Configuração de Clusters do Essbase

Esta seção aborda o clustering ativo-ativo do Servidor do Oracle Essbase. Para obter informações sobre clustering de aplicativos Web Java do Oracle Essbase Administration Services e do Oracle Hyperion Provider Services, consulte Clustering de Aplicativos Web Java Usando o EPM System Configurator.

Clustering ativo-passivo (Windows): Consulte Configuração de Servidores do Essbase em um Cluster de Failover.

Clustering ativo-passivo (Linux): Consulte Configuração de Servidores do Essbase em um Cluster de Failover.

Clustering ativo-passivo:

  • A partir da Versão 11.2.15 do EPM, o Essbase não usa mais suporte a Clustering baseado em OPMN. O Essbase 21c não oferece suporte para integração do Microsoft Cluster Service. Consulte Configuração de Servidores do Essbase em um Cluster de Failover para mais informações sobre a configuração de um cluster Ativo-Passivo do Essbase. A instalação e configuração do Essbase deve ser realizada apenas no primeiro nó se você estiver configurando um novo cluster Ativo-passivo para o Essbase. O Essbase não deve ser configurado usando a ferramenta de configuração do EPM. O Essbase deve ser instalado com o instalador do EPM 11.2.15.

  • O Essbase deve ser atualizado apenas no nó principal ao atualizar um cluster Ativo-Passivo existente do Essbase. O Essbase deve ser desinstalado manualmente no nó secundário e então reinstalado com o instalador do EPM 11.2.15.

    Nota:

    O Essbase não deve ser configurado usando a ferramenta de configuração do EPM no nó secundário. A partir da Versão 11.2.15, o Essbase pode ter mais de dois nós em um cluster Ativo-passivo. Consulte Configuração de Servidores do Essbase em um Cluster de Failover para mais informações sobre como adicionar nós adicionais ao cluster.

Formação de cluster ativo-ativo: Você pode configurar clusters ativo-ativo do Essbase com o Provider Services. Os clusters ativo-ativo do Essbase oferecem alta disponibilidade e balanceamento de carga. Um cluster ativo-ativo do Essbase suporta operações somente leitura nos bancos de dados e deve ser usado apenas para geração de relatório. Como os clusters ativos/ativos do Essbase não aceitam write-back de dados nem modificação de outline, assim como não gerenciam as tarefas de replicação de banco de dados, como sincronização das mudanças em um banco de dados em todos os bancos de dados no cluster, eles não oferecem suporte ao Oracle Hyperion Planning. Quando o Planning é configurado para usar o Essbase no modo de cluster como uma origem de dados, ele não oferece suporte à capacidade de iniciar regras de negócios com o Oracle Hyperion Calculation Manager como mecanismo de regras. Consulte Configuração de Clusters Ativo-Ativo (Somente Leitura) do Essbase.

Tabela 2-1 Configurações de Clustering do Servidor do Essbase

Recurso Ativo/Passivo (Windows) Ativo/Passivo (Linux) Ativo/Ativo
Write-back Sim Sim Não
Failover Sim Sim Sim
Balanceamento de carga Não Não Sim
Alta disponibilidade Sim Sim Sim

Nota:

A tabela a seguir traz uma visão geral do processo de instalação, configuração e gerenciamento do Essbase.

Tabela 2-2 Instalação, configuração e gerenciamento do Essbase

Tarefa Referência
Instale os produtos Oracle Enterprise Performance Management System, incluindo o Essbase. Instale o Essbase localmente em cada nó.

Nota:

A Oracle recomenda que o banco de dados do Oracle Hyperion Shared Services Registry esteja em uma máquina diferente do Essbase.

"Instalação de Produtos EPM System" no Guia de Configuração e Instalação do Sistema Oracle Enterprise Performance Management

Configure os produtos do EPM System, incluindo o Essbase.

Se você estiver implantando o agrupamento do Essbase (ativo-passivo apenas), durante a configuração com o EPM System Configurator, faça o seguinte:

  1. Na primeira máquina, use o EPM System Configurator para configurar o cluster:

    • Na página Configurar Servidor do Essbase, para Caminho completo para o local do aplicativo (ARBORPATH), a localização especificada deve ser uma unidade compartilhada. O local deve estar em um sistema de arquivos que possa ser acessado por todos os servidores Essbase no cluster.

    • Para Nome de Cluster do Essbase, insira o nome do cluster.

  2. Consulte Configuração de Servidores do Essbase em um Cluster de Failover

"Configuração dos Produtos EPM System" no Guia de Configuração e Instalação do Sistema Oracle Enterprise Performance Management

Configurando Clusters Ativo-Ativo do Essbase

Usando o Provider Services, é possível criar cluster ativo/ativo de bancos de dados idênticos que pertencem a um servidor do Essbase, a vários servidores do Essbase no mesmo computador ou a servidores do Essbase distribuídos pelos diversos computadores na rede.

Nota:

Os Essbase servers podem estar sujeitos a restrições de licenciamento.

Os clientes do Provider Services incluem os clientes do Oracle Smart View para Office, clientes de API (interface de programação de aplicativo) Java personalizados e clientes XMLA (XML for Analysis). O Provider Services distribui solicitações de clientes às instâncias de banco de dados pertencentes ao cluster. Um cluster ativo-ativo do Essbase suporta operações somente leitura nos bancos de dados, que não suportam modificação outline de write-back de dados. Um cluster ativo-ativo do Essbase não gerencia recursos de replicação de banco de dados, como a sincronização das mudanças em um banco de dados em todos os bancos de dados do cluster.

