Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Criando um pool de armazenamento do ZFS

O exemplo anterior ilustra a simplicidade do ZFS. O restante deste capítulo apresenta um exemplo mais completo, semelhante ao que poderia ser encontrado em seu ambiente. A primeira tarefa consiste em identificar os seus requisitos de armazenamento e criar um pool de armazenamento. O pool descreve as características físicas do armazenamento e deve ser criado antes dos sistemas de arquivos.

ProcedureComo identificar os requisitos de armazenamento para o pool de armazenamento do ZFS

  1. Determine os dispositivos disponíveis para o conjunto de armazenamento.

    Antes de criar um pool de armazenamento, você deve determinar que dispositivos armazenarão os dados. Esses dispositivos devem ser discos de no mínimo 128 MB e não devem estar sendo utilizados por outras partes do sistema operacional. Os dispositivos podem ser faixas individuais de um disco pré-formatado ou podem ser discos inteiros que o ZFS formata como uma única e grande faixa.

    No exemplo de armazenamento utilizado em Como criar um pool de armazenamento do ZFS, suponha que os discos /dev/dsk/c1t0d0 e /dev/dsk/c2t0d0 estejam totalmente disponíveis para uso.

    Para obter mais informações sobre os discos e como são usados e rotulados, consulte Usando discos em um pool de armazenamento do ZFS.

  2. Escolha a replicação de dados.

    O ZFS oferece suporte a vários tipos de replicação de dados, o que determina que tipos de falhas de hardware o conjunto pode suportar. O ZFS oferece suporte a configurações não redundantes (distribuídas), bem como a espelhamento e RAID-Z (uma variação de RAID-5).

    No exemplo de armazenamento em Como criar um pool de armazenamento do ZFS, utiliza-se o espelhamento básico de dois discos disponíveis.

    Para obter mais informações sobre os recursos de replicação do ZFS, consulte Recursos de replicação de um pool de armazenamento do ZFS.

ProcedureComo criar um pool de armazenamento do ZFS

  1. Torne-se raiz e adote uma função equivalente com os perfis corretos do ZFS apropriado.

    Para obter mais informações sobre os perfis corretos do ZFS, consulte Perfis de direitos do ZFS.

  2. Escolha um nome para o conjunto de armazenamento.

    O nome do conjunto é utilizado para identificar o conjunto de armazenamento quando os comandos zpool ou zfs estão sendo utilizados. A maioria dos sistemas requer somente um único conjunto, tornando possível selecionar o nome de sua preferência, contanto que esteja de acordo com os requisitos de identificação citados em Requisitos para nomeação de componentes do ZFS.

  3. Crie o pool.

    Por exemplo, o comando a seguir cria um conjunto espelhado chamado tank:


    # zpool create tank mirror c1t0d0 c2t0d0
    

    Se um ou mais dispositivos contiverem outro sistema de arquivos ou estiverem em uso, o comando não poderá criar o pool.

    Para obter mais informações sobre a criação de pools de armazenamento, consulte Criando um pool de armazenamento do ZFS. Para obter mais informações sobre como é determinado o uso do dispositivo, consulte Detectando dispositivos em uso.

  4. Visualize os resultados.

    Você pode determinar se seu pool foi criado com sucesso usando o comando zpool list .


    # zpool list
    NAME                    SIZE    ALLOC   FREE    CAP  HEALTH     ALTROOT
    tank                     80G    137K     80G     0%  ONLINE     -

    Para obter mais informações sobre a visualização do status do pool, consulte Consultando status de pool de armazenamento do ZFS.