Como Trabalhar com Definições de Lote

Uma definição de lote é usada para definir os jobs e parâmetro da definição de lote e o tipo de regras incluídos no lote. Um lote só pode conter um tipo de regra. Os tipos de regra válidos são:

  • metadados

  • dados

  • lote

  • lote aberto

Nota:

Apenas administradores podem criar definições de lote.

Você pode criar uma definição de lote que inclui regras de carregamento de dados de diferentes aplicativos de destino. Isso permite que você use um lote que carregue metadados e dados, ou crie um lote de lotes, com um lote para metadados e outro para dados.

Se você quiser trabalhar com regras de carregamento de dados que foram associadas a um aplicativo de metadados, o Oracle Hyperion Financial Data Quality Management, Edição Enterprise suporta o carregamento de metadados de um arquivo simples. Para obter mais informações, consulte

Os recursos de Definição de Lote consistem em três regiões:

  • Detalhe da Definição de Lote - Permite adicionar e excluir uma definição de lote. Se você estiver adicionando ou modificando uma definição, especifique o nome dela, o aplicativo de destino, o método de processo, o método de controle de retorno e parâmetros de espera.

  • Parâmetros da Definição de Lote - Permite avaliar parâmetros de período com base na Importação para Origem, Exportação para Destino, período de PDV, assim como indicar os parâmetros de extração de dados. A definição de parâmetro está indisponível para os tipos de lote "lote" e "metadados (regras)".

  • Jobs da Definição de Lote — Permitem adicionar e excluir jobs de um lote. Com base no tipo de lote, tipos específicos de regras são permitidos.

Para adicionar uma definição de lote:

  1. Na guia Configuração, em Lote, selecione Definição de Lote.

  2. Na seção de resumo Definição de Lote, clique em Adicionar.

    Use os campos em branco de Nome e Aplicativo de Destino na grade de resumo Definição de Lote para informar um nome de lote ou aplicativo de destino no qual a busca será feita.

  3. Na seção de detalhe Definição de Lote, selecione a guia Definição.

  4. Em Nome, especifique o nome da definição de lote.

    O nome deve conter apenas caracteres alfanuméricos ou sublinhado. Não insira espaços ou outros caracteres.

  5. Em Aplicativo de Destino, selecione o nome do aplicativo de destino.

  6. Em Tipo, selecione o tipo de regra para a definição.

    Os tipos disponíveis são:

    • metadados

    • dados

    • lote

    • abrir lote — origens de dados baseadas em arquivos

    • origens de dados baseadas em arquivo de vários períodos e de lote aberto que incluem períodos de início e término.

    Se você estiver incluindo vários aplicativos de destino, verifique se o "tipo" de regra é consistente por tipo. Por exemplo, um lote do tipo "lote" não pode incluir uma regra de dados. Ele só pode incluir lotes. Um lote do tipo "dados" não pode incluir lotes.

    O tipo Lote Aberto é usado apenas para origens de dados baseadas em arquivo e não contém jobs em lote. Quando você executa esse tipo de lote, o processo lê os arquivos automaticamente do diretório openbatch e importa-os para o PDV apropriado com base no nome do arquivo. Quando o lote aberto é executado, a pasta-mestre é esvaziada.

  7. Em Modo de Execução, selecione o método de processo de lote.

    • Serial — Processa arquivos sequencialmente, exigindo que um arquivo conclua seu processo para que o próximo arquivo possa iniciar seu processo.

    • Paralelo—Processa arquivos simultaneamente.

      Nota:

      Os arquivos não são agrupados por local no modo paralelo.
  8. Para executar o processamento em lote no modo paralelo, preencha os seguintes campos:

    • Aguardar a Conclusão — Selecione Aguardar para retornar o controle somente quando o processamento do lote terminar.

      Selecione Não Esperar para executar o lote em segundo plano. Nesse caso, o controle é retornado imediatamente.

    • Tempo Limite—Especifique o tempo limite máximo que o job pode ser executado. O FDMEE aguarda o job ser concluído antes de retornar o controle.

      O Tempo Limite pode ser em segundos ou minutos. Insira um número seguido por um S para segundos ou por um M para minutos.

  9. Em Abrir Diretório em Lote para um tipo de lote aberto, especifique a pasta em Home\inbox\batches openbatch onde os arquivos a serem importados serão copiados. Se esse campo ficar em branco ou for nulo, todos os arquivos em Home\inbox\batches\openbatch serão processados.

  10. Em Separador do Nome de Arquivos para um lote aberto, selecione o caractere a ser usado ao separar cinco segmentos de um nome de arquivo em lote aberto.

    Opções:

    • ~

    • @

    • ;

    • _

  11. Selecione Criar Automaticamente a Regra de Dados para criar a regra de dados automaticamente para carregamentos de dados baseados em arquivo.

    Nota:

    A opção Criar Automaticamente a Regra de Dados está disponível quando o tipo de regras é "lote aberto".

