A palavra-chave bootenv identifica as características do ambiente de inicialização. Um ambiente de inicialização é criado por padrão durante a instalação com a palavra-chave conjunto. Se você utilizar a palavra-chave bootenv junto com a opção installbe, será possível nomear o novo ambiente de inicialização e criar um conjunto de dados /var dentro do ambiente de inicialização.
Esta palavra-chave pode ser utilizada em um perfil para a instalação de sistemas de arquivos UFS ou conjuntos raiz ZFS.
Em um sistema de arquivos UFS, esta palavra-chave é utilizada para criar um ambiente de inicialização vazio para a instalação futura do arquivo Solaris Flash. Para obter a descrição completa da palavra-chave bootenv para UFS, consulte Palavra-chave de perfil bootenv (UFS e ZFS).
Para um conjunto raiz ZFS, a palavra-chave bootenv altera as características do ambiente de inicialização padrão criado no momento da instalação. Este ambiente de inicialização é uma cópia do sistema de arquivos raiz que você está instalando.
A palavra-chave bootenv pode ser utilizada junto com as opções installbe, bename e conjunto de dados. Estas opções nomeiam o ambiente de inicialização e criam um conjunto de dados /var separado.
bootenv installbe bename new-BE-name [dataset mount-point]
Altera as características do ambiente de inicialização padrão que é criado durante a instalação.
Especifica o nome do novo ambiente de inicialização a ser criado, new_BE_name. O nome não pode ser maior que 30 caracteres, pode conter apenas caracteres alfanuméricos, e não pode conter caracteres multibyte. O nome deve ser único no sistema.
Utilize a palavra-chave opcionalconjunto de dados para identificar conjuntos de dados /var que estejam separados do conjunto de dados RAIZ. O valor do ponto de montagem é limitado em /var. Por exemplo, uma linha de sintaxe bootenv para conjuntos de dados separados /var seria similar à seguinte:
bootenv installbe bename zfsroot dataset /var |
Para obter mais informações sobre a atualização e ativação de ambientes de inicialização, consulte o Capítulo 11, Solaris Live Upgrade e ZFS (visão geral), no Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização.