O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos do Solaris Express Developer Edition 1/08

Solaris Trusted Extensions Administrator's Procedures

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 1/08.

Começando com esta versão, os pacotes Solaris Trusted Extensions são instalados quando o Solaris OS é instalado. O diretório ExtraValue não existe mais. Este diretório incluíam anteriormente os pacotes Solaris Trusted Extensions. A funcionalidade Solaris Trusted Extensions é gerenciada pelo recurso de gerenciamento de serviços (SMF) como o serviço svc:/system/labeld:default. Esse serviço deve ser ativado. Depois que o serviço estiver no estado online, reinicialize o sistema para ativar as Solaris Trusted Extensions. Será necessária uma configuração adicional após a reinicialização. Para obter mais informações, consulte a Parte I, Initial Configuration of Trusted Extensions, no Solaris Trusted Extensions Administrator’s Procedures.

A versão do Developer 1/08 também inclui os seguintes recursos:

Para obter mais informações sobre o Solaris Trusted Extensions, consulte Solaris Trusted Extensions Administrator’s Procedures.

Serviço de protocolo de gerenciamento de dados de rede

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 1/08.

O protocolo de gerenciamento de dados de rede (NDMP) é um padrão para fazer backup dos dados, em geral em fita, dos clientes de rede. Com o NDMP sendo executado como serviço, qualquer aplicativo de gerenciamento de dados compatível com NDMP na rede é um cliente e pode fazer backup de seus dados no servidor NDMP, um dispositivo do Sun StorageTek NAS.

StarOffice 8

O aprimoramento dessas ferramentas da área de trabalho é novo na versão do Developer 1/08.

A partir dessa versão, o StarOffice 8 foi aprimorado para incluir um novo mecanismo de Chart.

Para obter mais informações sobre o novo mecanismo Chart, consulte http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Chart2/Features2.3. Para obter mais informações sobre o StarOffice, consulte http://www.sun.com/software/star/staroffice/whats_new.jsp.

GNOME 2.20

O aprimoramento dessas ferramentas da área de trabalho é novo na versão do Developer 1/08.

O GNOME 2.20 é a versão mais recente do ambiente de área de trabalho de múltiplas plataformas, o GNOME Desktop. O GNOME 2.20 contém os seguintes recursos:

Aprimoramentos do sistema de arquivos Solaris ZFS

Esta seção descreve os novos recursos do ZFS no Developer versão 1/08.

Consulte as seguintes seções de O que há de novo para obter informações sobre recursos relacionados do ZFS:

x86: Suporte para o recurso "Sleep" do Suspend to RAM

Este aprimoramento de recurso do sistema é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, o Solaris OS inclui suporte para o recurso "Sleep" do Suspend to RAM (S3). Este recurso recebe suporte nas plataformas baseadas no Solaris x86 que incluem drivers compatíveis, por exemplo, o Sun UltraTM20 M2 Workstation. Para que um driver seja considerado compatível, ele deve suportar um conjunto específico de recursos.

Para obter mais informações, consulte o Capítulo 12, Power Management, no Writing Device Drivers.


Observação –

À medida que as plataformas se tornam compatíveis, elas serão acrescentadas à lista de estações de trabalho suportadas.


x86: Virtualização usando o Sun xVM Hypervisor

Este aprimoramento de recurso do sistema é novo na versão Developer 1/08.

O objetivo da virtualização é passar do gerenciamento de componentes individuais do datacenter para o gerenciamento de pools de recursos. Consolidando múltiplos hosts e serviços em uma única máquina, a virtualização reduz os custos através do compartilhamento de hardwares, infra-estruturas e administração.

O Sun xVM Hypervisor baseia-se no trabalho da comunidade de código aberto Xen. Em um sistema em execução, o Hypervisor se encaixa entre o hardware e a instância do sistema operacional. O Hypervisor pode executar com segurança múltiplas máquinas virtuais simultaneamente em um único computador compatível com x86, com cada máquina virtual executando seu próprio sistema operacional.

