Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 7/06.
Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, é realizada uma migração simulada da região antes da migração real da região não global. O subcomando zoneadm detach pode gerar agora um manifest em uma região em execução sem realmente desanexar a região. O subcomando zoneadm attach pode, então, ler este manifest e verificar se a máquina de destino tem a configuração correta para hospedar a região sem realmente fazer uma anexação.
Para obter mais informações sobre os procedimentos da migração de uma região não global para uma máquina diferente e da realização de uma migração simulada antes da migração real, consulte:
A página do manual zoneadm(1M)
“Migração de uma região não-global para uma máquina diferente” no System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System
Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 7/06.
O programa mail.local transmite e-mails no Solaris OS. Nas versões anteriores ao Solaris Express 7/06, o cliente de e-mail podia oferecer suporte a um máximo de 2.147.483.647 bytes (ou 2 Gbytes - 1). Esta limitação foi removida. Agora o tamanho da caixa de correio pode ser tão grande quanto qualquer outro sistema de arquivos suportado pelo Solaris.
Para obter mais informações sobre mail.local, consulte a página do manual mail.local(1M).
Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 7/06.
Alguns locais usam os grupos multicaminhos de IP de interface única (IPMP) em ambientes que não podem suportar detecção de falha de rede baseada em sondagem. A partir desta versão, estes locais podem implantar com sucesso o Solaris IPMP.
Para obter mais informações sobre IPMP, consulte o System Administration Guide: IP Services .
Este aprimoramento de ferramenta de desenvolvedor é novo na versão Solaris Express 7/06.
Os arquivos de configuração do vinculador em tempo de execução são criados e gerenciados com o comando crle. Estes arquivos de configuração são usados para alterar as opções padrão do vinculador em tempo de execução do Solaris. Nas versões anteriores ao Solaris Express 7/06, os arquivos de configuração do vinculador em tempo de execução podiam ter problemas ao usar em plataformas AMD64. A partir desta versão, o formato dos arquivos de configuração do vinculador em tempo de execução foi melhorado para solucionar estes problemas. Este formato melhorado permite identificar melhor o arquivo e garantir que o vinculador em tempo de execução não use um arquivo de configuração gerado em uma plataforma incompatível.
Os arquivos de configuração do vinculador contêm dados binários específicos da plataforma. Um determinado arquivo de configuração pode ser interpretado pelo software com a mesma ordenação de bytes e classe de máquina. No entanto, em versões anteriores ao Solaris Express 7/06, as informações necessárias para forçar esta restrição não eram incluídas nos arquivos de configuração do vinculador.
A partir desta versão, os arquivos de configuração contêm informações de identificação do sistema no início do arquivo. Estas informações adicionais são usadas pelo comando crle e pelo vinculador em tempo de execução para verificar a compatibilidade com os arquivos de configuração de vinculação. Estas informações também permitem que o comando file identifique apropriadamente os arquivos de configuração de vinculação. Para compatibilidade com versões anteriores, os arquivos de configuração do vinculador mais antigos ainda serão aceitos, mas sem as verificações de erro e identificação que agora estão disponíveis. Quando a opção de atualização (-u) é usada em um arquivo de configuração do vinculador mais antigo que carece de informações do sistema, o comando crle não adiciona informações do sistema ao resultado.
Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:
Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Solaris Express 7/06.
O recurso de mascaramento de número de unidade lógica (LUN) de canal de fibra Solaris permite que os administradores de sistema evitem que o kernel crie nós de dispositivo dos LUNs específicos desaprovados.
Para obter mais informações, consulte a página do manual fp(7d).
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, o software Solaris Trusted Extensions oferece segurança de vários níveis para o Solaris OS, incluindo controle de acesso obrigatório de:
Arquivos
Sistemas de arquivos
Processos
Dispositivos removíveis
Sistema de rede
Ambientes de área de trabalho
Impressão
O software Solaris Trusted Extensions também fornece as ferramentas para as seguintes ações:
Definição de políticas
Configuração de rótulos de sensibilidade
Realização de gerenciamento confiável de sistemas
O recurso Solaris Trusted Extensions permite definir as políticas do acesso de dados para controlar as informações de forma flexível, mas altamente segura. O Solaris Trusted Extensions pode ser usado como uma opção de configuração do Solaris OS.
Para obter mais informações sobre o Solaris Trusted Extensions, consulte os arquivos README e html no diretório ExtraValue/Cobundled/tx.
