Criação de Transações Intercompanhia

No Oracle Hyperion Financial Management, é possível criar transações intercompanhia da seguinte maneira:

Você pode informar transações intercompanhia para contas que foram configuradas pelo administrador como contas intercompanhia. Entidades que conduzem transações intercompanhia entre si são conhecidas como parceiros entre companhias. O administrador identifica as entidades que podem ser parceiros entre companhias.

O período intercompanhia deve ser aberto antes que você possa inserir transações intercompanhia. Após a abertura do período, você pode inserir transações manualmente no aplicativo. Para criar transações, você deve estar atribuído à função de segurança de Usuário da Transação Intercompanhia.

A transação deve conter informações para apenas uma transação relacionada à entidade no ponto de vista. O ID da transação e o sub ID são usados como a chave para o registro de detalhes da transação.

Tabela 10-5 Detalhes da Transação

Detalhes da Transação Descrição

Cenário

Deve ser um cenário válido definido para o aplicativo.

Ano

Deve ser um ano válido definido para o aplicativo.

Período

Deve ser um período válido definido para o cenário.

ID da Transação

O ID é necessário. Você deve inserir um ID para a transação, com um máximo de 40 caracteres. Quando combinado com o Sub ID, esse ID se torna um identificador exclusivo para entidade/parceiro/conta/C1/C2 na combinação de cenário/ano/período.

Sub-ID da Transação

(Opcional). Você pode inserir um SubID para a transação, com um máximo de 40 caracteres. Isto é útil se você precisa operar com transações um-para-vários ou vários-para-vários entre duas entidades. Por exemplo, se uma transação no registro da entidade de origem corresponde a diversas transações no registro do parceiro, você pode usar o Sub ID para diversas transações.

Outro uso para o sub ID é quando houver um ajuste necessário para ajustar a transação na Moeda da Entidade em vez de contabilizar um ajuste de diário nos Ajustes da Moeda da Entidade. Neste caso, você pode criar uma transação fictícia e usar o mesmo ID da transação da fatura original, mas usar o Sub ID para identificar como um ajuste inserindo ADJ1 no sub ID para mostrar que isto é um ajuste em vez de uma fatura real.

ID da Referência

(Opcional). Você pode informar um ID de referência para armazenar qualquer informação de referência para a transação. Por exemplo, a entidade pode ter sua própria numeração de fatura que é diferente da entidade que emitiu a fatura. Você pode inserir informações adicionais nesta caixa de texto ID de Referência apenas para informação.

Você também pode usar o ID da referência para o ID da transação do parceiro. Você pode informar o ID de referência da entidade para o ID da Transação e informar o número da fatura correspondente da entidade do parceiro nesta caixa de texto.

Data da Transação

(Opcional). Esta deve ser uma data válida.

Entidade

A entidade deve ser uma entidade de base ICP válida, não uma entidade pai.

Entidade do Parceiro

A entidade parceiro deve ser uma entidade ICP válida para a conta.

Conta

A conta deve ser uma conta ICP válida e a célula deve suportar transações como especificado no arquivo de Regras. Consulte a seção Regras do Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Personalizada

O membro personalizado deve ser um membro personalizado válido para a conta.

Valor da Transação

Este é o valor da fatura na moeda da transação. Isto é necessário apenas se a moeda da entidade não for informada.

Moeda da Transação

Essa é uma moeda usada para a transação de Fatura. Ela deve ser uma moeda válida definida no aplicativo.

Taxa de Conversão

Esta é a taxa de usada para converter o valor da moeda de transação para o valor da moeda do relatório local para a transação.

Durante o cálculo do valor da moeda local, se o operador for Dividir, o sistema usa esta fórmula: Moeda local = moeda da transação/taxa. Se o operador for Multiplicar, o sistema usa essa fórmula = moeda da transação*taxa.

Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Operador

O operador de Multiplicar ou Dividir depende da moeda local da transação. Você deve primeiramente definir a operação de Multiplicar ou Dividir para uma moeda específica na tabela de moeda do aplicativo. O valor padrão para o operador é Dividir. Consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Financial Management.