Cada instância da máquina virtual é chamada de domínio. Há dois tipos de domínio. Há um domínio de controle, também chamado de domínio 0, ou dom0. O sistema operacional convidado é chamado de domínio convidado, também conhecido como domínio U ou domU. Você pode ter múltiplos domínios convidados no seu sistema.

Nas soluções baseadas no Hypervisor, há dois tipos básicos de virtualização: virtualização completa e paravirtualização. O Hypervisor suporta os dois modos. Um sistema pode ter domínios paravirtualizados e totalmente virtualizados sendo executados simultaneamente.

O xVM Hypervisor virtualiza o hardware do sistema. Isso significa que ele compartilha e particiona de forma transparente os recursos do sistema, como CPUs, memória e NICs, entre os domínios convidados.

O Hypervisor é executado em sistemas baseados em x64 e x86. As configurações suportadas incluem os convidados Solaris dom0 e Solaris domU, Linux domU, FreeBSD domU e Windows domU. As regiões do Solaris e de outras marcas podem ser executadas em um Solaris domU.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

x86: Gerenciamento aprimorado de energia da CPU Speedstep

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivo é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, a tecnologia aprimorada SpeedstepTM da Intel recebe suporte no Solaris. O suporte aprimorado Speedstep permite que os usuários do Solaris gerenciem o consumo de energia dos processadores Intel, reduzindo a freqüência do processador durante os períodos ociosos.

Para obter mais informações sobre como ativar o gerenciamento de energia da CPU Solaris, consulte a página principal do power.conf(4).

Recurso de aposentadoria de dispositivo com falha

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivo é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, o Solaris OS inclui um novo mecanismo de "aposentadoria" de dispositivos para isolar um dispositivo como com falha pela estrutura de gerenciamento de falhas (FMA). Esse recurso permite que os dispositivos com falha sejam desativados com segurança e de forma automática, evitando perda e corrompimento de dados, ou pânico e tempo de inatividade do sistema. O processo de aposentadoria é feito com segurança, considerando a estabilidade do sistema depois que o dispositivo foi isolado.

Os dispositivos críticos nunca são isolados. Se você precisar substituir manualmente um dispositivo aposentado, use o comando fmadm repair depois da substituição do dispositivo, de forma que o sistema saiba que o dispositivo foi substituído, além das etapas de substituição manual.

O processo de reparo fmadm é como segue:

Para obter mais informações, consulte fmadm(1M).

É exibida uma mensagem geral referente ao isolamento do dispositivo no console, sendo gravada no arquivo /var/adm/messages, para que você tenha conhecimento do dispositivo isolado. Por exemplo:


Aug 9 18:14 starbug genunix: [ID 751201 kern.notice] 
NOTICE: One or more I/O devices have been retired

Você pode usar o comando prtconf para identificar determinados dispositivos isolados. Por exemplo:


# prtconf
.
.
.
pci, instance #2
        scsi, instance #0
            disk (driver not attached)
            tape (driver not attached)
            sd, instance #3
            sd, instance #0 (retired)
        scsi, instance #1 (retired)
            disk (retired)
            tape (retired)
    pci, instance #3
        network, instance #2 (driver not attached)
        network, instance #3 (driver not attached)
    os-io (driver not attached)
    iscsi, instance #0
    pseudo, instance #0
.
.
.

Gerenciador de tráfego Sun StorageTek

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivo é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, foram alterados os mecanismos descritos em scsi[lowbar]vhci(7D) para sobrescrever o comportamento da configuração automática. A personalização atual será convertida no novo mecanismo na atualização.

Para obter mais informações, consulte a página principal scsi_vhci(7D) e o Guia de configuração e múltiplos caminhos do Solaris SAN.

NAT-Traversal IPsec Aprimorado

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, os aplicativos de gerenciamento de chave IPsec podem habilitar ou desabilitar o NAT-Traversal através de uma opção de soquete UDP, e habilitar as extensões PF[lowbar]KEY corretas nas associações de segurança do IPsec.

