Torne o diretório que contém os arquivos de informação o diretório de trabalho atual.
Se houver versões anteriores do seu pacote e você precisar especificar que o novo pacote é compatível com tais versões, crie um arquivo nomeado compver com o seu editor de texto preferido.
Liste as versões com as quais o pacote é compatível. Use este formato:
string string . . . |
O valor de string é idêntico ao valor atribuído ao parâmetro VERSION no arquivo pkginfo para cada pacote compatível.
Salve as alterações e saia do editor.
Se o seu pacote depende da existência de outros pacotes, outros pacotes dependem do seu pacote ou seu pacote é incompatível com outros pacotes, crie um arquivo nomeado depend com o seu editor de texto preferido.
Adicione uma entrada para cada dependência. Use este formato:
type pkg-abbrev pkg-name (arch) version (arch) version . . . |
Define o tipo de dependência. Deve ser um dos caracteres seguintes: P (pacote de pré-requisito), I (pacote incompatível) ou R (dependência inversa).
Especifica a abreviatura do pacote, tal como SUNWcadap.
Especifica o nome completo do pacote, tal como Chip designers need CAD application software to design abc chips. Runs only on xyz hardware and is installed in the usr partition.
Opcional. Especifica o tipo de hardware no qual o pacote é executado. Por exemplo, sparc ou x86. Se especificar uma arquitetura, você deve usar parênteses como delimitadores.
Opcional. Especifica o valor atribuído ao parâmetro VERSION no arquivo pkginfo.
Para obter mais informações, consulte depend(4).
Salve as alterações e saia do editor.
Realize uma das seguintes tarefas:
Se você quiser criar arquivos de informação adicionais e scripts de instalação, vá para a próxima tarefa, Como escrever uma mensagem de copyright.
Se você não tiver criado o arquivo prototype, realize o procedimento Como criar um arquivo prototype usando o comando pkgproto. Vá para a Etapa 7.
Se você já criou o arquivo prototype, edite-o e adicione uma entrada para cada arquivo recém-criado.
Construa o pacote.
Consulte Como construir um pacote, se necessário.
Neste exemplo, há quatro versões de um pacote: 1.0, 1.1, 2.0, e a nova versão 3.0. O novo pacote é compatível com todas as versões anteriores. O arquivo compver na versão mais recente deve ser semelhante a:
release 3.0 release 2.0 version 1.1 1.0 |
As entradas não têm que estar em ordem seqüencial. No entanto, devem corresponder exatamente à definição do parâmetro VERSION em cada arquivo pkginfo do pacote. Neste exemplo, os criadores de pacotes usaram diferentes formatos nas três primeiras versões.
Este exemplo pressupõe que o pacote de amostra, SUNWcadap, requer que os pacotes SUNWcsr e SUNWcsu já estejam instalados em um sistema de destino. O arquivo depend de SUNWcadap se assemelha a:
P SUNWcsr Core Solaris, (Root) P SUNWcsu Core Solaris, (Usr) |
Depois de construir o pacote, instale-o para confirmar que ele é instalado corretamente e verificar sua integridade. O Capítulo 4Verificando e transferindo um pacote explica estas tarefas e oferece instruções detalhadas sobre como transferir o pacote verificado a um meio de distribuição.