A palavra-chave bootenv pode ser utilizada para um sistema de arquivos UFS ou uma instalação de conjunto raiz ZFS. O uso é diferente para uma instalação ZFS.
Para obter uma lista completa de palavras-chave que podem ser utilizadas em uma instalação UFS ou ZFS, consulte a Tabela 8–2
Para obter uma descrição de como a palavra-chave bootenv pode ser utilizada para instalar um conjunto raiz ZFS, consulte Palavras-chave do JumpStart para raiz ZFS (/) Sistemas de arquivos (referência)
bootenv createbe bename new_BE_name filesystem mountpoint:device:fs_options [filesystem...] |
A palavra-chave bootenv createbe permite criar rapidamente um ambiente de inicialização vazio e inativo ao mesmo tempo em que instala o Solaris OS. No mínimo, será necessário criar o sistema de arquivos (/) raiz. Os segmentos são reservados para os sistemas de arquivos especificados, mas nenhum sistema de arquivos é copiado. O ambiente de inicialização é nomeado, mas não é efetivamente criado até que seja instalado com um arquivo do Solaris Flash. Quando o ambiente de inicialização vazio é instalado com um arquivo, os sistemas de arquivos são instalados nos segmentos reservados. A seguir estão listados os valores para bename e filesystem.
bename especifica o nome do novo ambiente de inicialização a ser criado. new_BE_name não pode possuir mais de 30 caracteres, pode conter somente caracteres alfanuméricos e não pode conter caracteres de vários bytes. O nome deverá ser exclusivo no sistema.
filesystem determina o tipo e o número de sistemas de arquivos que deverão ser criados no ambiente de inicialização. Pelo menos um segmento que contenha o sistema de arquivos (/) raiz deverá ser definido. Os sistemas de arquivos poderão estar no mesmo disco ou espalhados em vários discos.
mountpoint pode ser qualquer ponto de montagem válido ou – (hífen), indicando um segmento de permuta.
dispositivo deve estar disponível quando o sistema operacional que está sendo instalado for inicializado pela primeira vez. O dispositivo não tem relação com os dispositivos de armazenamento especiais do JumpStart, como livre. O dispositivo não pode ser um volume do Gerenciador de volume do Solaris ou do Gerenciador de volume do Veritas. dispositivo é o nome de um dispositivo de disco, na forma /dev/dsk/cwtxd ysz.
fs_options pode ser um dos seguintes:
ufs, que indica um sistema de arquivos UFS.
permuta, que indica um sistema de arquivos de permuta. O ponto de montagem de permuta deverá ser um – (hífen).
Para obter um histórico e um exemplo de perfil sobre o uso dessa palavra-chave, consulte as referências a seguir:
Para obter um exemplo de um perfil | |
Para conhecer o histórico sobre o uso do Solaris Live Upgrade que cria, atualiza e ativa ambientes de inicialização inativos | |
Para conhecer o histórico sobre o uso do arquivo Solaris Flash |