É possível gerenciar sistemas de arquivos ZFS com ferramentas de legado definindo a propriedade mountpoint como legacy. Os sistemas de arquivos de legado devem ser gerenciados através dos comandos mount e umount e do arquivo /etc/vfstab. O ZFS não monta automaticamente os sistemas de arquivos de legado no momento da inicialização e os comandos mount e umount do ZFS não operam em conjuntos de dados desse tipo. Os exemplos abaixo ilustram como configurar e gerenciar um conjunto de dados ZFS no modo de legado:
# zfs set mountpoint=legacy tank/home/eschrock # mount -F zfs tank/home/eschrock /mnt |
Para montar automaticamente um sistema de arquivos de legado no momento da inicialização, adicione um entrada ao arquivo /etc/vfstab. O exemplo a seguir mostra qual entrada no arquivo /etc/vfstab poderia se parecer:
#device device mount FS fsck mount mount #to mount to fsck point type pass at boot options # tank/home/eschrock - /mnt zfs - yes - |
As entradas device to fsck e fsck pass são configuradas para - porque o comando fsck não é aplicável aos sistemas de arquivos ZFS. Para mais informação sobre a integridade de dados ZFS, consulte Semânticas transacionais.