    Quando o FDMEE atribui o nome da regra de dados, ele verifica se existe uma regra de dados chamada "Location_Category". Se esse nome não existir, o FDMEE criará a regra de dados usando as seguintes convenções de nomenclatura de arquivo:

    • Nome da Regra—Local_Categoria

    • Descrição – "Regra de dados criada automaticamente"

    • Categoria—Categoria

    • Nome do Arquivo—Nulo

    • Modo—Substituir

  12. Opcional: No campo Descrição, insira uma descrição da definição de lote.

  13. Clique em Salvar.

  14. Opcional: em Grupo de Lote, selecione o grupo de lote para associar ao lote.

    Para obter mais informações, consulte Adição de um Grupo em Lote.

  15. Opcional: Em Número de Jobs Paralelos, especifique o número máximo de processos paralelos enviados por um lote a qualquer momento.

    Esta opção é usada junto com os campos Aguardar a Conclusão e Tempo Limite.

    Se as opções Aguardar a ConcIusão e de período de tempo limite estiverem definidas, mas o número de jobs paralelos não, o FDMEE aguardará todos os jobs em lote serem concluídos e, depois, retornará o controle.

    Quando a contagem de jobs paralelos estiver definida e os modos Aguardar a Conclusão/Tempo limite estiverem habilitados, o sistema enviará o número especificado de jobs para processamento de uma só vez. Se o tempo de espera for alcançado antes de todos os jobs serem concluídos, o sistema encerrará o procedimento de processamento em lote.

    A configuração Aguardar a Conclusão não se aplica a cada subconjunto, mas ao lote como um todo. Por exemplo, suponha que você tenha 20 jobs em que o número de jobs paralelos esteja definido como 4 e o tempo limite como 10 M. Se apenas 15 jobs forem concluídos em 10 M, o sistema ainda encerrará o procedimento.

    Se Sem Espera for especificado, o sistema enviará todos os jobs e retornará o controle enviado imediatamente, sem esperar a conclusão de quaisquer processos em execução.

  16. Opcional: Em Antes do Script de Lote, insira o nome do script personalizado a ser executado antes do lote.

    Você pode procurar, selecionar ou fazer upload de um script personalizado na tela Selecionar, clicando em A imagem mostra o ícone Pesquisar.

    Nota:

    Se o script personalizado for executado em "Antes do Script em Lote" anexado a uma definição de lote, armazene os parâmetros em uma tabela ou em um arquivo personalizado para que eles possam ser lidos.

    O script personalizado pode ser desenvolvido em script Jython ou Visual Basic.

  17. Opcional: em Depois do Script de Lote, insira o nome do script personalizado a ser executado após o lote.

    Você pode procurar, selecionar ou fazer upload de um script personalizado na tela Selecionar, clicando em A imagem mostra o ícone Pesquisar.

    O script personalizado pode ser desenvolvido em script Jython ou Visual Basic.

  18. Clique em Salvar.

Para adicionar parâmetros de definição de lote:

  1. Na guia Configuração, em Lote, selecione Definição de Lote.

  2. Em Definição de Lote, em Detalhe da Definição de Lote, selecione a guia Parâmetro.

  3. Em Parâmetros, selecione Importar da Origem para importar os dados do sistema de origem, executar as transformações necessárias e exportar os dados para a tabela intermediária do FDMEE.

  4. Selecione Exportar para Destino para exportar os dados para o aplicativo de destino.

  5. Selecione Período de PDV para avaliar os parâmetros do período com base nas definições de PDV.

    Se o período de PDV estiver selecionado, os campos período de início chave e período de término serão desativados.

    Esse campo só fica disponível para um lote de carregamento de dados.

    Ao configurar um lote, você pode escolher o PDV para direcionar o período ou informar os períodos explicitamente. Se você selecionar o PDV, ele será baixado da configuração de Período de PDV Padrão no Sistema/Aplicativo ou das Configurações do Usuário.

  6. Especifique as datas e o Período de Início e Período de Término para avaliar parâmetros do período por meio dos quais os dados são processados.

    Use o formato de data com base nas definições da configuração regional da sua regional. Por exemplo, nos Estados Unidos, informe a data usando o formato MM/DD/AA.

    Se os campos Período de Início e Período de Término forem selecionados, o campo Período de PDV será desativado.

    Esse campo só fica disponível para um lote de carregamento de dados.

  7. Na lista suspensa Modo de Importação, selecione o modo de extração de dados de uma só vez para um período inteiro ou incrementalmente durante o período.

    As opções são:

    • Instantâneo -- Extrai tudo da origem selecionada definida para um período inteiro.

      Observe o seguinte comportamento do modo Instantâneo:

      • Em situações em que os dados da origem para o período selecionado nunca tiverem sido executados, os dados são extraídos da origem.

