Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Criação de um ambiente de inicialização

O processo de criar um ambiente de inicialização fornece um método de copiar sistemas de arquivos críticos de um ambiente de inicialização ativo para um novo ambiente de inicialização. O disco é reorganizado se necessário, sistemas de arquivos são configurados e os sistemas de arquivos críticos são copiados para o novo ambiente de inicialização.

Tipos de sistemas de arquivos

Solaris Live Upgrade distingue entre dois tipos de sistemas de arquivos: sistemas de arquivos críticos e compartilháveis. A tabela a seguir descreve estes tipos de sistemas de arquivos.

Tipo de sistema de arquivos 

Descrição  

Exemplos e mais informações 

Sistemas de arquivos críticos 

Sistemas de arquivos críticos são requisitados pelo Solaris OS. Estes sistemas de arquivos são pontos de montagem separados no vfstab dos ambiente de inicialização ativos e inativos. Estes sistemas de arquivos são sempre copiados da fonte para o ambiente de inicialização inativo. Sistemas de arquivos críticos são referidos como nonshareable.

Exemplos são raiz (/), /usr, /var ou /opt.

Sistemas de arquivos compartilháveis 

Sistemas de arquivos compartilháveis são arquivos definidos pelo usuário, como /export, que contêm o mesmo ponto e montagem no vfstab em ambos ambientes de inicialização ativos e inativos. Portanto, atualizar arquivos compartilhados no ambiente de inicialização ativo também atualiza dados no ambiente de inicialização inativo. Ao criar um novo ambiente de inicialização, arquivos de sistemas compartilháveis são compartilhados por padrão. Mas é possível especificar um segmento de destino, e então os sistemas de arquivos são copiados.

/export é um exemplo de um arquivo que pode ser compartilhado.

Para mais informações detalhadas sobre sistemas de arquivos compartilháveis, consulte Diretrizes para a seleção de porções para sistemas de arquivos compartilháveis.

Permuta 

  • Para sistemas de arquivos UFS, permuta é um volume compartilhável especial. Como um sistema de arquivos compartilhável, todo os segmentos de permuta são compartilhados por padrão. Mas, se for especificado um destino para permuta, o segmento de permuta é copiado.

  • Para sistemas de arquivos ZFS, volumes de permuta e despejo são compartilhados dentro do conjunto.

Criando volumes RAID-1 em sistemas de arquivos

Solaris Live Upgrade pode criar um ambiente com volumes RAID-1 (espelhos) em sistemas de arquivos. Para uma visão geral, consulte Criando um ambiente de inicialização com sistemas de arquivos volume RAID-1.

Copiando sistemas de arquivos

O processo de criar um novo ambiente de inicialização começa ao identificar um segmento não utilizado onde um sistema de arquivos críticos pode ser copiado. Se um segmento não está disponível ou um segmento não cumpre os requisitos mínimos, é necessário formatar um novo segmento.

Depois que o segmento é definido, é possível reconfigurar os sistemas de arquivos no novo ambiente de inicialização antes dos sistemas de arquivos serem copiados para os diretórios. Os sistemas de arquivos são reconfigurados ao dividir e mesclar os mesmos, o que fornece uma maneira simples de editar o vfstab para conectar e desconectar diretórios do sistema de arquivos. É possível mesclar os sistemas de arquivos nos diretórios pai ao especificar o mesmo ponto de montagem. É possível também dividir sistemas de arquivos dos diretórios pai ao especificar diferentes pontos de montagem.

Depois que os sistemas de arquivos estão configurados no ambiente de inicialização inativo, começa a cópia automática. Sistemas de arquivos críticos são copiados para os diretórios designados. Sistemas de arquivos compartilháveis não são copiados, mas são compartilhados. A exceção é que é possível designar alguns sistemas de arquivos compartilháveis para serem copiados. Quando os sistemas de arquivos são copiados do ambiente de inicialização ativo para o inativo, os arquivos são direcionados aos novos diretórios. O ambiente de inicialização ativo não é alterado de qualquer maneira.

Para procedimentos para dividir ou mesclar sistemas de arquivos 

Para uma visão geral da criação de um ambiente de inicialização com sistemas de arquivos de volume RAID-1 

Criando um ambiente de inicialização com sistemas de arquivos volume RAID-1

Exemplos de criação de um novo ambiente de inicialização

Para sistemas de arquivos UFS, as figuras a seguir ilustram várias maneiras de criar novos ambientes de inicialização.

Para sistemas de arquivos ZFS, consulte Capítulo 11Solaris Live Upgrade e ZFS (visão geral)

Figura 2–2 mostra que o sistema de arquivo crítico raiz (/) foi copiado para outro segmento em um disco para criar um novo ambiente de inicialização. O ambiente de inicialização ativo contém o sistema de arquivos raiz (/) em um segmento. O novo ambiente de inicialização é uma duplicata exata com o sistema de arquivos raiz (/) em um novo segmento. O sistema de arquivos volume /swap e /export/home são compartilhados pelos ambientes de inicialização ativos e inativos.

Figura 2–2 Criando um ambiente de inicialização inativo: copiando o sistema de arquivos raiz (/)

O contexto descreve a ilustração.

Figura 2–3 mostra sistemas de arquivos críticos que foram divididos e copiados para segmentos em um disco para criar um novo ambiente de inicialização. O ambiente de inicialização ativo contém o sistema de arquivos raiz (/) em um segmento. Neste segmento, o sistema de arquivos raiz (/) contém os diretórios /usr, /var e /opt. No novo ambiente de inicialização, o sistema de arquivos raiz (/) é dividido e /usr e /opt são colocados em segmentos separados. O sistema de arquivos volume /swap e /export/home são compartilhados por ambos ambientes de inicialização.

Figura 2–3 Criando um ambiente de inicialização inativo: dividindo sistemas de arquivos

O contexto descreve a ilustração.

Figura 2–4 mostra sistemas de arquivos críticos que foram mesclados e copiados para segmentos em um disco para criar um novo ambiente de inicialização. O ambiente de inicialização ativo contém o sistema de arquivos raiz (/) , /usr, /var e /opt com cada sistema de arquivos no seu próprio segmento. O novo ambiente de inicialização, /usr e /opt, são mesclados para o sistema de arquivos raiz (/) em um segmento. O sistema de arquivos volume /swap e /export/home são compartilhados por ambos os ambientes de inicialização.

Figura 2–4 Criando um ambiente de inicialização inativo: mesclando sistemas de arquivos

O contexto descreve a ilustração.