O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos do Solaris Express 8/06

Esta seção descreve todos os recursos novos ou que foram melhorados na versão Solaris Express 8/06.

OpenSSL 0.9.8a

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 8/06.

O OpenSSL 0.9.7d está atualizado com a versão OpenSSL 0.9.8a estável. Algumas das alterações principais desta versão são:

Migração de localidades EMEA, América do Sul e Central existentes para o depósito comum de dados de localidade

Este aprimoramento do suporte a idiomas é novo na versão Solaris Express 8/06.

Os dados de localidade das localidades existentes de África, Oriente Médio e Europa (EMEA), América do Sul e Central e Oceania foram migrados para o CLDR 1.3 (Depósito comum de dados de localidade). Esta migração melhora a qualidade dos dados de localidade e garante a consistência dos dados de localidade em conjuntos de códigos.

Para obter mais informações sobre CLDR, consulte http://unicode.org/cldr.

O comando hostname

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, o comando hostname foi reimplementado como um programa executável binário independente. O comando hostname também foi melhorado com suporte a getopt(3C) para detectar e rejeitar opções de linha de comando inválidas.

Identificador exclusivo de região

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 8/06.

O sistema Solaris anexa de forma automática um identificador globalmente exclusivo para cada região não global quando a região estiver instalada. Este identificador pode ser recuperado na região global e não global com o comando zoneadm list -p. Os usuários podem utilizar o identificador exclusivo de região para rastreio de recurso tratando a região como um recurso em si. Este identificador pode ser usado para identificação de regiões nas seguintes ações:

Para obter mais informações, consulte a página do manual zoneadm(1M).

Capacidade de marcar regiões como “incompletas”

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, os usuários podem marcar as regiões como “incompletas” usando um novo recurso zoneadm. Este novo recurso zoneadm permite que o software administrativo que atualiza o conteúdo da região registre um estado de falha permanente ou fatal da região.

Para obter mais informações, consulte a página do manual zoneadm(1M).

Alterações no modo como o valor de $TERM é definido

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 8/06.

O valor de $TERM é derivado dinamicamente e depende do emulador de terminal que o console está usando.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:


Observação –

Esta alteração não causa impacto em como o tipo de terminal é definido para a porta serial. O comando svccfg ainda pode ser usado para modificar o valor de $TERM.


Aprimoramentos de inicialização do Solaris Zones

Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 8/06.

As melhorias na inicialização do Solaris Zones agora oferecem suporte aos argumentos de inicialização como parte de boot e reboot. Os argumentos de inicialização seguintes são suportados no momento:

Os argumentos de inicialização podem ser passados das seguintes formas:

Os argumentos de inicialização também podem ser persistentemente especificados usando a nova propriedade bootargs no comando zonecfg:

zonecfg:myzone> set bootargs="-m verbose"

Esta configuração será aplicada, a menos que seja ignorada pelos comandos reboot, zoneadm boot ou zoneadm reboot.

Para obter mais informações sobre os argumentos de inicialização e a propriedade bootargs, consulte:

x86: Driver de áudio Solaris para estação de trabalho Ultra 20 M2

Este driver é novo na versão Solaris Express 8/06.

O driver audiohd é um driver de áudio de alta definição do Solaris para estação de trabalho Ultra 20 M2. Este novo driver permite que os usuários reproduzam áudio de “alta definição” na plataforma Ultra 20 M2.

Para obter mais informações, consulte a página do manual audiohd(7D).

Editor de link ld para arquivos de objeto

Este aprimoramento de ferramenta de desenvolvedor é novo na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, foi alterado o comportamento do comando ld ao criar uma nova versão de um arquivo de saída existente. Esta alteração aborda um problema a longo prazo na forma como novos arquivos de saída do vinculador interagem com programas em execução que usam simultaneamente versões antigas desses arquivos.

Se o arquivo que está sendo criado pelo ld já existir, o arquivo existente é desvinculado depois que todos os arquivos de entrada forem processados. Um novo arquivo com o nome especificado é, então, criado. Este comportamento possibilita que o comando ld crie uma nova versão do arquivo, permitindo, ao mesmo tempo, que os processos simultaneamente existentes que estão acessando o conteúdo do arquivo antigo continuem em execução. Se o arquivo antigo não possuir outros links, o espaço em disco do arquivo será liberado quando for concluído o último processo que faça referência a este arquivo.

Nas versões anteriores ao Solaris Express 8/06, o arquivo existente não era desvinculado, mas sim sobrescrito. No entanto, esta abordagem apresentava a possibilidade de corromper qualquer processo em execução que estivesse usando o arquivo.

Para obter mais informações, consulte a página do manual ld(1).


Observação –

A novo comportamento do comando ld apresenta uma conseqüência para os arquivos de saída que possuem vários links de disco rígido no sistema de arquivos. Anteriormente, todos os links permaneciam intactos, com todos os links com acesso ao conteúdo do novo arquivo. O novo comportamento do ld “quebra” tais links, com o resultado de que somente o nome do arquivo de saída especificado faz referência ao novo arquivo. Todos os outros links continuam fazendo referência ao arquivo antigo. Para garantir consistência no comportamento em qualquer versão do Solaris, os aplicativos que dependem de vários links de disco rígido para os arquivos de saída do vinculador deveriam remover e revincular explicitamente os outros nomes de arquivos.


