Quando estiver pronto para alternar e tornar o novo ambiente de inicialização ativo, ative rapidamente o novo ambiente de inicialização e reinicialize. Os arquivos serão sincronizados entre os ambientes de inicialização na primeira vez que inicializar um ambiente de inicialização recém-criado. "Sincronizar" significa que certos sistemas de arquivo e diretórios críticos podem ser copiados a partir do ambiente de inicialização inicializado por último para o ambiente de inicialização que está sendo inicializado. Aqueles arquivos e diretórios que foram alterados serão copiados.
O Solaris Live Upgrade verifica a existência de arquivos críticos que possam ter sido alterados. Se o conteúdo destes arquivos não for o mesmo nos dois ambientes de inicialização, eles serão copiados a partir do ambiente de inicialização ativo no novo ambiente de inicialização. A sincronização é indicada para arquivos críticos tais como os arquivos /etc/passwd ou /etc/group que possam ter sido alterados desde que o novo ambiente de inicialização foi criado.
O arquivo /etc/lu/synclist contém uma lista de diretórios e arquivos que foram sincronizados. Em algumas instâncias, talvez você queira copiar outros arquivos a partir do ambiente de inicialização ativo no novo ambiente de inicialização. É possível adicionar diretórios e arquivos ao /etc/lu/synclist, caso seja necessário.
A adição de arquivos não listados no /etc/lu/synclist poderia fazer com que o sistema se torne não-inicializável. O processo de sincronização copia apenas arquivos e cria diretórios O processo não remove arquivos e diretórios.
O exemplo a seguir do arquivo /etc/lu/synclist mostra os diretórios e arquivos padrões que foram sincronizados para este sistema.
/var/mail OVERWRITE /var/spool/mqueue OVERWRITE /var/spool/cron/crontabs OVERWRITE /var/dhcp OVERWRITE /etc/passwd OVERWRITE /etc/shadow OVERWRITE /etc/opasswd OVERWRITE /etc/oshadow OVERWRITE /etc/group OVERWRITE /etc/pwhist OVERWRITE /etc/default/passwd OVERWRITE /etc/dfs OVERWRITE /var/log/syslog APPEND /var/adm/messages APPEND |
Os exemplos de diretórios e arquivos que podem ser apropriados para adicionar o arquivo synclist são os seguintes:
/var/yp OVERWRITE /etc/mail OVERWRITE /etc/resolv.conf OVERWRITE /etc/domainname OVERWRITE |
As entradas do arquivo synclist podem ser arquivos ou diretórios. O segundo campo é o método de atualização que ocorre na ativação do ambiente de inicialização. É possível escolher entre os três métodos de atualização de arquivos:
SUBSTITUIR - O conteúdo do arquivo do ambiente de inicialização ativo substitui o conteúdo do arquivo do ambiente de inicialização novo. SUBSTITUIR será a ação padrão, caso não seja especificada nenhuma ação no segundo campo. Se a entrada for um diretório, todos os subdiretórios serão copiados. Todos os arquivos serão substituídos. O arquivo do novo ambiente de inicialização possui a mesma data, o mesmo modo e a mesma propriedade que esse mesmo arquivo no ambiente de inicialização anterior.
ANEXAR - O conteúdo do arquivo do ambiente de inicialização ativo é adicionado ao final do arquivo do novo ambiente de inicialização. Esta adição pode levar a uma duplicação de entradas no arquivo. Diretórios não podem ser listados como ANEXAR. O arquivo do novo ambiente de inicialização possui a mesma data, o mesmo modo e a mesma propriedade que esse mesmo arquivo no ambiente de inicialização anterior.
ANTEPOR - O conteúdo do arquivo do ambiente de inicialização ativo é adicionado ao início do arquivo do novo ambiente de inicialização. Esta adição pode levar a uma duplicação de entradas no arquivo. Diretórios não podem ser listados como ANTEPOR. O arquivo do novo ambiente de inicialização possui a mesma data, o mesmo modo e a mesma propriedade que esse mesmo arquivo no ambiente de inicialização anterior.
A primeira vez que inicializar a partir de um ambiente de inicialização recém-criado, o Solaris Live Upgrade sincronizará o novo ambiente de inicialização com o ambiente de inicialização ativado por último. Após esta inicialização e sincronização inicial, o Solaris Live Upgrade não executará nenhuma sincronização a menos que solicitado. Para forçar uma sincronização, é necessário utilizar o comando luactivate com a opção -s.
Talvez queira forçar uma sincronização se estiver mantendo várias versões do Solaris OS. Talvez você queira que as alterações nos arquivos tais como o email ou o passwd/group estejam no ambiente de inicialização que estiver ativando. Se forçar uma sincronização, o Solaris Live Upgrade verificará a existência de conflitos entre os arquivos sujeitos à sincronização. Quando o novo ambiente de inicialização for inicializado e um conflito for detectado, um aviso será emitido e os arquivos não serão sincronizados. A ativação pode ser concluída com sucesso, apesar de tal conflito. Pode ocorrer um conflito se fizer alterações no mesmo arquivo em ambos os ambientes de inicialização novo e ativo. Por exemplo, se fizer alterações no arquivo /etc/passwd no ambiente de inicialização original. E a seguir, fizer alterações no arquivo /etc/passwd no novo ambiente de inicialização. O processo de sincronização não poderá escolher qual arquivo deve ser copiado para a sincronização.
Utilize esta opção com muito cuidado, pois talvez não esteja ciente ou no controle das alterações que possam ter ocorrido no ambiente de inicialização ativado por último. Por exemplo, se estava executando o software do Solaris 10 9/10 no seu ambiente de inicialização atual e foi inicializado de volta à versão 9 do Solaris com uma sincronização forçada, os arquivos podem ter sido alterados na versão 9 do Solaris. Como os arquivos são dependentes da versão do sistema operacional, a inicialização da versão 9 do Solaris pode falhar, uma vez que os arquivos Solaris 10 9/10 talvez não sejam compatíveis com os arquivos do Solaris 9.