Como Carregar Dados para o Essbase

Os administradores e outros usuários com provisionamento apropriado podem agora carregar dados para o Oracle Essbase sem usar o Oracle Essbase Administration Services. Em geral, os arquivos a serem carregados contêm dados de entrada, como volumes a serem alocados e informações do driver. Você também pode carregar arquivos de regras que informam ao Essbase como lidar com valores de origem de dados que são carregados para bancos de dados do Essbase.

Os formatos de arquivos a serem carregados são os mesmos para o console do Administration Services:

  • Objetos de dados de Arquivo de Texto (.txt) — IEssOlapFileObject.TYPE_TEXT

  • Objetos de dados de Arquivo de planilha do Excel (.xls) — IEssOlapFileObject.TYPE_EXCEL

  • Arquivo de Regras object(.rul) — IEssOlapFileObject.TYPE_RULES

Para obter informações sobre como criar esses arquivos, consulte Ajuda On-line do Oracle Essbase Administration Services, atualmente disponível em https://docs.oracle.com/en/ (em Aplicativos - guia EPM, selecione a documentação da versão mais recente e depois selecione a guia Essbase).

Para carregar dados para o Essbase usando o Oracle Hyperion Profitability and Cost Management:

  1. Em um modelo aberto do Management Ledger, em Áreas de Tarefas, selecione Calcular e depois Gerenciar Banco de Dados. Clique na guia Carregamento de Dados.

    A tela Carregamento de Dados será exibida (Figura 12-1).

    Figura 12-2 Tela Carregamentos de Dados do Management Ledger


    A tela Carregamento de Dados do Management Ledger exibe as informações descritas nas seguintes etapas.
  2. Indica como lidar com o carregamento de dados:
    • Opcional: selecione Limpar Banco de Dados Antes de Carregar para limpar todos os dados no cubo ativo do aplicativo. Para manter dados existentes, não selecione esta configuração.

    • Selecione se deseja Adicionar a Valores Existentes ou Substituir Valores Existentes.

  3. Opcional: se houver um Arquivo de Regra Global, navegue até ele para selecioná-lo.
  4. Na área Carregar Arquivos, selecione os arquivos a serem carregados. Use o menu Ações ou os botões para executar as seguintes tarefas:
    • Adicionar Linha ou botão + — Exibe os botões Procurar para que você possa selecionar um arquivo de dados ou de regras para carregamento

    • Excluir Linha ou botão X — Remove a linha selecionada da tabela de arquivos para carregamento

    Nota:

    Você pode usar o menu Exibir para mostrar, ocultar e reordenar colunas na tabela, bem como desanexar a tabela para que ela flutue em uma janela separada.

  5. Quando arquivos estiverem selecionados, clique em Carregar para copiar os arquivos para o servidor OLAP e carregar dados dos arquivos para o Essbase.

    Você pode selecionar a Biblioteca de Jobs na área Status do Job para rastrear o andamento do carregamento.

Exemplo 12-1 Observações

Pelo menos o primeiro erro de cada arquivo no carregamento é logado no hpcm.log e exibido na Biblioteca de Jobs. Quando possível, são logados vários erros por arquivo. O erro descreve qual coluna está errada e em qual registro. Um erro será logado se o outline estiver vazio ou se o arquivo carregado estiver vazio ou bloqueado ou exceder os limites de tamanho (2 GB para arquivos de dados, 64 KB para arquivos de regras) ou se o arquivo de dados contiver um erro. Os arquivos devem ser arquivos de texto ou arquivos do Microsoft Excel. Os nomes de arquivos não devem exceder oito caracteres nem devem conter espaços ou caracteres específicos (inclusive ,=.+;[]).

Para carregar arquivos do Microsoft Excel corretamente com um arquivo de regras, pode aparecer uma aspa simples antes do nome de um membro de dimensão numérico (por exemplo, '2013). Os arquivos de origem de dados do Microsoft Excel não devem conter formatação; defina a cor como "Automática" e "Sem preenchimento" e remova configurações de fonte como negrito e itálico.