Após criar um modelo, determine o número e o uso de determinados componentes, como estágios ou PDVs e suas dimensões atribuições e drivers.
A consulta baseada em SQL, modelstats.sql
, permite que os usuários gerem estatísticas específicas para seus modelos. Essas consultas somente para leitura podem ser utilizadas para exibir as características e estatísticas de desempenho do modelo ou para avaliar o impacto das alterações. As estatísticas também podem ser usadas para diagnosticar problemas com os modelos e com o desempenho.
Para usar a nova consulta, você deverá usar as exibições de banco de dados existentes:
Estágios (HPM_EXP_STAGE)
PDVs (HPM_EXP_POV)
Seleções de Drivers (HPM_EXP_DRIVER_SEL)
Atribuições (HPM_EXP_ASSIGNMENT)
Seleções de Regras de Atribuições (HPM_EXP_ASGN_RULE_SELECTION)
Nota:
A exibição de Drivers (HPM_EXP_DRIVER) não é usada com estatísticas de modelos.
Você deverá ter acesso adequado às exibições de banco de dados e ao banco de dados selecionado. Para obter informações sobre como criar exibições de banco de dados, consulte o Apêndice B no Guia do Administrador do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management.
Depois da instalação, o script SQL, modelstats.sql
, é incluído na pasta do aplicativo. A consulta não faz distinção entre bancos de dados e pode ser executada em bancos de dados MS SQL ou Oracle. Se o modelo contiver erros, eles não serão reportados nos resultados da consulta, e as estatísticas existentes serão geradas normalmente.
A Oracle recomenda que você execute a consulta para todos os aplicativos antes de fazer alterações significativas, salve as consultas e capture a saída para comparação com resultados posteriores. Esse instantâneo fornece a você estatísticas de linha de base para o aplicativo, com as quais você pode comparar alterações subsequentes ou verificar informações para avaliar o possível impacto das alterações propostas. Por exemplo, se uma regra de atribuição for usada centenas de vezes, qualquer modificação a essa regra poderá ter um efeito muito maior do que o esperado originalmente.
Para executar a consulta modelstats.sql
: