Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 3/06.
Este recurso de área de trabalho é novo na versão Solaris Express 3/06.
O utilitário gnome-pilot permite que os usuários do Palm sincronizem calendários, contatos e listas de tarefas entre o Evolution e seus dispositivos no Solaris OS. Este recurso também permite que os usuários do Palm façam backup e restaurem os dispositivos no Solaris Operating System (Solaris OS). O recurso gnome-pilot suporta sincronização com o PalmOS 4.x e o PalmOS 5.x.
Este aprimoramento de rede é novo na versão Solaris Express 3/06.
IP[lowbar]NEXTHOP é uma nova opção de soquete de nível IP que especifica o endereço do próximo salto para o tráfego originado do soquete. Um aplicativo com a opção IP[lowbar]NEXTHOP ignora as procuras na tabela de roteamento no destino e envia pacotes diretamente para o onlink nexthop especificado.
O segmento que define a opção IP[lowbar]NEXTHOP deve ter o privilégio PRIV[lowbar]SYS[lowbar]NET[lowbar]CONFIG.
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 3/06.
O registro básico 1.1 permite que você crie um perfil de registro e ID para automatizar registros do software Solaris. A interface de usuário do registro de software foi alterada. O procedimento para registrar software Solaris também foi alterado no registro básico 1.1.
Para obter mais informações sobre as alterações na interface de usuário do registro de software e instruções passo a passo sobre como registrar o software Solaris, consulte o System Administration Guide: Basic Administration .
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 3/06.
O produto SunSM Update Connection, System Edition, agora suporta o comportamento patchadd padrão de uma região global em um sistema em que uma ou mais regiões não globais estão instaladas.
Para obter mais informações sobre o conjunto de produtos Sun Update Connection, consulte http://docs.sun.com/app/docs/coll/1320.2.
Este aprimoramento de segurança é novo na versão Solaris Express 3/06.
Advanced Encryption Standard (AES) é uma codificação de bloco recomendada pelo National Institute of Standard and Technology (NIST). Quando usado no modo de contador, um bloco de contador é codificado e o resultado é XOR com um bloco de texto sem formatação para produzir texto de codificação. O modo de contador é útil com dispositivos de bloco, porque a codificação e a decodificação de um bloco não depende da codificação ou decodificação anterior de qualquer outro bloco. O modo de contador foi aprovado pelo NIST. Este recurso está disponível somente para consumidores de kernel.
Para obter mais informações, consulte a página do manual libpkcs11(3LIB).
Este driver é novo na versão Solaris Express 3/06.
O projeto da estrutura Serial Advanced Technology Attachment (SATA) HBA oferece uma estrutura genérica SATA para os controladores Marvell 88SX60xx, Marvell 88SX50xx Silicon Image 3124. Os novos drivers e a estrutura SATA HBA oferecem suporte nativo ao acesso de controladores e discos SATA. Estes drivers fornecem recursos, como conexão automática e fila de múltiplos comandos, que são exclusivos de SATA. Estes drivers SATA fazem interface com o driver sd (disco de destino) e fornecem suporte à funcionalidade sd.
Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:
Este recurso de subsistema de console é novo na versão Solaris Express 3/06.
O recurso de console coerente implementa uma parte do subsistema de console do kernel para facilitar o processamento da saída do console. O console coerente usa os mecanismos do kernel do Solaris para processar a saída do console, em vez das interfaces Programmable Read-Only Memory (PROM). Isso reduz a dependência do processamento do console do OnBoot PROM (OBP).
O console coerente usa um driver framebuffer residente no kernel para gerar saída do console. A saída do console gerada é mais eficiente do que o uso do processamento OBP. O console coerente também evita CPUs ociosas durante a saída do console SPARC e aprimora a experiência do usuário.
Por exemplo, o console coerente aumenta a taxa de transferência de texto do console e a taxa de rolagem do SPARC, e fornece cor ANSI.
Este aprimoramento do recurso de janelas X11 é novo na versão Solaris Express 3/06.
O Xorg X Server para as plataformas x86 e x64 foi atualizado da versão 6.8.2 para a versão 6.9 pela X.Org Foundation e pela comunidade código-fonte aberto. A nova versão adiciona suporte para mais dispositivos de gráfico, incluindo novos modelos de ATI, XGI, VIA e Intel. O servidor Xorg X versão 6.9 também adiciona melhoras na manipulação de teclado e mouse, aprimoramentos de desempenho e correções de erros.
Para obter mais informações, consulte a página do manual Xorg(1).
Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 3/06.
O pools de recursos e os pools de recursos dinâmicos foram integrados ao Solaris Service Management Framework Facility (SMF). Os pools de recursos dinâmicos agora são ativados separadamente do serviço de pools de recursos.
O Fault Management Resource Identifier (FMRI) para o serviço de pools de recursos dinâmicos é: svc:/system/pools/dynamic. O FMRI para o serviço de pools de recursos é: svc:/system/pools. Os mecanismos de ativação e desativação através do comando pooladm também ainda estão disponíveis.
Observe que quando um sistema com pools ativados é atualizado, se um arquivo /etc/pooladm.conf existir, o serviço de pools é ativado.
Para obter mais informações, consulte o System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System. Consulte também as seguintes páginas do manual:
Este software adicional é novo na versão Solaris Express 3/06.
O RealPlayer permite que o usuário acesse e gerencie mídia digital. O RealPlayer fornece suporte aos seguintes formatos de mídia digital:
RealAudio
RealVideo
MP3
Ogg Vorbis e Theora
H263
AAC
O recurso RealPlayer melhora a experiência de multimídia para os usuários do Java Desktop System (JDS).
Este aprimoramento de idioma é novo na versão Solaris Express 3/06.
Este recurso fornece uma nova opção de comando kbd -s language. Esta opção permite que o usuário configure layouts de teclado no kernel. O recurso de layout de teclado Zero-CountryCode é particularmente útil em sistemas SPARC. Em versões anteriores, todos os “teclados não-auto-ID” eram sempre reconhecidos como teclado de layout dos EUA em sistemas SPARC.
Para obter mais informações, consulte a página do manual kbd(1).
Este aprimoramento de recurso de sistema é novo na versão Solaris Express 3/06.
O Compact Flash (CF) pode ser usado como um disco Advanced Technology Attachment (ATA) com um adaptador CF<->ATA. O uso de CF como um disco ATA fornece um programa inicializável e um dispositivo de armazenamento de dados confiáveis. Este recurso também melhora e flexibilidade e a confiabilidade da solução de armazenamento para o PC ou o aplicativo.
Para obter mais informações, consulte a página do manual ata(7D).
Este aprimoramento de recursos de sistema é novo na versão Solaris Express 3/06.
Dois novos subcomandos, move e clone, foram adicionados ao comando zoneadm. Os recursos de movimento e clone de região permitem as seguintes operações:
Realocar uma região não global de um ponto em um sistema para outro ponto no mesmo sistema
Fornecer rapidamente uma nova região não global baseada na configuração de uma região existente no mesmo sistema
Para obter mais informações, consulte a página do manual zoneadm(1M) Consulte também o System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System.