O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

x86: Inicialização baseada em GRUB

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.

O Solaris OS agora é carregado com o GRand Unified Bootloader (GRUB) de código aberto. O GRUB é responsável pelo carregamento de um arquivo de inicialização, que contém módulos do kernel e arquivos de configuração, na memória do sistema. O kernel do Solaris é inicializado com base no conteúdo do arquivo de inicialização na memória.

Uma vez que o kernel do Solaris é totalmente compatível com a especificação multi-inicializador, você pode inicializar o Solaris OS em um sistema baseado em x86 usando o GRUB. Com o GRUB, você pode inicializar mais facilmente os vários sistemas operacionais instalados no sistema. Por exemplo, em um sistema x86, você pode inicializar os seguintes sistemas operacionais:

Um benefício-chave do GRUB é que ele é intuitivo quanto aos sistemas de arquivos e aos formatos executáveis do kernel. Este recurso permite que você carregue um sistema operacional sem registrar a posição física do kernel no disco. Com a inicialização baseada no GRUB, o kernel é carregado especificando-se seu nome de arquivo, a unidade e a partição em que o kernel reside.

Uma alteração notável é a substituição do Device Configuration Assistant (DCA) pelo menu GRUB. Quando um sistema baseado em x86 é inicializado, o menu GRUB é exibido. A partir desse menu, você pode selecionar uma instância do sistema operacional usando as teclas de seta para cima e para baixo. Se você não fizer uma seleção, a instância do sistema operacional padrão será iniciada.

O recurso de inicialização baseada no GRUB oferece os seguintes aprimoramentos:

Além disso, os dois comandos administrativos abaixo foram adicionados para ajudar no gerenciamento da capacidade de inicialização do sistema:

bootadm

Este comando reconstrói o arquivo de inicialização.

installgrub

Este comando instala blocos de inicialização do GRUB.


Observação –

Como parte desta funcionalidade, os sistemas baseados em x86 devem ter uma RAM com o mínimo de 256 Mbytes para inicializar e instalar a versão Solaris Express 6/05.


Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos, consulte System Administration Guide: Devices and File Systems e System Administration Guide: Basic Administration . Consulte também as páginas do manual bootadm(1M), grub(5) e installgrub(1M).

Consulte os recursos abaixo para informações adicionais sobre instalação: