Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo na versão Solaris Express 6/05.
O Solaris OS agora é carregado com o GRand Unified Bootloader (GRUB) de código aberto. O GRUB é responsável pelo carregamento de um arquivo de inicialização, que contém módulos do kernel e arquivos de configuração, na memória do sistema. O kernel do Solaris é inicializado com base no conteúdo do arquivo de inicialização na memória.
Uma vez que o kernel do Solaris é totalmente compatível com a especificação multi-inicializador, você pode inicializar o Solaris OS em um sistema baseado em x86 usando o GRUB. Com o GRUB, você pode inicializar mais facilmente os vários sistemas operacionais instalados no sistema. Por exemplo, em um sistema x86, você pode inicializar os seguintes sistemas operacionais:
Solaris OS
Linux
Microsoft Windows
Um benefício-chave do GRUB é que ele é intuitivo quanto aos sistemas de arquivos e aos formatos executáveis do kernel. Este recurso permite que você carregue um sistema operacional sem registrar a posição física do kernel no disco. Com a inicialização baseada no GRUB, o kernel é carregado especificando-se seu nome de arquivo, a unidade e a partição em que o kernel reside.
Uma alteração notável é a substituição do Device Configuration Assistant (DCA) pelo menu GRUB. Quando um sistema baseado em x86 é inicializado, o menu GRUB é exibido. A partir desse menu, você pode selecionar uma instância do sistema operacional usando as teclas de seta para cima e para baixo. Se você não fizer uma seleção, a instância do sistema operacional padrão será iniciada.
O recurso de inicialização baseada no GRUB oferece os seguintes aprimoramentos:
Tempos de inicialização mais rápidos nos sistemas baseados em x86
Instalação a partir das unidades de CD ou DVD USB
Capacidade de inicializar a partir de dispositivos de armazenamento USB
Configuração DHCP simplificada para a inicialização de PXE sem opções de especificação de fornecedor
Eliminação de todos os drivers de modo real
Além disso, os dois comandos administrativos abaixo foram adicionados para ajudar no gerenciamento da capacidade de inicialização do sistema:
Este comando reconstrói o arquivo de inicialização.
Este comando instala blocos de inicialização do GRUB.
Como parte desta funcionalidade, os sistemas baseados em x86 devem ter uma RAM com o mínimo de 256 Mbytes para inicializar e instalar a versão Solaris Express 6/05.
Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos, consulte System Administration Guide: Devices and File Systems e System Administration Guide: Basic Administration . Consulte também as páginas do manual bootadm(1M), grub(5) e installgrub(1M).
Consulte os recursos abaixo para informações adicionais sobre instalação:
Para novas informações de inicialização sobre instalação com o programa de instalação interativo do Solaris, consulte o Solaris Express Installation Guide: Basic Installations .
Para novas informações de inicialização que afetem a configuração de um servidor de instalação e a instalação em rede, consulte o Solaris Express Installation Guide: Network-Based Installations .
Para novas informações de inicialização sobre instalação com o programa JumpStart personalizado, consulte o Solaris Express Installation Guide: Custom JumpStart and Advanced Installations .