Definição de Drivers e Fórmulas para Modelos do Profitability Standard

Embora as atribuições direcionem os dados de uma origem a um destino, os drivers associados a essas atribuições são usados para calcular o valor das alocações.

Os drivers fornecem as fórmulas para alocação de valores de interseção de origem para interseções de destino. As medidas de driver e fórmulas promovem a flexibilidade do modelo permitindo que você use variáveis para representar elementos do modelo e operandos matemáticos para calcular valores de driver.

As alocações abrangem desde cálculos simples entre uma origem e um destino até cálculos complexos que são distribuídos a vários destinos. Ao criar um driver, você associa uma fórmula para controlar como o valor é calculado. É possível selecionar fórmulas predefinidas, como um driver de porcentagem ou de divisão par, ou criar fórmulas personalizadas.

As medidas do Driver, como Volume e Taxa são usadas como variáveis na construção de fórmulas que direcionam os cálculos. Qualquer membro de nível 0 da dimensão Medidas pode ser selecionado como um driver de medida. As medidas de driver são criadas e armazenadas no banco de dados do Oracle Essbase, mas não serão validadas até que o modelo seja instalado.

Os drivers podem ser aplicados a valores de custo e receita, além de poderem ser reutilizados com muitos valores. A fórmula associada ao driver é armazenada, e não os dados. Se o driver for modificado, as alterações serão automaticamente aplicadas a todas as alocações que usam esse driver.

Nota:

Se um driver utilizado em uma alocação for modificado ou excluído, será necessário gerar novamente o script de cálculo e recalcular o modelo. A estrutura do banco de dados do Essbase não é influenciada por esse tipo de mudança, mas calcula os resultados diferentes.

Para cada driver exigido no modelo, execute estas tarefas:

Uma dimensão deve ser selecionada como uma dimensão do driver para cada estágio. A fórmula do driver é utilizada para obter o driver Valor e calcular o resultado.

Por exemplo, durante o processo de cálculo, o valor para a medida "NetCostForAssignment" da interseção de origem é multiplicada por um fator para determinar a quantidade a ser alocada em cada interseção de destino. O valor calculado é colocado na medida "CostReceivedPriorStage" da interseção de destino (ou na medida "CostReceivedIntraStage", se for uma atribuição intraestágio).

O fator do driver é a razão entre o valor do driver da interseção de destino que está sendo calculado no momento e o valor total de driver de todas as interseções de destino. O valor para a interseção de destino atual é armazenado na atribuição da medida de driver "CalculatedDriverValue". O total de todos os drivers é armazenado na medida de driver "TotalDriverValue". Uma medida de driver "OverrideTotalDriverValue" será inserida na interseção de origem somente se o rastreamento de custos ociosos estiver ativado. Os totais de driver são sempre anexados à origem.

Para obter informações e instruções sobre como trabalhar com fórmulas e drivers, consulte estas seções: