Etapas para Criar Modelos do Profitability versão Detailed

A criação de um modelo do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management Detailed exige as seguintes etapas:

  1. Peça para o Administrador do Banco de Dados criar um esquema de modelo para armazenar as tabelas relacionais (tabelas e exibições Físicas) e tabelas de Pesquisa que armazenam os detalhes de suporte, antes de criar o modelo no Profitability and Cost Management Detalhado.

  2. Crie o aplicativo Profitability Detailed no Console de Aplicativos do Profitability.

  3. Selecione o Esquema de Dados do Modelo que está sendo usado para o aplicativo Profitability Detailed. Consulte Seleção do Esquema de Dados Detalhados do Modelo.

  4. Usando o Registro de Dados de Modelo, selecione as dimensões de medidas de Origem e de Destino e registre as tabelas. Mapear as colunas das tabelas de bancos de dados para o aplicativo. Você também pode unir à pesquisa associada tabelas que fornecem mais detalhes sobre o suporte às tabelas principais. Consulte Registro de Dados do Modelo do Profitability Detailed.

  5. Crie os estágios do modelo de origem e de destino para o modelo. Selecione a tabela registrada e atribua as dimensões que se aplicam ao estágio. Consulte Gerenciamento de Estágios do Profitability Detailed.

  6. Execute as validações de modelo do registro de dados de modelo. Consulte Validação de Modelos do Profitability Detailed.

  7. Crie os PDVs (Points of View, Pontos de Vista) para o modelo, selecionando membros para cada dimensão PDV, como Ano, Período e Cenário. Consulte Como Trabalhar com os Pontos de Vista do Profitability Detailed.

  8. Criar definições de driver para especificar como os dados devem ser calculados. Consulte Definição de Drivers do Profitability Detailed.

  9. O modelo é centralizado em torno de Regras de Cálculo, uma abordagem top-down. Consulte Como Trabalhar com Regras de Cálculo.

  10. Crie regra de cálculo de atribuição de várias origens e as regras de atribuição de origem e de destino correspondentes. Consulte Adição de Regras de Cálculo.

  11. Opcional: para criar seleções de regra de atribuição como exceções às regras de cálculo de várias origens:

  12. A Oracle recomenda que você use regras de cálculo de várias origens para criar várias atribuições e seleções de drivers. Consulte Adição de Regras de Cálculo.

    Como opção, você pode usar o Editor em Alto Volume. Consulte Como Trabalhar com Editor em Alto Volume.

  13. Opcional: crie regras de cálculo de atribuição de origem única para capturar conjuntos de seleções de regra de atribuição criados como exceções para a execução e para controlar quando eles serão executados. Consulte Como Trabalhar com Regras de Cálculo.

  14. Valide o modelo para garantir que a estrutura do modelo esteja em conformidade com as regras de validação, como atribuições concluídas e drivers não utilizados. Consulte Validação de Modelos do Profitability Detailed.

  15. Executar cálculos para que o modelo gere resultados. Consulte Cálculo de Modelos do Profitability Detailed.

  16. Monitorar o status de jobs enviados e programados. Consulte Monitoramento do Status de Jobs do Profitability Detailed

  17. Executar os relatórios de Balanceamento do Estágio. Edite ou corrija o modelo ou os dados e execute novamente os cálculos, conforme necessário. Consulte Relatório de Balanceamento de Estágio do Profitability Detailed.

  18. Crie os relatórios personalizados, usando Exibições de Relatório. Consulte Implantação de Exibições de Relatórios do Profitability Detailed.