Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Gerenciando propriedades do ZFS dentro de uma região

Depois que o conjunto de dados for delegado a uma região, o administrador de região poderá controlar propriedades específicas do conjunto de dados. Depois que um conjunto de dados é delegado a uma região, todos os seus antepassados estão visíveis como conjuntos de dados de somente leitura, enquanto que o próprio conjunto de dados é gravável, assim como seus descendentes. Considere, por exemplo, a seguinte configuração:


global# zfs list -Ho name
tank
tank/home
tank/data
tank/data/matrix
tank/data/zion
tank/data/zion/home

Se tank/data/zion fosse adicionado a uma região, cada conjunto de dados teria as seguintes propriedades.

Conjunto de dados 

Visível 

Gravável 

Propriedades imutáveis 

tank

Sim 

Não 

tank/home

Não 

tank/data

Sim 

Não 

tank/data/matrix

Não 

tank/data/zion

Sim 

Sim 

sharenfs, zoned, quota, reservation

tank/data/zion/home

Sim 

Sim 

sharenfs, zoned

Observe que todos os pais de tank/zone/zion estão visíveis como somente leitura, todos os descendentes são graváveis e os conjuntos de dados que não fazem parte da hierarquia pai não estão visíveis de nenhuma forma. O administrador de região não pode alterar a propriedade sharenfs porque as regiões não globais não podem agir como servidores NFS. O administrador de região não pode alterar a propriedade zoned porque isso apresentaria um risco de segurança, conforme descrito na próxima seção.

Os usuários privilegiados na região podem alterar qualquer outra propriedade que possa ser definida, exceto as propriedades quota e reservation. Este comportamento permite que o administrador de região global controle o consumo do espaço em disco de todos os conjuntos de dados utilizados pela região não global.

Além disso, as propriedades sharenfs e mountpoint não podem ser alteradas pelo administrador de região global depois que um conjunto de dados tiver sido delegado a uma região não global.