Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

ProcedureComo escrever scripts de ação de classe

  1. Torne o diretório que contém os arquivos de informação no diretório de trabalho atual.

  2. Atribua aos objetos de pacote do arquivo prototype os nomes de classe desejados.

    Por exemplo, a atribuição de objetos a uma classe application e manpage poderia ser semelhante a:


    f manpage /usr/share/man/manl/myappl.1l
    f application /usr/bin/myappl
  3. Modifique o parâmetro CLASSES no arquivo pkginfo para que contenha os nomes de classe que você deseja usar no seu pacote.

    Por exemplo, as entradas da classe application e manpage poderiam ser semelhantes a:


    CLASSES=manpage application none

    Observação –

    A classe none é instalada sempre primeiro e removida por último, independente de onde ela aparece na definição do parâmetro CLASSES.


  4. Se estiver criando um script de ação de classe para um arquivo que pertença à classe sed, awk ou build, torne o diretório que contém o objeto de pacote seu diretório de trabalho atual.

  5. Crie os scripts de ação de classe ou objetos de pacote (em arquivos que pertençam à classe sed, awk ou build).

    Por exemplo, o script de instalação de uma classe denominada application seria denominado i.application e o script de remoção seria denominado r.application.

    Lembre-se, quando um arquivo fizer parte de uma classe que tem um script de ação de classe, o script deve instalar o arquivo. O comando pkgadd não instala os arquivos em cada classe que tenha um script de ação de classe, embora ele verifique a instalação. E, se você definir uma classe, mas não entregar um script de ação de classe, a única ação assumida por tal classe é copiar os componentes do meio de instalação no sistema de destino (o comportamento padrão de pkgadd).

  6. Realize uma das seguintes tarefas:

  7. Construa o pacote.

    Consulte Como construir um pacote, se necessário.

Próximo passo

Depois de construir o pacote, instale-o para confirmar que ele é instalado corretamente e verificar sua integridade. O Capítulo 4Verificando e transferindo um pacote explica como fazê-lo e oferece instruções detalhadas sobre como transferir o pacote verificado a um meio de distribuição.