Consulta de Estatísticas do Modelo do Profitability Standard

Após criar um modelo, determine o número e o uso de determinados componentes, como estágios ou PDVs e suas dimensões atribuições e drivers.

A consulta baseada em SQL, modelstats.sql, permite que os usuários gerem estatísticas específicas para seus modelos. Essas consultas somente para leitura podem ser utilizadas para exibir as características e estatísticas de desempenho do modelo ou para avaliar o impacto das alterações. As estatísticas também podem ser usadas para diagnosticar problemas com os modelos e com o desempenho.

Para usar a nova consulta, você deverá usar as exibições de banco de dados existentes:

  • Estágios (HPM_EXP_STAGE)

  • PDVs (HPM_EXP_POV)

  • Seleções de Drivers (HPM_EXP_DRIVER_SEL)

  • Atribuições (HPM_EXP_ASSIGNMENT)

  • Seleções de Regras de Atribuições (HPM_EXP_ASGN_RULE_SELECTION)

Nota:

A exibição de Drivers (HPM_EXP_DRIVER) não é usada com estatísticas de modelos.

Você deverá ter acesso adequado às exibições de banco de dados e ao banco de dados selecionado. Para obter informações sobre como criar exibições de banco de dados, consulte o Apêndice B no Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.

Depois da instalação, o script SQL, modelstats.sql, é incluído na pasta do aplicativo. A consulta não faz distinção entre bancos de dados e pode ser executada em bancos de dados MS SQL ou Oracle. Se o modelo contiver erros, eles não serão reportados nos resultados da consulta, e as estatísticas existentes serão geradas normalmente.

A Oracle recomenda que você execute a consulta para todos os aplicativos antes de fazer alterações significativas, salve as consultas e capture a saída para comparação com resultados posteriores. Esse instantâneo fornece a você estatísticas de linha de base para o aplicativo, com as quais você pode comparar alterações subsequentes ou verificar informações para avaliar o possível impacto das alterações propostas. Por exemplo, se uma regra de atribuição for usada centenas de vezes, qualquer modificação a essa regra poderá ter um efeito muito maior do que o esperado originalmente.

Para executar a consulta modelstats.sql:

  1. Localize o banco de dados e certifique-se de ter acesso apropriado aos seguintes itens:
    • Exibições de Banco de Dados

    • Esquema de RDB do Profitability and Cost Management

  2. Navegue até a consulta modelstats.sql:
    • Para Windows, %hyperion_home%\products\Profitability\database\Common\MSSQLServer\view

    • Para UNIX, $hyperion_home$\products\Profitability\database\Common\MSSQLServer\view

    Nota:

    Como as consultas e as exibições de banco de dados são atualizadas com frequência, verifique se dispõe das versões mais recentes.

  3. Abra a consulta modelstats.sql e modifique a variável "%" para cada consulta a fim de especificar os componentes do modelo para os quais a consulta será executada, tais como "application_name like ‘%’" ou "layer_name like ‘%’".

    Por exemplo, no código application_name like '%', substitua o sinal de percentual pelo nome do aplicativo:

    application_name like ‘bikes2’

    Nota:

    É possível usar o sinal de percentual como um curinga à direita para ampliar o intervalo de consulta. Por exemplo, insira ‘b%’ para aplicar a consulta a todos os aplicativos que começam com "b". Para consultar todos os aplicativos, insira ‘%’.

  4. Verifique os resultados da consulta.

    Os resultados para as estatísticas do modelo são exibidos em formato de relatório.

    Os resultados dependem das seleções da consulta. Alguns exemplos de consulta são exibidos abaixo:

    • Listar Todos os Estágios e as Dimensões do estágio para os aplicativos correspondentes exibe todas as dimensões associadas ao aplicativo selecionado, ordenadas pelo nome do aplicativo e pela ordem do estágio.

    • Listar contagens de Atribuições explícitas por Estágio de origem para as Camadas de Custo & Receita para o aplicativo selecionado, exibindo o nome do aplicativo, a camada e os nomes dos estágios de origem e de destino.

    • Listar Nomes das Regras e a frequência com que são usadas em um Aplicativo exibe um detalhamento das regras individuais e o número de vezes que cada uma delas é usada.

    • Listar a contagem de uso do Driver por estágio na Associação de Drivers exibe a contagem de uso de cada driver para o aplicativo, o estágio e a camada selecionados. Como exemplo, você pode usar essa informação para determinar se alguns drivers não são realmente usados e se você pode excluí-los com segurança.

    Para exibir todas as consultas, verifique a versão mais atualizada do arquivo modelstats.sql .