Inserção de Funções em Componentes

Os tipos de função que podem ser selecionados diferem de acordo com o tipo de aplicativo e o tipo de componente com o qual você está trabalhando.

É possível inserir funções em fórmula, script, condição e componentes de intervalo de membros, se você estiver trabalhando com um aplicativo de armazenamento em bloco do Oracle Hyperion Financial Management, do Oracle Hyperion Planning ou do Oracle Essbase.

Só é possível inserir funções em componentes de Ponto de Vista se você estiver trabalhando com um aplicativo de armazenamento agregado do Essbase, incluindo os aplicativos de armazenamento agregado do Essbase usados no Oracle General Ledger e no Planning. Em aplicativos de armazenamento agregado do Essbase, há apenas um tipo de função para selecionar o tipo de função do conjunto de membros. (Consulte o segundo procedimento neste tópico.)

Para inserir uma função em um componente de fórmula, script, condição ou de intervalo de membros:

  1. Execute uma destas tarefas:

    • Abra a regra de negócios que contém o componente onde você deseja inserir uma função. Em seguida, selecione o componente onde você deseja inserir uma função no fluxograma da regra de negócios.

    • Abra o modelo que contém o componente onde você deseja inserir uma função. Em seguida, selecione o componente onde você deseja inserir uma função no fluxograma do modelo.

    • Abra o componente da fórmula onde deseja inserir uma função.

    • Abra o componente do script onde deseja inserir uma função.

  2. Execute uma destas tarefas:

    • Para inserir uma função em um componente de fórmula, na guia Fórmula, clique na linha Fórmula, selecione o ícone Ações e Funções.

    • Se você desejar especificar uma função em um componente de script, na guia Script, clique no ícone Inserir uma função e seus parâmetros.

    • Para inserir uma função em um componente de intervalo de membros, na guia Intervalo de Membros, clique na coluna Valor para uma dimensão, selecione o ícone Ações e Funções.

    • Para inserir uma função em um componente da condição, na guia Condição, clique no ícone Construtor de Condições. No Construtor de Condições, em Fórmula, Função ou Valor, selecione o ícone Ações e selecione Funções.

  3. Em Seletor de Função, execute uma destas tarefas:

    Nota:

    Dependendo do contexto em que você chama o Seletor de Função, os tipos de função disponíveis podem ser mais limitados que os tipos de função descritos em Como Trabalhar com Funções.

    • Se for possível selecionar os tipos de função deCategoria, selecione uma ou Todas as Funções para exibir funções de todos os tipos de função. As funções da categoria, ou todas as funções, são definidas em uma lista abaixo da seleção de Categoria.

    • Se você não puder selecionar entre os tipos de função em Categoria, vá para 4.

  4. Selecione uma função da lista de funções.

  5. Insira os parâmetros da função. (Consulte o Oracle Essbase Technical Reference para obter uma descrição das funções e dos parâmetros que você pode usar para os componentes do Planning e do Essbase, incluindo os usados nos aplicativos do Oracle Fusion General Ledger. Consulte o Oracle Hyperion Financial Management Administrator’s Guide para obter uma descrição das funções e dos parâmetros que você pode usar para os componentes do Financial Management.)

  6. Clique em OK.

Para inserir uma função em um componente de Ponto de Vista:

  1. Em Exibição de Sistema, expanda o tipo de aplicativo Essbase, o aplicativo, o banco de dados e as Regras.

  2. Abra a regra de negócios que contém o componente de Ponto de Vista em que você deseja inserir uma função. Em seguida, selecione o componente de Ponto de Vista em que você deseja inserir uma função no fluxograma da regra de negócios.

  3. Para inserir uma função em um componente de Ponto de Vista, na guia Ponto de Vista, clique na coluna Valor de uma dimensão, selecione o ícone Ações e selecione Funções.

  4. No Seletor de Funções, selecione uma função na lista de funções:

    • @Attribute

    • @Level0Descendants

    • @Siblings

    • @UDA

    Nota:

    A funções do Conjunto de Membros só ficam disponíveis quando você está trabalhando nos aplicativos de armazenamento agregado do Essbase, incluindo as usadas no Oracle General Ledger.

  5. Insira os parâmetros da função. Consulte o Oracle Essbase Technical Reference para obter uma descrição das funções e dos parâmetros.

  6. Clique em OK.