Tamanho da fila de Backlog Inetd

Este aprimoramento de rede é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, foi introduzido um dispositivo ajustável para definir o tamanho da fila de backlog dos serviços gerenciados inetd. Este recurso acrescenta a propriedade SMF para o inetd chamado connection[lowbar]backlog usando o tamanho da fila que pode ser modificado. O valor padrão da fila connection[lowbar]backlog é 10. Você pode modificar a propriedade connection[lowbar]backlog usando o comando inetadm. Por exemplo:

Para obter mais informações, consulte a página do manual inetadm(1M).

Xvnc Server e cliente Vncviewer

Este aprimoramento de janelas X11 é novo na versão Developer 1/08.

O VNC fornece uma sessão da área de trabalho remota sobre o protocolo Remote Frame Buffer (RFB). Os clientes RFB, mais conhecidos como visualizadores VNC, estão disponíveis na maioria das plataformas, tanto em versões comerciais quanto em versões de código-fonte aberto.

Agora a versão Developer 1/08 inclui o Xvnc, um servidor X baseado em versões de código-fonte aberto do projeto RealVNC e da X.Org Foundation, que é exibido em um cliente de protocolo RFB sobre a rede, sem precisar de uma sessão existente do servidor X no hardware de vídeo local. Essa versão também inclui o cliente RealVNC vncviewer RFB para se conectar a servidores VNC remotos, e vários programas associados para gerenciá-los.

Para obter mais informações, consulte o Guia de administração do sistema: virtualização usando o sistema operacional Solaris. Consulte também as páginas do manual Xvnc(1) e vncviewer(1).

64-bit SPARC: Suporte de otimização de colocação de memória para plataformas sun4v

Este aprimoramento de desempenho do sistema é novo na versão Developer 1/08.

A otimização de colocação de memória (MPO) permite que os sistemas operacionais aloquem memória local para o núcleo em que os segmentos ou processos estão sendo executados. A arquitetura sun4v é executada em ambiente de hardware virtualizado. O recurso MPO para plataformas sun4v fornece os métodos de acesso padrões necessários na camada sun4v para fornecer as informações de localidade para a estrutura MPO genérica. Esse recurso é eficaz nas plataformas em que existem vários soquetes com diferenças de latência de acesso da memória. O recurso MPO aprimora o desempenho de vários aplicativos permitindo que o sistema operacional aloque memória local aos nós.

Serviço Solaris CIFS

Este aprimoramento do sistema de arquivos é novo na versão Developer 1/08.

O serviço Solaris CIFS fornece um serviço CIFS nativo bem integrado para suportar clientes Windows, MacOS e outros clientes CIFS. Este serviço oferece acesso generalizado para os arquivos que são compartilhados entre clientes CIFS e NFS. O servidor Solaris CIFS pode agir como servidor de membro em um domínio do Active Directory. O serviço Solaris CIFS fornece acesso do sistema de arquivos aos clientes Windows e Mac OS através de compartilhamentos CIFS com suporte para autenticação de domínio local ou do Active Directory.

Semelhante ao NFS, o CIFS presta serviços de sistema dos arquivos de rede. O CIFS também oferece serviços como transporte de rede para subprotocolos como pipes nomeados, serviços MS-RPC e interfaces para a funcionalidade principal do Windows.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

O Solaris Trusted Extensions suporta a montagem dos sistemas de arquivos rotulados com o protocolo NFSv3

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, o software Solaris Trusted Extensions pode montar os sistemas de arquivo rotulados usando o NFS Versão 3 (NFSv3), além da Versão 4 (NFSv4). O Solaris Trusted Extensions não tem restrições ao usar TCP como protocolo de transporte subjacente para o NFS. No entanto, os usuários não podem escolher o UDP como protocolo subjacente para o acesso NFS de leitura para o NFSv3. O uso de UDP para a operação inicial de montagem recebe suporte, mas o UDP não recebe suporte para as operações subseqüentes do NFSv3 para múltiplos níveis.

