Repositórios, Bancos de Dados e Sistemas de Arquivos

Muitos produtos do Oracle Enterprise Performance Management System usam repositórios, que contêm itens exigidos pelos produtos. O conteúdo do repositório varia de acordo com o produto. Alguns repositórios de produto usam RDBMS, alguns usam sistemas de arquivos e alguns usam RDBMS e sistemas de arquivos.

Tipos de Backup de Banco de Dados

Você pode usar vários tipos de backup de banco de dados, dependendo do seu ambiente de computação.

Consulte o Guia do Usuário para Backup e Recuperação do Banco de Dados Oracle para obter mais informações sobre backup e recuperação dos bancos de dados Oracle.

Backup Físico

Os backups físicos são cópias de arquivos do banco de dados físicos. Por exemplo, um backup físico pode copiar conteúdo do banco de dados de uma unidade de disco local para outro local seguro.

Um backup físico pode ser quente ou frio:

  • Backup quente – Os usuários podem modificar o banco de dados durante um backup quente. Os arquivos de log das mudanças feitas durante o backup são salvos, e as alterações registradas no log são aplicadas para sincronizar o banco de dados e a cópia do backup. Um backup quente é usado quando um backup completo é necessário e o nível de serviço não permite a inatividade do sistema para um backup frio.

  • Backup frio – Os usuários não podem modificar o banco de dados durante um backup frio para que o banco de dados e a cópia de backup estejam sempre sincronizados. Os backups frios são usados apenas quando o nível de serviço permite o tempo de inatividade do sistema exigido.

É possível fazer um backup físico completo ou incremental:

Nota:

O recomendável é fazer backups físicos frios e completos.

  • Completo – Cria uma cópia dos dados que podem incluir partes de um banco de dados, como o arquivo de controle, os arquivos de transação (redo logs), arquivos para arquivamento e arquivos de dados. Esse tipo de backup protege os dados contra erro de aplicativo e contra perda, fornecendo uma maneira de restaurar os dados originais. Faça esse backup semanalmente, ou quinzenalmente, dependendo da frequência com que seus dados mudam. O aconselhável é fazer backups frios completos para que os usuários não possam fazer alterações durante os backups.

    Nota:

    O banco de dados deve estar no modo de log de arquivamento para um backup físico completo.

  • Incremental – Captura apenas as alterações feitas após o último backup físico completo. Os arquivos diferem dos bancos de dados, mas o princípio é de que apenas os arquivos de log de transações criados desde o último backup sejam arquivados. O backup incremental pode ser quente, enquanto o banco de dados está em uso, mas ele prejudica o desempenho do banco de dados.

Além dos backups, pense em usar o clustering ou o envio de log para proteger o conteúdo do banco de dados. Consulte o Guia de Configuração e Instalação do Sistema Oracle Enterprise Performance Management e a documentação od RDBMS.

Backup Lógico

Um backup lógico copia dados, mas não arquivos físicos, de um local para outro. Um backup lógico é usado para mover ou arquivar um banco de dados, tabelas ou esquemas, bem como para verificar estruturas de banco de dados.

Um backup lógico completo permite que você copie estes itens entre ambientes que usam componentes diferentes, como sistemas operacionais:

  • Aplicativos inteiros

  • Repositórios de dados, como os cubos do Oracle Hyperion Shared Services Registry e do Oracle Essbase

  • Artefatos individuais, como scripts, formulários de dados e arquivos de regra

Um backup de exportação lógico gera instruções SQL (Structured Query Language) necessárias para obter todos os dados da tabela que são gravados em um arquivo binário. Um backup de exportação lógico não contém informações relacionadas à instância do banco de dados, como o local do disco físico, de modo que é possível restaurar os mesmos dados em outra máquina de banco de dados. Os backups de exportação lógicos periódicos (pelo menos semanais) são recomendados em caso de falha dos backups físicos ou de indisponibilidade da máquina do banco de dados.

Backup com o Lifecycle Management

Você pode usar o Oracle Hyperion Enterprise Performance Management System Lifecycle Management, que é fornecido com o Oracle Hyperion Foundation Services, para realizar backups lógicos. Consulte o Guia do Oracle Enterprise Performance Management System Lifecycle Management.

Tipos de Backup do Sistema de Arquivos

Um backup completo do sistema de arquivos inclui um diretório inteiro do sistema. Por exemplo, fazer backup do diretório principal Oracle do EMP faz backup de todos os produtos instalados do EPM System. Você também pode realizar backups do sistema de arquivos destes tipos e frequências:

  • Pós-instalação – Diretórios criados ou modificados se você reconfigurar produtos

  • Incremental diário – Diretórios ou arquivos novos, ou os modificados desde o dia anterior (incluindo conteúdo de repositório e arquivos de log)

  • Completo semanal – Todos os arquivos nos diretórios para os quais você realiza backups incrementais diários

  • Conforme necessário – dados que são modificados com pouca frequência