Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

ProcedureComo determinar a hierarquia do sistema de arquivos ZFS

  1. Selecione a granularidade do sistema de arquivos.

    Os sistemas de arquivos ZFS são o ponto central da administração. São leves e podem ser criados facilmente. Um bom modelo a ser utilizado é o de estabelecer um sistema de arquivos por usuário ou projeto, já que este modelo permite que as propriedades, instantâneos e backups possam ser controlados em uma base por usuário ou por projeto.

    Os dois sistemas de arquivos ZFS, bonwick e billm, são criados em Como criar sistemas de arquivos ZFS.

    Para obter mais informações sobre o gerenciamento de sistemas de arquivos, consulte Capítulo 6Gerenciando sistemas de arquivos ZFS do Oracle Solaris.

  2. Agrupe os sistemas de arquivos semelhantes.

    O ZFS permite que os sistemas de arquivos sejam organizados em hierarquias para que os sistemas de arquivos semelhantes possam ser agrupados. Esse modelo oferece um ponto central de administração para o controle de propriedades e a administração de sistemas de arquivos. Os sistemas de arquivos semelhantes devem ser criados sob um mesmo nome.

    No exemplo em Como criar sistemas de arquivos ZFS, os dois sistemas de arquivos são inseridos em um sistema de arquivos chamado home.

  3. Escolha as propriedades do sistema de arquivos.

    A maioria das características do sistema de arquivos é controlada por propriedades. Essas propriedades controlam vários comportamentos, incluindo onde os sistemas de arquivos são montados, como são compartilhados, se utilizam compactação e se as cotas estão ativas.

    No exemplo em Como criar sistemas de arquivos ZFS, todos os diretórios home estão montados no usuário /export/zfs/, compartilhados através do NFS e apresentam a compactação ativada. Além disso, no usuário bonwick, é obrigatória uma cota de 10 GB.

    Para obter mais informações sobre propriedades, consulte Introduzindo as propriedades do ZFS.