Esta seção descreve todos os recursos novos ou aprimorados na versão Solaris Express 4/06.
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
O Common Agent Container (CAC) é um programa Java autônomo que implementa um recipiente para aplicativos de gerenciamento Java. O CAC fornece uma infra-estrutura de gerenciamento concebida para a funcionalidade de gerenciamento com base no Java Management Extensions (JMXTM) e no Java Dynamic Management Kit (JDMK). O pacote SUNCacaort instala o software CAC no diretório /usr/lib/cacao. Normalmente, o CAC não é visível para o usuário ou o administrador.
Há duas ocasiões em que o administrador pode precisar interagir com o daemon do recipiente:
Quando um aplicativo tenta usar uma porta de rede que é reservada para o CAC
Para regenerar as chaves de certificado do CAC quando um armazenamento de certificado é comprometido
Para obter mais informações, consulte o Capítulo 14, Troubleshooting Software Problems (Overview), no System Administration Guide: Advanced Administration.
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
A partir desta versão, o Solaris OS inclui um conjunto de recursos de autocorreção previsível para automaticamente capturar, diagnosticar e responder a erros de hardware detectados no sistema.
O gerenciador de falhas do Solaris agora fornece suporte a erros de CPU e de memória detectados em sistemas x64, incluindo:
Erros de CPU AMD Athlon 64 e OpteronTM
Erros de links Northbridge e Hypertransport
Erros de DRAM corrigíveis, não corrigíveis, e de ChipKill
O gerenciador de falhas do Solaris diagnostica automaticamente as falhas em hardware x64. O gerenciador de falhas do Solaris também tenta automaticamente colocar off-line ou isolar uma CPU, um cache ou uma região de memória DRAM com falhas. As mensagens de diagnóstico são relatadas pelo daemon fmd.
Para obter mais informações sobre gerenciamento de falhas no Solaris, consulte:
A página do manual fmd(1M)
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
A partir desta versão, o Solaris OS inclui um conjunto de recursos de autocorreção previsível para automaticamente capturar, diagnosticar e responder a erros de hardware detectados no sistema. Os resultados do diagnóstico de autocorreção são relatados ao serviço syslogd.
O gerenciador de falhas do Solaris, fmd, agora possibilita que você faça o seguinte:
Publique resultados de diagnósticos através do Solaris System Management Agent (SMA), incluindo desvios SNMP
Procure em um MIB SNMP informações de gerenciamento de falhas sobre cada máquina
O MIB do gerenciamento de falhas está localizado em /etc/sma/snmp/mibs/SUN-FM-MIB.mib no sistema do Solaris.
Para obter mais informações sobre a configuração de SNMP no Solaris, consulte:
A página do manual fmd(1M)
A página do manual syslogd(1M)
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
A API do Java Dynamic Tracing (DTrace) é uma interface para a biblioteca nativa do DTrace. Esta interface fornece suporte para o desenvolvimento de ferramentas de visualização escritas em Java. A API do Java DTrace vem instalada no /usr/share/lib/java/dtrace.jar . Esta API permite que vários consumidores dos dados do DTrace executem simultaneamente dentro de uma única máquina virtual para a plataforma Java (máquina JVM). TM Cada consumidor da API do Java DTrace escuta dados de sondagem e permite que você solicite instantâneos constantes dos dados de agregação a qualquer momento.
Para obter mais informações, consulte a API do JavadocTM em /usr/share/lib/java/javadoc/dtrace/api/index.html.
As funções de biblioteca mkdtemp() e mkstemps() foram adicionadas ao Solaris Express 4/06. A função mkdtemp() permite a criação de diretórios com nomes exclusivos. A função mkstemps() permite a criação de arquivos com nomes exclusivos com um sufixo específico.
Para obter mais informações, consulte as páginas do manual mkdtemp(3C) e mkstemps(3C).
Este recurso de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
Este recurso permite a migração de regiões não globais de uma máquina para outra. Os comandos zonecfg e zoneadm foram modificados para permitir a migração de regiões não globais de um sistema para outro. O procedimento de migração desanexa a região suspensa de seu local atual e a anexa a um novo sistema.
