Cálculo de Modelos do Profitability Detailed

Os tempos de processamento podem ser afetadas por seleções de cálculos. É possível executar as operações diretamente na tela ou agendar um horário adequado.

A execução do Cálculo do modelo cria duas exibições para usar nos relatórios, que você pode usar para criar relatórios personalizados:

  • HPMD_DEMO_STAGE_BALANCE_V—contém as informações referentes ao saldo do estágio exibidas no Relatório do Saldo do estágio.

  • HPMD_DEMO_LEVEL_0_CONTRIB_V—contém as informações da contribuição de cada combinação de origem e de destino no Nível zero.

Cuidado:

Existe uma nova dependência do mecanismo de cálculo do Profitability Detailed nas tabelas de relatório de hierarquia de dimensão que anteriormente eram opcionais. Para implantar essas tabelas, selecione Calcular e depois Gerenciar Banco de Dados. Em seguida, selecione a guia Exibições e Tabelas de Geração de Relatórios. Você deverá implantar novamente estas tabelas toda vez que implantar de novo o aplicativo Profitability Detailed. Para verificar se é necessário reimplantar as tabelas, consulte a etapa 5 no Implantação de Exibições de Relatórios do Profitability Detailed.

Para calcular um modelo:

  1. No Oracle Hyperion Enterprise Performance Management Workspace, selecione Navegar, Aplicativos, Profitability e, em seguida, selecione o aplicativo que você deseja calcular.
  2. Em um modelo, em áreas Áreas de Tarefas, selecione Calcular e depois Gerenciar Cálculo.

    Use a guia Gerenciar Cálculo para selecionar os parâmetros do cálculo.
  3. Na barra de Tarefas, selecione o PDV para o modelo e clique em Carregar o status de PDV Carregue o ícone de status do PDV.
  4. Opcional: em Parâmetros de Cálculo, em Comentário, insira uma breve descrição ou nome para o cálculo.
  5. Opcional: em Opções de Processamento, marque a opção Limpar Valores Calculados para remover os dados calculados anteriormente antes de iniciar este cálculo.
  6. Em Executar Cálculos, selecione os tipos de dados que você deseja gerar para este cálculo:
    • Marque Criar Detalhes da Contribuição para incluir todas as contribuições no modelo do cálculo.

    • Marque Criar Tabelas do Driver Detalhado Calculado para reter as tabelas do Driver Calculado que armazenam valores de driver calculado antes que a próxima interseção de origem seja processada.

      Nota:

      Se esta opção for selecionada, um grande número de tabelas podem ser gerados. Para que você possa garantir que haja espaço de armazenamento disponível. Lembre-se de que o tempo de processamento pode aumentar.

  7. Opcional: se você selecionou vários PDVs, marque Abortar Fluxo da Tabela se qualquer PDV falhar. Se um dos PDVs falhar, o cálculo será interrompido, e os demais PDVs não serão calculados.
  8. Se você selecionar Executar uma única sequência de regras de cálculo, informe o número de sequência individual.
  9. Em Transferências de Dados, selecione os bancos de dados de análise do Oracle Essbase para os quais você deseja transferir dados:
    • Banco de Dados de Estágio de Origem: Inclui Dimensões de Estágio de Origem (incluindo 'Source Measures Dimension') com prefixo de estágio, Dimensões Attribute se houver alguma associada, Dimensão ‘MeasuresDetailed’, contém detalhes do estágio de origem no nível 0.

    • Banco de Dados de Contribuição: Inclui Dimensões de Estágio de Origem com prefixo de estágio, Dimensões de Estágio de Destino com prefixo de estágio, Dimensão 'MeasuresDetailed’, Dimensões Attribute se houver alguma associada, contém os detalhes da Tabela de Contribuição de Nível 0 e a medida ReceivedPriorStage única.

    • Banco de Dados de Estágio de Destino: Inclui Dimensões de Estágio de Destino com prefixo de estágio, Dimensão de Medidas de Destino, Dimensões de Atributo se houver alguma associada, contém dados da tabela de estágio de destino agregada aos membros de Nível 0.

  10. Opcional: se você tiver Scripts Personalizados, especifique o nome de qualquer script pré ou pós-cálculo que deve ser executado.

    Scripts personalizados são armazenados no Esquema do Produto no HPM_SQL_SCRIPT. Para obter informações sobre scripts de pré-cálculo ou pós-cálculo, consulte o Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management

  11. Opcional: em Use o Mesmo PDV para o Modelo e Dados, desmarque esta opção se quiser usar um PDV diferente para acessar os Dados; caso contrário, o PDV selecionado na parte superior da tela é usado para modelos e dados.

    Para definir um PDV diferente para os Dados:

    1. Limpar a caixa de seleção Mesmo PDV para Modelo e Dados para ativar a seleção de PDV.
    2. Em PDV de Dados Disponível, selecione o Ano, Período e Cenário para o novo PDV de Dados.
    3. Use as teclas de seta para mover o PDV selecionado em PDV de Dados Selecionado.
    4. Repita a etapas 11.b e 11.c para criar mais PDVs de dados.
  12. Calcular o modelo, usando uma das seguintes opções:
    • Clique em Executar Depois para submeter uma tarefa de cálculo para obter mais dados de programação e o tempo de execução. Uma mensagem de confirmação indica que o job foi criado e identifica o ID do fluxo de tarefas atribuído. Consulte Agendamento de Fluxos de Tarefas do Profitability Detailed.

      Nota:

      Se essa opção não estiver selecionada quando a tarefa for criada, você não poderá agendar a tarefa.

    • Clique em Executar Agora para executar os cálculos imediatamente.

      Uma mensagem de confirmação indica que o job começou e identifica o ID do fluxo de tarefas atribuído. Selecione Status do Job e depois Biblioteca de Jobs para monitorar o status da tarefa.

      Cuidado:

      Dependendo do tamanho e da complexidade do modelo, essa operação pode levar um tempo significativo.