Suporte aos dispositivos de destino iSCSI

Este aprimoramento de sistema de arquivos é novo na versão Solaris Express 8/06.

Esta versão do Solaris oferece suporte a dispositivos de destino iSCSI, que podem ser dispositivos de disco ou de fita. As versões anteriores ao Solaris Express 8/06 oferecem suporte a iniciadores iSCSI. A vantagem da configuração dos destinos Solaris iSCSI é que os dispositivos de canal de fibra existentes podem ser conectados aos clientes sem o custo dos HBAs de canal de fibra. Além disso, os sistemas com matrizes dedicadas podem agora exportar armazenamentos duplicados com sistemas de arquivos do ZFS ou UFS.

O comando iscsitadm pode ser usado para configurar e gerenciar os dispositivos de destino iSCSI. Será necessário fornecer ao dispositivo de disco selecionado como o destino iSCSI um sistema de arquivos do ZFS ou UFS dimensionado de forma equivalente como armazenamento de apoio do daemon iSCSI.

Após a configuração do dispositivo de destino, use o comando iscsiadm para identificar os destinos iSCSI, o qual encontrará e usará o dispositivo de destino iSCSI.

Para obter mais informações, consulte:

O comando zfs snapshot

Este aprimoramento de sistema de arquivos é novo na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, um novo sinalizador, -r, foi adicionado ao comando zfs snapshot. O novo sinalizador permite que os administradores de sistema realizem vários instantâneos de uma vez. Usar o sinalizador -r é mais fácil que executar vários comandos zfs snapshot e o tempo de execução é menor.

Para obter mais informações, consulte a página do manual zfs(1M).

Iniciador iSCSI Solaris

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, o iniciador iSCSI Solaris foi estendido para oferecer suporte à criação de várias sessões iSCSI para diferentes endereços IP no mesmo grupo de portais de destino iSCSI. Este recurso estende o suporte da E/S multiplexada do iniciador iSCSI a um grande número de matrizes adicionais de armazenamento.

Nas versões anteriores ao Solaris Express 8/06, o iniciador iSCSI Solaris oferecia suporte às ações seguintes:

Para obter mais informações, consulte o Capítulo 14, Configuring Solaris iSCSI Targets and Initiators (Tasks), no System Administration Guide: Devices and File Systems.

Comandos de impressão PAPI

Este aprimoramento das ferramentas de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 8/06.

Os comandos da API de impressão aberta (PAPI) do FSG (Grupo de padrões livres) substituem vários comandos de impressão comumente usados, que são:

As implementações dos comandos da API de impressão aberta são feitas em camada na parte superior da API de impressão aberta do grupo de padrões livres no Solaris OS. Esta implementação permite que os comandos sejam executados na parte superior de vários protocolos ou serviços.

Algumas vantagens das novas implementações do comando de impressão são:

Para obter mais informações sobre os comandos de impressão PAPI, consulte:

Aprimoramentos do comando fstyp

Os aprimoramentos seguintes do comando fstyp são novos na versão Solaris Express 8/06.

A partir desta versão, o comando fstyp apresenta uma nova opção, -a, que exibe os atributos do sistema de arquivos em um formato nome-valor coerente. Este comando também oferece suporte aos números de unidade lógica do DOS. Por exemplo:


# fstyp /dev/dsk/c0t0d0p0:1

Para obter mais informações, consulte a página do manual fstyp(1M).

Nesta versão, também estão disponíveis os seguintes aprimoramentos do fstyp:

Alterações no console da Web Sun Java

O console da Web Sun Java fornece um local comum para que os usuários trabalhem com aplicativos de gerenciamento baseados na Web. Os usuários acessam o console fazendo logon através de uma porta HTTPS, usando um dos navegadores suportados. Um ponto de entrada único fornecido pelo console elimina a necessidade de conhecer os URLs de vários aplicativos. O console proporciona serviços de autorização e autenticação para todos os aplicativos registrados no console.

Todos os aplicativos baseados no console estão de acordo com as mesmas diretrizes de interface de usuário. O Console da Web Sun Java também fornece serviços de auditoria e registro de log para todos os aplicativos registrados.

A partir da versão 8/06 do Solaris Express, o console da Web Sun Java apresenta as seguintes alterações:

Para obter mais informações, consulte “Java Web Console” no System Administration Guide: Basic Administration .


Observação –

A partir do Solaris Express 4/06, a ferramenta de gerenciamento baseada na Web do Solaris ZFS está disponível no console da Web Sun Java. Esta ferramenta permite realizar a maioria das tarefas de administração que pode ser realizada com a interface de linha de comando (CLI).

Para obter mais informações sobre o uso da ferramenta de gerenciamento baseada na Web do ZFS, consulte o Solaris ZFS Administration Guide .