especificados e é restrito aos sistemas que contêm consistência de software com a imagem mestre inalterada.

arquivo Flash

Um recurso de instalação do Oracle Solaris que permite a criação de um arquivo do conteúdo do sistema, chamado sistema mestre. É possível então utilizar o arquivo para instalar outros sistemas, tornando outros sistemas idênticos em configuração ao sistema mestre. Consulte também arquivo.

atualizar

Uma instalação, ou efetuar uma instalação, em um sistema que altera software que é do mesmo tipo. Diferente de um upgrade, uma atualização pode efetuar downgrade no sistema. Diferente de uma instalação inicial, o software do mesmo tipo que está sendo instalado deve estar presente antes que uma atualização possa ocorrer.

desmontagem

Processo de remover o acesso de um diretório em um disco anexado à maquina ou em um disco remoto em uma rede.

diretório /etc

Um diretório que contém arquivos de configuração de sistema crítico e comandos de manutenção.

diretório raiz

O diretório de mais alto nível do qual todos os outros diretório descendem.

espaço de permuta

Um segmento ou arquivo que manipula temporariamente o conteúdo de uma área de memória até que ele possa ser recarregado na memória. Também chamado de /swap ou volume de permuta.

sistema de arquivos

No sistema operacional SunOS, uma rede de arquivos e diretórios com estrutura de árvore que pode ser acessada.

formatar

Para inserir dados em uma estrutura ou dividir um disco em setores para receber dados.

grupo de software

Um agrupamento lógico do software Oracle Solaris (clusters e pacotes). Durante a instalação do Oracle Solaris, você pode instalar um dos seguintes grupos de software: Core, Oracle Solaris para Usuário Final ou Oracle Solaris para Desenvolvedor; para sistemas SPARC somente, existe a opção de instalar o Grupo de software do Oracle Solaris inteiro e o Suporte para OEM.

Grupo de software do Oracle Solaris inteiro

Um grupo de software que contém a versão inteira do Solaris.

Grupo de software do Oracle Solaris inteiro e Suporte para OEM

Um grupo de software que contém a versão inteira do Oracle Solaris além do suporte de hardware adicional para OEMs. Este grupo de software é recomendado ao instalar o software Oracle Solaris em servidores baseados em SPARC. Para que um arquivo flash seja instalado em diferentes tipos de sistemas, a distribuição do grupo Inteiro mais OEM precisará ser instalada no sistema mestre.

Grupo de software Oracle Solaris para usuário final

Um grupo de software que contém o Grupo de software Core mais o software recomendado para usuário final, incluindo os softwares Common Desktop Environment (CDE) e DeskSet.

imagens do CD ou DVD Oracle Solaris

O software Oracle Solaris que é instalado em um sistema, e que pode ser acessado nos DVDs ou CDs Oracle Solaris ou no disco rígido do servidor de instalação para o qual foram copiadas as imagens do CD ou DVD Solaris.

inicializar

Para carregar o software do sistema na memória e iniciá-lo.

instalação de rede

Uma maneira de instalar o software na rede de um sistema com uma unidade de CD-ROM ou DVD-ROM para um sistema sem unidade de CD-ROM ou DVD-ROM. Instalações de rede requerem um servidor de nome e um servidor de instalação.

instalação inicial

Uma instalação que substitui o software atual em execução ou inicializa um disco vazio.

Uma instalação inicial do SO Oracle Solaris substitui o disco ou discos do sistema pela nova versão do SO Oracle Solaris. Se o sistema não estiver executando o SO Oracle Solaris, você deverá executar uma instalação inicial. Se o sistema estiver executando uma versão atualizável do SO Oracle Solaris, uma instalação inicial substituirá o disco e não preservará o SO ou modificações locais.

instalação JumpStart

Um tipo de instalação na qual o software Oracle Solaris é instalado automaticamente em um sistema ao utilizar o software JumpStart instalado de fábrica.

JumpStart

Um tipo de instalação na qual o software Oracle Solaris é instalado automaticamente em um sistema baseado em um perfil definido pelo usuário. É possível criar perfis personalizados para tipos diferentes de usuários e sistemas.

Live Upgrade

Um método de atualização que ativa um ambiente de inicialização duplicado para ser atualizado enquanto o ambiente de inicialização ainda está em execução, eliminando assim o tempo de inatividade do ambiente de produção.

montagem

O processo de acessar um diretório de um disco que está anexado a uma máquina que esta fazendo o pedido de montagem ou um disco remoto em uma rede. Para montar um sistema de arquivos, é necessário um ponto de montagem no sistema local e o nome do sistema de arquivo a ser montado (por exemplo, /usr).

opção de upgrade

Uma opção que é apresentada pelo Programa de instalação do Oracle Solaris. O procedimento de upgrade mescla a nova versão do Oracle Solaris com arquivos existentes no disco ou discos. Uma atualização também salva quantas modificações locais forem possível desde a última vez que o Oracle Solaris foi instalado.