Serviço VSCAN

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Developer 1/08.

O Solaris OS agora suporta análise integrada de vírus dos arquivos residentes no ZFS, usando o protocolo ICAP para enviar arquivos candidatos aos produtos padronizados de análise de vírus de terceiros.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

SPARC: Suporte acelerado de hardware à criptografia de curva elíptica (ECC)

Este aprimoramento de segurança é novo na versão Developer 1/08.

As plataformas baseadas em UltraSPARC-T2 oferecem suporte à aceleração de hardware dos algoritmos de criptografia de curva elíptica (ECC). O Solaris OS agora oferece suporte a ECDSA e ECDH de alto desempenho nessas plataformas. Esses novos algoritmos ECC podem ser acessados por todos os usuários da estrutura criptográfica do Solaris, inclusive usuários JAVA e OpenSSL.

Funções de conversão do kernel de codificação Unicode

Este aprimoramento das funções do kernel é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, um conjunto de funções de modo de usuário e do kernel de conversão de codificação Unicode está disponível para as codificações Unicode UTF-8, UTF-16 e UTF-32. As variações big-endian e little-endian das codificações e o processamento de Byte Order Mark também são suportados.

Para obter mais informações, consulte as páginas do manual uconv_u16tou32(9F) e uconv_u16tou32(3C).

Funções do kernel de preparação de texto Unicode UTF-8

Este aprimoramento das funções do kernel é novo na versão Developer 1/08.

Este recurso introduz um novo conjunto de funções do kernel e do modo de usuário que podem ser usadas para executar normalizações Unicode e conversões Unicode de caso simples em texto UTF-8. Também há funções para comparação de seqüências UTF-8 e validação com várias opções.

Para obter mais informações, consulte as seguintes páginas do manual:

Cache Squid

Este aprimoramento de pilha da Web é novo na versão Developer 1/08.

O Squid é um proxy HTTP/1.0 cheio de recursos. Ele oferece um ambiente elaborado de controle de acesso, autorização e registro em log para desenvolver aplicativos de fornecimento de conteúdo e proxy da Web.

Para obter mais informações, consulte http://www.squid-cache.org/Versions/v2/2.6/cfgman/.

32-bit: PHP 5

Este aprimoramento de pilha da Web é novo na versão Developer 1/08.

A partir dessa versão, o Solaris OS inclui o PHP 5. A PHP Hypertext Preprocessor é uma linguagem popular de script para o desenvolvimento de aplicativos da Web.

Para obter mais informações, consulte http://www.php.net/.

Ruby 1.8.6 e Rubygems 0.9.4

Este aprimoramento de pilha da Web é novo na versão Developer 1/08.

A partir dessa versão, é oferecido suporte para linguagem de programação Ruby, certas extensões, estrutura de aplicativos Rails e sistema de gerenciamento do pacote Rubygems.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

Servidor HTTP Apache 2.2

Este aprimoramento de pilha da Web é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta nova versão, o Solaris OS inclui o servidor HTTP Apache 2.2.6. O servidor Apache suporta múltiplos MPMs, PHP, prefork e worker.

Para obter mais informações, consulte http://httpd.apache.org/docs/2.2/.

MySQL 5.0.45

Este aprimoramento de pilha da Web é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, o Solaris OS inclui os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais do MySQL 5.0.45.

Interface do banco de dados em Perl e Driver PostgreSQL para Perl

Este aprimoramento adicional de software é novo na versão Developer 1/08.

A Interface do banco de dados Perl (DBI) é uma interface genérica de banco de dados para comunicação com um back-end específico de banco de dados. O DBD::Pg é um driver PostgreSQL que permitirá que os aplicativos em Perl interajam com o back-end PostgreSQL através da DBI.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

x86: GLDv3 Versão bnx II Driver

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O driver Broadcom NetXtreme (bnx) II Ethernet é convertido para GLDv3. Essa conversão inclui alguns recursos no GLDv3 que são úteis para os sistemas baseados em bnx(7d), tais como suporte total para VLANs e agregação de link 802.3. Também mostra-se útil para os recursos adicionais de pilha, tais como instâncias IP.

