Atribuição de Acesso de Usuário a Classes de Segurança

Depois de definir usuários e grupos e criar classes de segurança, é possível especificar o tipo de acesso que cada usuário e grupo tem para cada classe de segurança no aplicativo.

É possível atribuir aos usuários um dos cinco tipos de acesso: Nenhum, Metadados, Leitura, Promover ou Todos. Você pode utilizar o recurso Tabela Dinâmica para alternar entre duas exibições para a tabela atribuir acesso. Por exemplo, se usuários e grupos estiverem nas linhas e classes de segurança estiverem nas colunas e você clica na Tabela Dinâmica, os usuários e grupos serão transferidos para as colunas e as classes de segurança serão transferidas para as linhas.

Ao conceder aos usuários acesso para uma classe de segurança, será possível ativar alertas de e-mail, os quais podem ser usados para a geração de relatórios intercompanhia e também para informar usuários sobre alterações de status da unidade para entidade e cenários que usarem a classe de segurança. Para receber alertas de e-mail para o controle do processo, um usuário deve ter o nível de acesso ALL ou PROMOTE à classe de segurança.

Nota:

Um usuário com a função Administrador de Aplicativo atribuída para um aplicativo tem acesso a todas as informações no aplicativo.

Tabela 3-1 Nível de Acesso do Usuário

Nível de Acesso Descrição

Nenhuma.

Sem acesso a elementos atribuídos à classe de segurança.

Metadados

Exibe um membro especificado em uma lista, mas não pode exibir ou modificar dados do membro.

Ler

Exibe dados dos elementos atribuídos à classe de segurança, mas não pode promover ou rejeitar.

Promover

Exibe dados dos elementos atribuídos à classe de segurança e pode promover ou rejeitar.

Tudo

Modifica dados dos elementos atribuídos à classe de segurança e pode promover e rejeitar.

Para atribuir acesso de usuário a classes de segurança:

  1. No Oracle Hyperion Shared Services Console, expanda Grupos de Aplicativos, clique com o botão direito do mouse no nome do aplicativo e selecione Atribuir Controle de Acesso.
  2. Selecione células para as quais atribuir direitos de acesso.

    Dica:

    Use as teclas Shift e Ctrl para selecionar várias células. Selecione uma coluna ou linha clicando no cabeçalho da coluna ou da linha. Para alterar a exibição das colunas e linhas, clique em Tabela Dinâmica.

  3. Clique com o botão direito do mouse e selecione o nível de acesso a atribuir.

    Nota:

    Consulte Tabela 3-1.

    • Nenhum

    • Metadados

    • Ler

    • Promover

    • Tudo

  4. Opcional: Para adicionar um alerta por e-mail, selecione as células na tabela, clique com o botão direito do mouse e selecione Ativar Alerta por E-mail.

    Cuidado:

    O processo de alerta utiliza os endereços de e-mail armazenados nos arquivos de autenticação, tais como MSAD, LDAP ou Native Directory.

    Nota:

    Para remover alertas de e-mail, selecione a célula e clique em Desativar Alerta por E-mail.

  5. Clique em Salvar.