O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos do Solaris Express 6/06

Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 6/06.

Opção secundária da política de IPsec durante a execução do comando ping

Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 6/06.

Nesta versão, a opção -b foi adicionada ao comando ping. Esta opção permite que os administradores estabeleçam uma via secundária da política global de IPsec para uma conexão ping especificada.

A opção secundária da política de IPsec permite isolar os problemas de rede dos problemas de política de IPsec sem alterar ou desativar as regras globais de IPsec. Esta opção afeta somente o soquete ping especificado, por essa razão pings de texto limpos e codificados podem ser executados simultaneamente. Somente um superusuário ou um usuário com privilégios apropriados pode usar a opção secundária de política de IPsec.

Para obter mais informações, consulte a página do manual ping(1M).

Limites estendidos do descritor de arquivo para stdio

Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 6/06.

O recurso de limites estendidos do descritor de arquivos stdio remove a limitação da estrutura 256 FILE em processos do Solaris de 32 bits. Este recurso oferece relevo binário e interfaces programáticas.

Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:

Clonagem de regiões não globais com caminhos de região do ZFS e outros aprimoramentos do ZFS

Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 6/06.

O comando zoneadm clone agora usa o clone do ZFS automaticamente para clonar uma região, quando os caminhos de região de origem e de destino estão no ZFS e no mesmo pool.

O comando zoneadm clone realiza um instantâneo do ZFS do caminho de região de origem e configura o caminho de região de destino. O instantâneo é denominado SUNWzoneX, em que X é um ID exclusivo usado para distinguir os vários instantâneos. O caminho da região de destino é usado para nomear o clone do ZFS. É feita uma relação de softwares para que um instantâneo usado futuramente possa ser validado pelo sistema.

Observe que ainda é possível especificar que seja copiado o caminho de região do ZFS em vez do ZFS clonado, se desejado.

Para clonar uma região de origem várias vezes, um novo parâmetro adicionado ao comando zoneadm permite especificar que um instantâneo existente deve ser usado. O sistema valida que o instantâneo existente pode ser usado no destino.

O processo de instalação de região tem agora a capacidade de detectar quando um sistema de arquivos do ZFS pode ser criado para uma região. O processo de desinstalação de uma região pode ser detectado quando um sistema de arquivos do ZFS de uma região puder ser destruído. Estas etapas são, então, realizadas automaticamente pelo zoneadm.

Ativação e desativação de MDI de um caminho

Este recurso de administração de sistemas é novo na versão 6/06 do Solaris Express.

A funcionalidade de ativação e desativação de MDI fornece um mecanismo de gerenciamento de caminhos para ativar ou desativar um caminho de um dispositivo de destino. Estas novas interfaces MDI permitem a um usuário ativar ou desativar o caminho de um pHCI a um endereço de destino e um endereço de serviço de cliente (endereço LUN no caso de scsi[lowbar]vhci). Este recurso pode ser usado por aplicativos de diagnóstico para garantir que nenhuma E/S de usuário seja roteada no caminho no qual as operações de diagnóstico estão sendo realizadas.

Para obter mais informações, consulte a página do manual mpathadm(1M) Consulte também o Multipathing Administration Guide.

Notificação de evento SIGEV[lowbar]THREAD

Este aprimoramento do suporte a idiomas é novo na versão Solaris Express 6/06.

O recurso de notificação de evento SIGEV[lowbar]THREAD implementa o mecanismo de notificação SIGEV[lowbar]THREAD especificado por POSIX. O mecanismo de notificação SIGEV[lowbar]THREAD chama uma função especificada pelo usuário no contexto de um segmento separado quando ocorre um evento.

Este recurso também estende a implementação do mecanismo de notificação SIGEV[lowbar]PORT existente das filas de mensagens. Esta extensão ativa um aplicativo uniforme de todos os mecanismos de notificação suportados pelo Solaris em todas as interfaces que aceitam a estrutura sigevent para solicitar notificação assíncrona. O Solaris oferece suporte aos seguintes mecanismos de notificação:

Para obter mais informações sobre os mecanismos de notificação assíncrona, consulte a página do manual signal.h(3HEAD).

x86: Suporte a acesso de memória sem cache

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/06.

Em arquiteturas x86 e AMD64, as modernas placas gráficas de controladores, como NVIDIA ou AGP, requerem um mecanismo para acessar a memória sem cache para realizar melhorias. O acesso de memória sem cache permite que estas placas gráficas de controladores mantenham a coerência no sistema com ganho de desempenho.

O recurso de suporte a acesso de memória sem cache oferece esta funcionalidade usando as interfaces ddi.

São suportados os seguintes tipos de memória:

Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:

Autocorreção previsível para PCI Express em sistemas x64

Este recurso de administração de sistemas é novo na versão 6/06 do Solaris Express.

A partir desta versão, o Solaris OS inclui um conjunto de recursos de autocorreção previsível para capturar e diagnosticar automaticamente os erros de hardware detectados no sistema.

O gerenciador de falhas do Solaris diagnostica automaticamente as falhas em hardware x64. As mensagens de diagnóstico são relatadas pelo daemon fmd.

Para obter mais informações sobre o gerenciador de falhas do Solaris, consulte:

Sessão de área de trabalho padrão em dtlogin

Este aprimoramento de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 6/06.

Agora, quando o usuário faz logon na área de trabalho do Solaris pela primeira vez, o JDS (Java Desktop System ) é o ambiente padrão de área de trabalho em vez do CDE Common Desktop Environment). O JDS também se tornou o ambiente padrão dos usuários que optaram por um ambiente de área de trabalho em versões mais antigas do Solaris que não estão mais presentes no Solaris, como OpenWindowsTM ou GNOME 2.0.

Os administradores de sistema podem modificar a configuração dtlogin para substituir as opções padrão usando os recursos defaultDt e fallbackDt.

Para obter mais informações sobre os recursos defualtDt e fallbackDt, consulte a página do manual dtlogin(1M).