Para obter mais informações, consulte a página do manual bnx(7D).

Driver de Fast Ethernet ADMtek

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, foi introduzido o driver afe(7D). O afe(7D) suporta interfaces de rede baseadas em chips ADMtek Centaur e Comet.

Driver de Fast Ethernet Macronix

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, foi introduzido o driver mxfe(7D). O mxfe(7D) suporta dispositivos de Ethernet 10/100 baseados no controlador Macronix 98715.

x86: Driver 4965 WiFi

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O novo driver 4965 WiFi suporta o chip Intel Centrino 4965 WiFi. O novo driver é útil para usuários de laptop com chip 4965.

x86: dmfe(7D)

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, o driver dmfe(7D) para dispositivos de Fast Ethernet 10/100 Davicom foi atualizado para suportar plataformas x86.

x86: AMD–8111

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O hub AMD-8111 HyperTransport I/O inclui um controlador de LAN Ethernet 10/100, e o driver é usado pela plataforma Andretti.

x86: Driver HBA SATA nv[lowbar]sata

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O nv[lowbar]sata é um driver HBA SATA capaz de realizar funções hot-plug, para controladores NVIDIA ck804/mcp55 e compatíveis com SATA.

Para obter mais informações, consulte a página do manual nv_sata(7D).

x86: Suporte a SATA ATAPI no driver AHCI

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O driver AHCI suporta dispositivos de CD/DVD SATA ATAPI. Os usuários podem usar CD/DVD SATA no modo AHCI, e não no modo compatível. O modo AHCI conta com melhores recursos hot-plug e de tratamento de erros.

Para obter mais informações, consulte a página do manual ahci(7D).

Suporte a SATA NCQ no driver AHCI

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

O driver AHCI suporta o recurso SATA NCQ. O suporte ao NCQ melhora o desempenho do driver.

Para obter mais informações, consulte a página do manual ahci(7D).

SPARC: rtls(7D)

Este aprimoramento de driver é novo na versão Developer 1/08.

A partir desta versão, a Ethernet rtls(7D) é atualizada para suportar plataformas SPARC. Para obter mais informações, consulte a página do manual rtls(7D).

32-bit: pgAdmin III

Este aprimoramento de freeware é novo na versão Developer 1/08.

O pgAdmin III é uma plataforma conhecida e cheia de recursos de desenvolvimento e administração em código-fonte aberto para PostgreSQL. A interface gráfica suporta todos os recursos de PostgreSQL e facilita a administração. Essa ferramenta permite que os usuários escrevam pesquisas simples em SQL e também desenvolvam bancos de dados complexos.

Para obter mais informações, consulte http://www.pgadmin.org/.

GNU Libtool 1.5.22

Este aprimoramento de freeware é novo na versão Developer 1/08.

O GNU Libtool é um script que permite que os desenvolvedores de pacote forneçam suporte genérico de biblioteca compartilhada. O Libtool é usado por desenvolvedores que trabalham em softwares que já o adotaram. Em geral, é usado em conjunto com as outras ferramentas automáticas GNU, Automake e Autoconf.

VIM 7.1

Este aprimoramento de freeware é novo na versão Developer 1/08.

O Vi IMproved (VIM) é um clone popular do Visual Editor (vi). O VIM apresenta mais recursos do que o editor SystemV vi no /usr/bin/vi.

Para obter mais informações, consulte http://www.vim.org/.

p7zip

Este aprimoramento de freeware é novo na versão Developer 1/08.

A partir dessa versão, o Solaris OS inclui a porta p7zip. A p7zip é semelhante ao utilitário de arquivamento e compressão do Windows, o 7zip.

Para obter mais informações, consulte http://p7zip.sourceforge.net/.