Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Entendendo a propriedade zoned

Quando um conjunto de dados é delegado a uma região não global, ele deve ser identificado com uma marca especial para que determinadas propriedades não sejam interpretadas dentro do contexto da região global. Depois que o conjunto de dados tiver sido delegado a uma região não global e estiver sob o controle de um administrador de região, já não será possível confiar em seu conteúdo. Como em qualquer sistema de arquivos, podem haver binários setuid, links simbólicos ou, senão, conteúdos duvidosos que poderiam afetar a segurança da região global. Além disso, a propriedade mountpoint não pode ser interpretada no contexto da região global. Caso contrário, o administrador de regiões poderia afetar o espaço de nome da região global. Para abordar este último, o ZFS usa a propriedade zoned para indicar que um conjunto de dados foi delegado a uma região não global em um dado ponto no tempo.

A propriedade zoned é um valor booleano ativado automaticamente quando uma região, contendo um conjunto de dados ZFS, é inicializada pela primeira vez. Um administrador de regiões não precisa ativar esta propriedade manualmente. Se a propriedade zoned estiver definida, o conjunto de dados não pode ser montado ou compartilhado na região global. No exemplo a seguir, o tank/zone/zion foi delegado a uma região, enquanto o tank/zone/global, não:


# zfs list -o name,zoned,mountpoint -r tank/zone
NAME                  ZONED  MOUNTPOINT
tank/zone/global        off  /tank/zone/global
tank/zone/zion           on  /tank/zone/zion
# zfs mount
tank/zone/global           /tank/zone/global
tank/zone/zion             /export/zone/zion/root/tank/zone/zion

Observe a diferença entre a propriedade mountpoint e o diretório no qual o conjunto de dados tank/zone/zion está montado atualmente. A propriedade mountpoint reflete a propriedade como estando armazenada em disco, não onde o conjunto de dados está montado atualmente no sistema.

Quando um conjunto de dados é removido de uma região ou quando uma região é destruída, a propriedade zoned não é apagada automaticamente. Este comportamento se deve aos riscos de segurança inerentes relacionados a essas tarefas. Devido ao fato de um usuário não confiável ter tido total acesso ao conjunto de dados e a seus descendentes, a propriedade mountpoint pode ser definida com valores incorretos ou pode haver binários setuid nos sistemas de arquivos.

Para evitar eventuais riscos de segurança, a propriedade zoned deve ser apagada manualmente pelo administrador global se você desejar reutilizar o conjunto de dados. Antes de definir a propriedade zoned como off, certifique-se de que a propriedade mountpoint do conjunto de dados e de todos os seus descendentes esteja definida com valores aceitáveis e que não existam binários setuid, ou que a propriedade setuid esteja desativada.

Depois de ter verificado se não existem vulnerabilidades na segurança, a propriedade zoned pode ser desativada através do comando zfs set ou zfs inheri . Se a propriedade zoned for desativada enquanto um conjunto de dados estiver sendo usado dentro de uma região, o sistema pode se comportar de forma imprevisível. Altere a propriedade somente se tiver certeza de que o conjunto de dados já não esteja sendo usado por uma região não global.