perfil

Um arquivo de texto que define como instalar o software Oracle Solaris ao utilizar o método JumpStart personalizado. Por exemplo, um perfil define qual grupo de software instalar. Cada regra especifica um perfil que define como um sistema está para ser instalado quando a regra é correspondida. Normalmente é criado um perfil diferente para cada regra. No entanto, o mesmo perfil pode ser utilizado em mais de uma regra. Consulte também arquivo rules.

ponto de montagem

Diretório da estação de trabalho no qual é montado o sistema de arquivos que existe em uma máquina remota.

programa de instalação do Oracle Solaris

Uma programa de instalação de interface de usuário gráfica (GUI) ou de interface de linha de comando (CLI) que utiliza painéis de assistente para guiá-lo nas etapas de instalação do software Oracle Solaris e software de terceiros.

raiz

O nível mais alto de uma hierarquia de itens. Raiz é um item do qual todos os outros itens descendem. Consulte diretório raiz ou raiz (/), sistema de arquivos.

script de fim

Um script de Bourne shell definido pelo usuário, especificado dentro do arquivo rules, que executa tarefas depois de instalar o software Oracle Solaris no sistema mas antes de reinicializar o sistema. Os scripts de fim são utilizados com instalações JumpStart.

script de início

Um script de Bourne shell definido pelo usuário, especificado dentro do arquivo rules, que efetua tarefas antes de instalar o software Oracle Solaris no sistema. É possível utilizar script de início apenas com instalações JumpStart.

seção de manifesto

Uma seção de um Arquivo Flash usada para validar um sistema clone. A seção de manifesto lista os arquivos em um sistema a serem retidos, adicionados ou excluídos do sistema clone. Esta seção é apenas informativa. Esta seção lista os arquivos em um formato interno que não pode ser utilizado para efetuar script.

segmento

A unidade na qual o espaço do disco é dividido pelo software.

servidor

Um dispositivo de rede que gerencia recursos e serviços de abastecimento para um cliente.

servidor de arquivos

Um servidor que fornece armazenamento de software e arquivo para sistemas em uma rede.

servidor de instalação

Um servidor que fornece as imagens do DVD ou CD Oracle Solaris das quais outros sistemas em uma rede podem instalar o Oracle Solaris (também chamado de servidor de mídia). É possível criar um servidor de instalação ao copiar as imagens do DVD ou CD Oracle Solaris para o disco rígido do servidor.

sistema clone

Um sistema instalado usando um arquivo flash. O sistema clone possui a mesma configuração de instalação do sistema mestre.

sistema de arquivos /export

Um sistema de arquivos em um servidor de sistema operacional compartilhado com outros sistemas de arquivos em uma rede. Por exemplo, o sistema de arquivos /export pode conter o sistema de arquivos raiz (/) e espaço de permuta para clientes sem disco e diretórios de início para usuários na rede. Os clientes sem disco dependem do sistema de arquivos /export em um servidor de sistema operacional para inicializar e executar.

sistema de arquivos /opt

Um sistema de arquivos que contém os pontos de montagem para terceiros e software avulso.

sistema de arquivos raiz (/)

O sistema de arquivos de mais alto nível do qual todos os outros sistemas de arquivos descendem. O sistema de arquivos raiz (/) é a base na qual todos os outros sistemas de arquivos são montados e nunca é desmontado. O sistema de arquivos raiz (/) contém os diretórios e arquivos críticos para a operação do sistema, como o kernel, unidades de dispositivos e programas que são utilizados para inicializar um sistema.

sistema de arquivos /usr

Um sistema de arquivos em um servidor ou sistema independente que contém muitos dos programas UNIX padrão. Compartilhar o sistema de arquivos grande /usr com um servidor em vez de manter uma cópia local minimiza o espaço geral em disco necessário para instalar e executar o software Oracle Solaris em um sistema.

sistema de arquivos /var

Um sistema de arquivos ou diretório (em sistemas independentes) que contêm arquivos de sistemas que são suscetíveis a alterar ou crescer ao longo da vida do sistema. Estes arquivos incluem logs de sistema, arquivos vi, arquivos de correio e arquivos UUCP.

sistema mestre

Um sistema utilizado para criar um arquivo Arquivo Flash. A configuração do sistema está salva no arquivo.

superusuário

Um usuário especial que possui privilégios para efetuar todas as tarefas administrativas no sistema. O superusuário possui a habilidade de ler e escrever em qualquer arquivo, executar todos os programas e enviar sinais de morte para qualquer processo.

upgrade

Uma instalação que incorpora arquivos a arquivos existentes e mantém as modificações quando possível.

Uma atualização do SO Oracle Solaris mescla a nova versão do SO Oracle Solaris com os arquivos existentes nos discos ou disco do sistema. Uma atualização salva o maior número possível de modificações feitas na versão anterior do SO Oracle Solaris.

ZFS

Um sistema de arquivos utilizando pools de armazenamento para gerenciar o armazenamento físico.

zona

Consulte zona não global

zona não global

Um ambiente de sistema operacional virtualizado, criado dentro de uma única instância do Sistema Operacional Oracle Solaris. Um ou mais aplicativos podem ser executados em uma zona não global sem interagir com o resto do sistema. Zonas não globais também são chamadas de zonas. Consulte também Oracle Solaris Zones e zona global.