Fórmulas de Driver Personalizadas

Se as fórmulas de driver predefinidas não refletirem com precisão o fluxo de cálculo necessário para o modelo, é possível criar uma fórmula de driver personalizada utilizando o Editor de Fórmula. A fórmula criada para calcular o valor do driver pode ser simples ou uma fórmula complexa que inclui frases IF.

A atribuição para a qual o driver personalizado é utilizado automaticamente fornece o contexto FIX no script de cálculo. A fórmula deve ser definida considerando o contexto FIX. O contexto FIX sempre se fixa em blocos de atribuição para atribuição. Para obter informações sobre o comando FIX, consulte o Oracle Essbase Database Administrator's Guide.

Uma fórmula personalizada pode incluir um número ilimitado de variáveis, personalizada e predefinida, como Volume ou Taxa. As variáveis personalizadas devem ser definidas no Console de Aplicativos do Profitability na dimensão Measures.

É possível especificar adicionalmente um local para um variável utilizada dentro da fórmula personalizada para permitir que a fórmula personalizada seja utilizada em estágios diferentes. O Local (Global, Origem, Destino ou Atribuição) deve ser definido com a variável utilizando chaves, mesmo que chaves não sejam utilizadas no Oracle Essbase. O local é definido dinamicamente durante a geração do script de cálculo.

Nota:

Se o local para uma variável não for especificado, ele será considerando uma atribuição.

Você pode usar funções (operandos) entre os elementos para controlar o cálculo da fórmula, incluindo operandos simples como os do exemplos a seguir:

  • Adição (+)

  • Subtração (-)

  • Multiplicação (*)

  • Divisão (/)

Cada fórmula deve finalizar com um ponto-e-vírgula (;).

Este exemplo exibe um formato genérico para uma fórmula de driver personalizada:

"CalculatedDriverValue" = {Custom Variable —> Source} * {Custom Variable —> Destination};

O exemplo a seguir exibe uma fórmula de driver personalizada que não utiliza nenhuma sintaxe de local:

"CalculatedDriverValue" = "Variable1" * "Variable2" —> "[GL Departments].[NoMember]";

As fórmulas personalizadas devem estar matematica e sintaticamente corretas de acordo com a sintaxe do Essbase, com as seguintes exceções para o Oracle Hyperion Profitability and Cost Management:

  • As Variáveis Personalizadas (medida do driver) e os Locais (Global, Origem, Destino ou Atribuição) devem estar entre chaves, mesmo que não elas não sejam utilizadas no Essbase.

  • As variáveis especificadas utilizando a sintaxe do Profitability and Cost Management não devem estar entre aspas.

O Profitability e o Cost Management define e converte a sintaxe do local na sintaxe do Essbase. Depois de resolver as referências dimensionais corretas em todas as variáveis com locais que utilizem a sintaxe do Profitability and Cost Management, a fórmula será copiada nos scripts de cálculo do Essbase e verificada pelas sintaxes do Essbase dentro dos scripts.

Para obter instruções sobre como usar o Editor de Fórmulas para criar fórmulas personalizadas, consulte o Oracle Essbase Database Administrator's Guide.