Como Bloquear e Desbloquear Entidades

Você pode aplicar um bloqueio a uma entidade em um cenário, ano e período para evitar alterações futuras nas transações intercompanhia da entidade. Se a opção Corresponder/Validar Antes de Contabilizar estiver selecionada para o período, será necessário contabilizar todas as transações correspondidas e todas as transações com um código de razão antes de ser possível bloquear a entidade.

Nota:

O status de bloqueio de transações é diferente do status de bloqueio de dados. Para obter informações sobre o status de bloqueio dos dados, consulte o Guia do Usuário do Oracle Hyperion Financial Management.

Se você tiver a função de segurança de Administrador de Transação Intercompanhia, poderá exibir o status do Processo, status de Bloqueio, detalhes da entidade, resumo das transações intercompanhia e executar alertas por e-mail.

Quando a entidade estiver bloqueada, não será possível inserir nenhuma nova transação intercompanhia. Também não é possível excluir ou alterar transações existentes. Você não pode lançar nem estornar nenhuma transação em/de uma entidade bloqueada, nem atualizar o status de correspondência de um transação que envolva uma entidade bloqueada. Portanto, mesmo que a entidade do parceiro não esteja bloqueada, o parceiro não poderá corresponder suas transações porque o status de correspondência não pode ser atualizado para a entidade.

Por exemplo, suponhamos que a Entidade esteja A bloqueada. Você não pode inserir mais nenhuma transação na Entidade A, e não poderá ser realizado nenhum lançamento ou nenhuma correspondência na entidade. Mesmo assim, a Entidade B poderá ter transações intercompanhia com sua Entidade A parceira se a Entidade B não estiver bloqueada. Entretanto, se você tentar a correspondência entre a Entidade B e a Entidade A, o processo falhará porque o sistema não pode atualizar o status de coincidência da Entidade A.

Se você estiver usando fases de envio, uma entidade não deverá ser bloqueada antes que todas as fases estejam no status Publicado.

Para bloquear uma entidade:

  1. Selecione Consolidação, Intercompanhia e Monitorar.
  2. Em Cenário, selecione um cenário para a entidade.
  3. Em Ano, selecione um ano para a entidade.
  4. Em Período, selecione um período para a entidade.
  5. Selecione a entidade ou entidades para bloquear.
  6. Clique em Bloquear ou selecione Bloquear no menu contextual. Você pode também selecionar Ações e, em seguida, Bloquear.

    Dica:

    Para desbloquear as entidades, selecione a entidade a ser desbloqueada e clique em Desbloquear ou selecione Desbloquear no menu contextual. Você também pode selecionar Ações e, em seguida, Desbloquear.

    Para desbloquear vários períodos, use a tecla Ctrl para destacar os períodos e, em seguida, selecione Desbloquear. Observe que não é possível desbloquear vários períodos usando a tecla Shift para destacá-los.