Se seu sistema possui mais de um sistema operacional instalado, é possível inicializar a partir destes ambientes de inicialização para ambas as plataformas SPRARC e x86. Os ambientes de inicialização disponíveis para inicialização incluem os ambientes de inicialização inativos do Solaris Live Upgrade.
Iniciando com a versão Solaris 10 10/08 para um sistema com base SPARC, é possível inicializar um sistema de arquivo de raiz ZFS em um conjunto ZFS. Para conjuntos de raiz ZFS, você pode listar os ambientes de inicialização disponíveis com o comando boot com a opção -L. É possível então escolher um ambiente de inicialização e utilizar o comando boot OBP com a opção -Z para inicializar esse ambiente de inicialização. A opção -Z é uma alternativa para o comando luactivate que é também utilizado para inicializar um novo ambiente de inicialização para um conjunto de raiz ZFS. O comando luactivate é o método preferido para alternar os ambientes de inicialização. Para um sistema de arquivo UFS, continue utilizando o comando OpenBoot PROM OBP como a interface administrativa principal, com opções de inicialização selecionadas pelo uso dos comandos OBP.
Iniciando com a versão Solaris 10 1/06 para sistemas com base x86, um menu de inicialização GRUB fornece a interface para inicialização entre ambientes de inicialização diferentes. Iniciando com a versão Solaris 10 10/08, este menu lista os ambientes de inicialização que estão disponíveis para inicialização. Se o ambiente de inicialização padrão for um sistema de arquivo ZFS e o menu GRUB estiver sendo exibido, é possível deixar o ambiente de inicialização padrão inicializar ou escolher outro ambiente de inicialização para tal. O menu GRUB é uma alternativa para o comando luactivate que é também utilizado para inicializar um novo ambiente de inicialização para um conjunto de raiz ZFS. O comando luactivate é o método preferido para alternar os ambientes de inicialização.
Em ambos os sistemas com base SPARC e x86, cada conjunto de raiz ZFS possui um conjunto de dados definidos como o sistema de raiz padrão. Se para um sistema com base SPARC, for digitado o comando de inicialização, ou para um com base x86, for acatado como padrão o menu GRUB, então este sistema de arquivo de raiz padrão será inicializado.
Se o menu GRUB tiver sido modificado explicitamente para designar um item de menu padrão ao invés do outro definido pelo Solaris Live Upgrade, então a seleção dessa entrada de menu padrão não resultará na inicialização do sistema de arquivo raiz padrão do conjunto.
Para mais informações sobre a inicialização e a modificação do menu de inicialização GRUB, consulte as referências a seguir.
Tarefa |
Informações |
---|---|
Para ativar um ambiente de inicialização com o menu GRUB |
x86: Para ativar um ambiente de inicialização com o menu GRUB |
Para voltar ao ambiente de inicialização original com um menu GRUB |
x86: Para retroceder apesar da ativação com êxito do novo ambiente de inicialização com o menu GRUB |
Para informações sobre SPARC e x86 e procedimentos passo-a-passo para inicialização e modificação de comportamento de inicialização |
System Administration Guide: Basic Administration |
Para uma vista geral e procedimentos passo-a-passo para inicialização de ambientes de inicialização ZFS |