      • Em situações em que os dados da origem para o período selecionado tiverem sido executados, os dados são extraídos da tabela intermediária do FDMEE, e não da origem. Isso significa que, se um usuário tem dois locais que extraem da mesma origem do Enterprise Resource Planning (ERP), os dados serão extraídos da origem apenas uma vez (e somente na primeira vez).

        Por exemplo, se você carregar dados para o Oracle Hyperion Financial Management do Oracle E-Business Suite referente a um período selecionado, mas executar a integração ao ARM na mesma origem e no mesmo período, use o que está nas tabelas de interface, pois os dados só são extraídos da origem na primeira vez. Isso resulta em um ganho de desempenho significativo para todas as cargas de dados subsequentes. A primeira extração demora mais, mas as outras extrações subsequentes são mais rápidas.

    • Incremental — Extrai os registros adicionados após a extração de dados anterior

      Nota:

      Ao usar o modo incremental para extrair dados do Peoplesoft, observe que o sistema determina os registros para extração com base na entrada PROCESS_INSTANCE mais recente nas tabelas do Peoplesoft General Ledger. Por exemplo, se um job for agendado às 8:00 para ser executado ao meio-dia, e um usuário executar um job às 10:00, somente os registros contabilizados às 10:00 serão extraídos para uma execução incremental. Se os registros não forem extraídos usando o modo incremental, o usuário deverá executar uma atualização total para obter todos os registros.
    • Atualização Completa — Realiza uma extração limpa do sistema de origem, apagando linhas de dados existentes nas tabelas intermediárias apropriadas do FMEE para um Razão determinado da origem (ou Unidade de Negócios) e período de origem.

      Ao definir o nome do arquivo para um batch aberto que use vários períodos, especifique os períodos inicial e final no nome do arquivo, por exemplo, 10~Filerule~Jan03~Mar03~FR.txt.

      Ao definir o nome do arquivo para um batch aberto que use vários períodos, especifique os períodos inicial e final no nome do arquivo, por exemplo, 10-OBFilerule-Jan03-FR.txt.

      Nota:

      As opções do modo de importação (Instantâneo, Incremental e Atualização Completa) são aplicáveis apenas a Regras de Dados em um Local usando um Formato de Importação Padrão. As Regras de Dados em um Local com um formato de Importação do Adaptador de Origem sempre realizam uma extração completa de dados (similar à Atualização Completa) diretamente na tabela TDATASEG_T.

    • Anexar — Linhas existentes do PDV permanecem inalteradas, mas novas linhas são anexadas ao PDV. Por exemplo, o primeiro carregamento possui 100 linhas e o segundo carregamento possui 50 linhas. Nesse caso, o FDMEE acrescenta as 50 linhas. Após o carregamento, o total de linhas do PDV muda para 150.
    • Substituir — Substitui as linhas no PDV pelas linhas no arquivo de carregamento (ou seja, substitui as linhas no TDATASEG). Por exemplo, o primeiro carregamento possui 100 linhas e o segundo carregamento possui 70 linhas. Nesse caso, o FDMEE primeiro remove as 100 linhas e carrega as 70 linhas em TDATASSEG. Após o carregamento, o total de linhas do PDV muda para 70.

    Nota:

    Se você executar o carregamento de dados no modo Atualização Total no Account Reconciliation Manager (ARM), selecione todos os locais com dados. Caso contrário, o FDMEE conterá dados para locais não selecionados no ARM (mas o ARM, não). Isso resulta na discrepância entre o que está no FDMEE e o que está no ARM.

    Esse campo só fica disponível para um lote de carregamento de dados.

  8. Selecione Extrair Taxa de Câmbio para extrair a taxa de câmbio.

    Consulte Como as Moedas São Processadas.

    (Esta opção não é aplicável a sistemas de origem baseados em arquivos).

  9. Para o Oracle Essbase, o Oracle Hyperion Planning e as Opções dos aplicativos Financial Management, no menu suspenso Modo de Exportação, selecione o modo de exportação de dados.

    Opções para os aplicativos Essbase ou Planning:

    • STORE_DATA

    • REPLACE_DATA

    • ADD_DATA

    • SUBTRACT_DATA

    • OVERRIDE_ALL_DATA

    Esse campo só fica disponível para um lote de carregamento de dados.

    As opções para os aplicativos do Financial Management:

    • Acumular

    • Substituir

    • Mesclar

    • Substituir por Segurança
  10. Para o Essbase ou o Planning, na lista suspensa Tipo de Plano, selecione o tipo de plano do aplicativo.

  11. Clique em Salvar.

Para adicionar um job de lote:

  1. Na guia Configuração, em Lote, selecione Definição de Lote.

  2. Em Definição de Lote, em Jobs em Lote, clique em Adicionar.

    Em Nome da Regra, especifique o nome da regra associada ao job em lote.

    Também é possível selecionar o Botão Pesquisar. para navegar e selecionar o nome da regra.

  3. Em Sequência do Job, especifique a ordem de sequência do job.

  4. Clique em Salvar.