A região global no sistema de destino deve executar o seguinte:
A mesma versão do sistema operacional que a do host original
Os mesmos pacotes de versões do sistema operacional e patches que os do host original
O processo de desanexação de regiões cria as informações necessárias para anexar a região em um sistema diferente. O processo de anexação de regiões verifica se a nova máquina tem a configuração correta para hospedar a região.
Uma vez que existem várias maneiras de tornar o caminho da região disponível no novo host, o movimento real do caminho da região de um sistema para outro é um processo manual executado pelo administrador global.
Quando anexada ao novo sistema, a região está no estado de instalada.
Para obter mais informações sobre privilégios de configuração de regiões e restrições de privilégio de região, consulte:
A página do manual zonecfg(1M)
A página do manual zoneadm(1M)
System Administration Guide: Virtualization Using the Solaris Operating System
Na versão Solaris Express 4/06, fez-se um aprimoramento do recurso do console da Web Sun Java que foi introduzido na versão Solaris Express 10/04. Consulte Gerenciamento baseado na Web do ZFS
Nesta versão, a ferramenta de gerenciamento baseado na Web Solaris ZFS está disponível no console da Web Sun Java.
Para obter mais informações, consulte o Solaris ZFS Administration Guide.
Este recurso foi modificado na versão Solaris Express 4/06.
Esta versão do Solaris fornece suporte à interconexão do PCI Express (PCIe) com sistemas baseados em SPARC e x86.
O PCIe foi concebido para conectar dispositivos periféricos nos seguintes aplicativos:
Área de trabalho
Enterprise
Celular
Comunicação
Incorporado
A interconexão de PCIe é um barramento de E/S serial de padrão industrial e de alto desempenho. Para obter detalhes sobre a tecnologia PCIe, vá para http://www.pcisig.com.
O software PCIe fornece os seguintes recursos nesta versão do Solaris:
Suporte ao espaço de configuração estendido de PCIe
Suporte à manipulação de erro de linha de base de PCIe e interrupções MSI
Propriedades modificadas de IEEE-1275 para dispositivos PCIe
Suporte à conexão automática de PCIe (tanto nativo quanto baseado em ACPI) através do aprimoramento do componente cfgadm[lowbar]pci do comando cfgadm
Autoconfiguração periférica de PCIe baseada em uso do botão ATTN
A seguinte saída de exemplo cfgadm exibe os dispositivos de PCIe de conexão automática em um sistema x86. Observe que essa exibição pode diferir de plataforma para plataforma. Verifique a sintaxe correta de cfgadm no guia da plataforma do hardware.
# cfgadm pci Ap_Id Type Receptacle Occupant Condition pcie1 unknown empty unconfigured unknown pcie2 unknown empty unconfigured unknown pcie3 unknown empty unconfigured unknown pcie4 ethernet/hp connected configured ok pcie5 pci-pci/hp connected configured ok pcie6 unknown disconnected unconfigured unknown |
O modelo administrativo para periféricos PCIe de conexão automática é o mesmo dos periféricos PCI, que também usam o comando cfgadm.
Para obter mais informações, consulte a página do manual cfgadm_pci(1M) e o System Administration Guide: Devices and File Systems. Consulte o guia da plataforma do hardware para se certificar de que o suporte a PCIe e PCIe de conexão automática é fornecido em seu sistema. Além disso, revise atentamente as instruções para inserir fisicamente adaptadores no sistema, ou dele removê-los, e revise a semântica da autoconfiguração do dispositivo, se aplicável.
Este software adicional é novo na versão Solaris Express 4/06.
PostgreSQL é um sistema de banco de dados relacional fornecido na comunidade de código aberto. Mais de quinze anos de desenvolvimento ativo e arquitetura comprovada deram a PostgreSQL uma reputação de confiabilidade, integridade de dados e exatidão.
Para obter mais informações, consulte http://www.postgresql.org.
Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Solaris Express 4/06.
Nesta versão, o comando zpool offline coloca um dispositivo off-line persistentemente por padrão. Você pode usar a opção -t para colocar um dispositivo off-line temporariamente.
Para obter mais informações, consulte a página do manual zpool(1M).
Para obter mais informações sobre o sistema de arquivos do ZFS, consulte Aprimoramentos de comando do ZFS e alterações.