Configurando Clusters Ativo-Ativo com o Provider Services

Consulte Configuração de Clusters Ativo-Ativo (Somente Leitura) do Essbase

Adicionando Servidores aos Clusters Ativo-Ativo do Essbase

Consulte Configuração de Clusters Ativo-Ativo (Somente Leitura) do Essbase.

Exemplos de Formação de Cluster Ativo-Ativo do Essbase

Para simplificar, todos os exemplos desta seção usam o Smart View.

Clusters de Servidor do Essbase

Provider Services permite o agrupamento de conjuntos de Essbase servers que executam aplicativos com bancos de dados idênticos e use-os como um recurso.

Nota:

Ao adicionar ou excluir um Essbase em um cluster, reinicie o servidor para refletir as alterações no grupo. É possível ativar ou desativar componentes no grupo sem reiniciar o servidor.

Clusters de Banco de Dados do Essbase

A formação de cluster dos bancos de dados do Essbase permite o balanceamento de carga e o suporte a failover. O Provider Services fornece formação de cluster paralelo, em que uma série de bancos de dados duplicados e ativos responda às solicitações dos usuários. Qual banco de dados acessado é transparente aos usuários, que se conectam e recuperam dados de uma fonte de dados. O Provider Services facilita o encaminhamento de conexões entre bancos de dados em um cluster, com base na disponibilidade e nas regras de precedência.

Figura 2-1 Formação de Cluster do Banco de Dados do Essbase com o Provider Services


A imagem mostra um cluster ativo-ativo dos bancos de dados do Essbase.

Na Figura 2-1, os usuários do Smart View se conectam ao Essbase por meio do Provider Services.

Cada conexão do usuário é atribuída a um servidor durante a sessão do Essbase. O Provider Services usa o balanceamento de carga no nível da sessão. Por exemplo, na Figura 2-1, a conexão do Usuário 1 é mapeada para Origem de Dados A. A conexão do Usuário 2 é mapeada à Fonte de Dados B. A conexão do Usuário 3 é mapeada à fonte de dados C. Todas as solicitações do Usuário 1 são tratadas pela Fonte de Dados A durante a conexão.

Se a fonte de dados A falhar:

  • O Usuário 1 esgota o tempo limite na Fonte de Dados A.

  • O Usuário 1 é roteado novamente para a próxima origem de dados disponível, que é Origem de Dados C na Figura 2-2.

A Figura 2-2 ilustra o que acontece quando a Origem de Dados A fica off-line.

Figura 2-2 Cluster do Banco de Dados com uma Fonte de Dados Off-line


A imagem mostra um cluster ativo-ativo do banco de dados do Essbase com um banco de dados off-line.

Na Figura 2-2, o estado da consulta 1 é mantido na camada intermediária e roteado novamente. O Provider Services também fornece balanceamento de carga entre servidores.

A Figura 2-3 representa bancos de dados em cluster implantados em um servidor.

Figura 2-3 Cluster do Banco de Dados do Essbase em Um Servidor


A imagem mostra um cluster ativo-ativo do banco de dados em um servidor.

Na Figura 2-3, dois servidores contêm bancos de dados do Essbase. O Servidor 1 tem quatro processadores e 8 GB de RAM. O Servidor 2 tem oito processadores e 16 GB de RAM. Como o Servidor 2 tem mais recursos, ele contém as Fontes de Dados B e C. Portanto, o Servidor 2 pode lidar com as duas conexões.

O suporte de failover também se aplica a clusters do banco de dados em um servidor. Na Figura 2-4, o Servidor 2 fica off-line. Em seguida, o Usuário 2 e o Usuário 3 são encaminhados para o próximo servidor disponível, o Servidor 1.

Figura 2-4 Failover para Cluster do Banco de Dados em Um Servidor


A imagem ilustra failover para um cluster ativo-ativo do banco de dados em um servidor.

Conexões com Clusters do Essbase

Os clientes e servidores do Essbase podem se conectar a um cluster do Essbase por meio de um URL neste formato:

http(s)://host:port/essbase/agent?ClusterName=clusterName

Também é possível se conectar a um cluster do Essbase usando somente o nome do cluster, mas primeiro você deve ativá-lo modificando um arquivo de configuração para especificar o servidor do Provider Services, que resolve o nome do cluster na URL.

Reinicie o Essbase depois de atualizar esses arquivos.

Para se conectar a um cluster ativo/ativo do Essbase no Provider Services usando o Oracle Hyperion Financial Reporting, é preciso configurar o Financial Reporting para o modo de camada tripla.

Para configurar o Financial Reporting para o modo de três camadas:

  1. Inicie MIDDLEWARE_HOME/EPMSystem11R1/products/financialreporting/bin/FRConfig.cmd.

  2. Selecione a guia MBeans e navegue até com.hyperion/Financial Reporting/Attributes/EssbaseJAPIServer.

  3. Verifique se EssbaseJAPIServer está definido como servidor do Provider Services.

  4. Informe o nome do cluster do Provider Services como o Nome do Servidor na caixa Valor do atributo Valor e clique em Atualizar.

  5. Saia e reinicie o Financial Reporting.