Trabalhando com Definições de Consulta

Dois tipos de consultas SQL podem ser usadas em uma definição de relatório: uma consulta base e uma consulta de parâmetro.

Uma consulta base permite aos usuários extrair dados de várias tabelas e exibi-los como saída de relatório. A base amplia a definição de um relatório padrão e pode ser reutilizada com vários relatórios. Por exemplo, usando uma única definição de consulta você pode mostrar colunas ou agrupamentos diferentes. Em um relatório, você pode listar valores por conta e agrupar por entidade e, em outra, listar o valor por entidade ou agrupar por conta.

A consulta SQL de parâmetro permite executar uma consulta com relação aos parâmetros na definição de relatório. Por exemplo, use a consulta para selecionar o Local, o Período, a Categoria ou a Conta.

Para obter informações sobre as tabelas e junções que podem ser usadas para criar suas consultas SQL, consulte Referência da Tabela TDATASEG e Referência da Tabela TLOGPROCESS no Apêndice G. A tabela TDATASEG é usada para armazenar os dados carregados pelo usuário, e a transformação entre os membros da dimensão de origem e os resultados do processo de mapeamento. A tabela TLOGPROCESS é usada para armazenar o status do processo de workflow relativo a local, categoria e período.

Você pode salvar uma definição de consulta como um arquivo XML que, por sua vez, pode ser usado para criar modelos personalizados com o Oracle Business Intelligence Publisher ou o suplemento de desktop do BI Publisher para o Microsoft Word.

Para adicionar uma definição de consulta:

  1. Na guia Configurar, em Relatórios, selecione Definição de Consulta.
  2. Em Definição de Consulta, clique em Adicionar.
  3. Em Nome, informe o nome da definição de consulta.

    A Oracle recomenda que você atribua um nome que corresponda à definição de relatório em que o SQL está incorporado.

  4. Em Selecionar Cláusula, especifique a cláusula Selecionar SQL utilizada para consultar o banco de dados e retornar os dados que correspondem aos seus critérios selecionados.
  5. Na Cláusula Where, especifique a cláusula SQL Where utilizada para restringir os dados que são retornados para somente os critérios específicos que você especificar.
  6. Na Cláusula Agrupar por/Ordenar por, especifique a cláusula Agrupar por ou Ordenar por.

    A cláusula ORDENAR POR classifica os registros no conjunto de resultados. A cláusula ORDENAR POR pode ser usada somente nas instruções SQL SELECT.

    A cláusula AGRUPAR POR extrai dados em vários registros e retorna os resultados agrupados por uma ou mais colunas.

  7. Clique em Validar Consulta.

    Se a definição de consulta for validada, o Oracle Hyperion Financial Data Quality Management, Enterprise Edition retornará a mensagem: "Validação de consulta com sucesso".

    Se a definição de consulta não for validada, o FDMEE indicará que foi encontrado um erro no SQL. Será necessário corrigir o erro, antes de validar a consulta novamente.

  8. Clique em Salvar.
  9. Opcional: Para salvar a definição de consulta em um arquivo XML, clique em Gerar XML.