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, a instalação genérica foi alterada. Esta alteração garante que todos os serviços de rede, exceto ssh, sejam desativados ou restringidos a responderem somente a solicitações locais. A alteração da instalação genérica também diminui as possíveis vulnerabilidades que podem ser alvo de ataques remotos.
Adicionalmente, o recurso de início dos serviços de rede permite que os clientes usem somente os serviços que solicitem. Todos os serviços afetados são controlados pelo SMF (Estrutura de gerenciamento de serviços). Qualquer serviço individual pode ser ativado com os comandos sycadm e syccfg. O comando netservices pode ser usado para alternar o comportamento do início de serviço.
Este aprimoramento das ferramentas de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, o Java DS inclui uma nova área de trabalho do Gnome 2.14. A área de trabalho do Gnome 2.14 introduz novos recursos e melhora o desempenho de muitos dos aplicativos comumente usados.
Este aprimoramento das ferramentas de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, o visualizador de PDF e PostScript Evince foi adicionado ao Java DS.
Este aprimoramento de navegador é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, o Firefox 1.5 foi adicionado ao Java DS e será agora o navegador padrão.
Este aprimoramento de e-mail é novo na versão Solaris Express 7/06.
A partir desta versão, o Thunderbird 1.5 foi adicionado ao Java DS e será agora o cliente de e-mail padrão.
O cliente de e-mail Evolution ainda está incluído no Java DS.
Este aprimoramento de instalação é novo na versão Solaris Express 7/06.
O recurso Solaris Zones proporciona a capacidade de configurar regiões não globais em uma única instância do Solaris, a região global. Uma região não global é um ambiente de execução de aplicativos no qual os processos estão isolados de todas as outras regiões. Se estiver executando um sistema com regiões não globais instaladas, você pode atualizar para a versão 7/06 do Solaris usando o programa de instalação interativa ou o JumpStart personalizado para atualização. Para obter detalhes sobre o uso do programa de instalação interativa do Solaris, consulte o Solaris Express Installation Guide: Solaris Live Upgrade and Upgrade Planning. O processo de atualização com regiões não globais instaladas apresenta algumas limitações.
É suportado um número limitado de palavras-chave do JumpStart personalizado.
Para obter uma lista de palavras-chave do JumpStart personalizado, consulte o Solaris Express Installation Guide: Custom JumpStart and Advanced Installations .
Você deve usar o DVD do sistema operacional Solaris ou uma imagem de instalação de rede criada por DVD. Não é possível usar o CD do software Solaris ou uma imagem de instalação de rede do CD para atualizar um sistema.
Para obter mais informações, consulte Installing With the Solaris Installation Program (Tasks), no Solaris Express Installation Guide: Basic Installations .
Em um sistema com regiões não globais instaladas, não use o Solaris Live Upgrade para atualizar o sistema. Embora seja possível criar um ambiente de inicialização com o comando lucreate, o comando luupgrade não pode atualizar um ambiente de inicialização com regiões não globais instaladas. Neste caso, a atualização falha e uma mensagem de erro é exibida.
Os aprimoramentos seguintes do sistema de arquivos são novos na versão Solaris Express 7/06.
RAID de paridade dupla do ZFS - Os pools do ZFS podem ser criados usando-se RAID de paridade dupla conhecido como “raidz2”. Cada faixa de raidz2 dentro do pool pode sofrer até duas falhas simultaneamente sem perder os dados.
Para obter mais informações, consulte a página do manual zpool(1M).
Promoção de clone do ZFS - Os clones do ZFS podem ser “promovidos” para o cabeçalho ativo do sistema de arquivos original do qual o instantâneo foi feito. O recurso de promoção de clone do ZFS permite que o sistema de arquivos original e o instantâneo sejam excluídos, enquanto preserva o clone como um sistema de arquivos ativo. Nas versões anteriores ao Solaris Express 7/06, um instantâneo não podia ser excluído enquanto o clone ainda existisse.
Para obter mais informações, consulte a página do manual zfs(1M).
Suporte a reserva de ZFS - O ZFS oferece suporte ao uso de reservas dentro de um pool. Quando um dispositivo é removido do sistema, tal dispositivo falha dentro de um pool. O dispositivo falho será automaticamente substituído por um dispositivo de reserva disponível. Quando o dispositivo original falho puder ser novamente usado, o dispositivo de reserva é devolvido ao pool de reservas disponíveis.
Para obter mais informações, consulte a página do manual zpool(1M).
Para obter mais informações sobre o sistema de arquivos do ZFS, consulte Aprimoramentos de comando do ZFS e alterações.