Valor da Moeda da Entidade

Este é o valor da fatura na moeda da entidade local. A moeda deve ser uma moeda válida definida no aplicativo.

Isto é necessário se o valor da transação não for informado. Do contrário, o sistema pode recalcular estas informações se você informar o valor da transação e a taxa de conversão.

Comentário 1

(Opcional). Você pode inserir comentários para a transação. Você pode inserir um máximo de 256 caracteres.

Comentário 2

(Opcional). Você pode inserir comentários adicionais para as transações. Você pode inserir um máximo de 256 caracteres.

Você pode usar Comentário 2 para inserir comentários relacionados à transação do parceiro. Por exemplo, Entidade A pode inserir comentários em Comentário 1 relacionado à transação. Depois, a Entidade A deve executar um relatório de correspondência ou visualizar a transação do parceiro e descobrir que há discrepâncias com o valor do parceiro. A Entidade A pode inserir então os comentários adicionais em Comentário 2 para relatar qualquer coisa relacionada às informações no registro do parceiro. Estas informações serão parte da transação e poderão ser incluídas no relatório de correspondência para fins de informação ou auditoria.

Observe que enquanto o Comentário pode ser usado para informações do parceiro, apenas a entidade pode inserir as informações. A entidade do parceiro não pode inserir informações no registro da entidade.

Código de Motivo

(Opcional). O código de motivo deve ser um código válido definido pelo administrador. O principal propósito do código de motivo é indicar porque uma transação possui o status Incompatível; por exemplo, por causa de uma fatura pendente da entidade do parceiro, ou um valor incorreto informado pelo parceiro. Se a transação possui um status Correspondente, você não precisa atribuir um código de motivo para a transação. Você não pode atribuir um código de motivo para uma transação com um status Não Correspondente.

Para criar transações intercompanhia:

  1. Selecione Consolidação, Intercompanhia e, em seguida, Gerenciar.
  2. Da barra Ponto de Vista, selecione o cenário, ano e período.
  3. Na barra de menu do painel Editar Transação Intercompanhia, selecione Novo.
  4. No painel Nova Transação Intercompanhia, em ID da Transação, informe a transação ou o número da fatura.

    Você pode informar um máximo de 40 caracteres.

  5. Opcional: Para Sub ID da Transação, informe uma sub identificação para a transação ou fatura.

    Você pode informar um máximo de 40 caracteres.

  6. Opcional: Para ID da Referência, insira informações da referência para a transação.

    Você pode informar um máximo de 40 caracteres.

  7. Opcional: para Data da Transação, informe uma data válida, ou clique no calendário suspenso para selecionar uma data.
  8. Em Entidade, informe uma entidade ou clique no ícone Selecionar Membros para selecionar um membro.
  9. Em Parceiro, informe uma entidade de parceiro ou clique no ícone Selecionar Membros para selecionar um membro.
  10. Em Conta, informe uma conta ou clique no ícone Selecionar Membros para selecionar um membro.
  11. Em Personalizados, informe um membro personalizado ou clique no ícone Selecionar Membros para selecionar um membro.
  12. Em Valor da Transação, informe o valor de fatura e, em Moeda da Transação, selecione a moeda usada para a transação.
  13. Para Taxa de Conversão, informe a taxa usada para converter o valor da moeda de transação para o valor da moeda de relatório local.

    Nota:

    Se você deixar essa caixa de texto vazia e informar o valor da moeda da entidade, o sistema irá recalcular a taxa para você

  14. Para Valor da Moeda da Entidade, informe o valor da fatura na moeda da entidade local e informe a moeda da entidade de relatório.
  15. Opcional: Em Comentário 1 e Comentário 2, informe comentários para a transação.

    Nota:

    Você pode inserir um máximo de 256 caracteres.

  16. Para salvar as alterações, na parte superior da janela Editar Transações, clique em Salvar ou selecione Ações e Salvar.

    Dica:

    Para retornar as linhas às suas configurações padrão, na parte superior da janela Editar Transações, clique em Redefinir ou selecione Ações e Redefinir.

  17. Clique em Atualizar ou selecione Ações e, em seguida, Atualizar para ver a transação recém-criada.