Oracle Guia de instalação Solaris 10 9/10: arquivos Solaris Flash (criação e instalação)

Atualizando sistemas clones com um arquivo Solaris Flash diferencial

Se você tiver um sistema clone e quiser atualizá-lo, você pode criar um arquivo diferencial que contém apenas as diferenças entre duas imagens, a imagem mestre inalterada e uma imagem mestre atualizada. Quando você atualiza um sistema clone com um arquivo diferencial, apenas os arquivos no arquivo diferencial são alterados. Você pode escolher instalar um arquivo Solaris Flash diferencial com o método de instalação JumpStart ou Solaris Live Upgrade. Uma atualização é um processo de cinco partes.

  1. Prepare o sistema mestre com alterações. Antes de as alterações serem feitas, o sistema mestre deverá executar uma duplicata do arquivo original.


    Observação –

    Se o sistema mestre não estiver executando uma duplicata do arquivo original, as diferenças entre as duas imagens do sistema podem resultar em um grande arquivo diferencial. Consequentemente, a instalação de um arquivo diferencial pode ser demorada. Utilize uma instalação inicial com um arquivo completo, nesse caso.


  2. (Opcional) Prepare scripts de personalização para reconfigurar ou personalizar o sistema clone antes ou depois da instalação.

  3. Monte o diretório de uma cópia da imagem mestre inalterada salva. Essa segunda imagem deve ser utilizada para comparar as duas imagens do sistema. Acesse a imagem pelos seguintes métodos.

    • Montado de um ambiente de inicialização do Solaris Live Upgrade

    • Montado de um sistema clone sobre NFS

    • Restaurado de um backup utilizando o comando ufsrestore

  4. Crie o arquivo diferencial com a opção -A do comando flarcreate.

  5. Instale o arquivo diferencial em sistemas clones com JumpStart personalizado. Ou você pode utilizar o Solaris Live Upgrade para instalar o arquivo diferencial em um ambiente de inicialização inativo.

Figura 1–2 mostra a criação e a instalação de um arquivo diferencial. Uma imagem mestre é atualizada com algumas modificações. Essas modificações podem ser tão simples como adicionar, reconfigurar ou excluir alguns arquivos, ou tão complexas como propagar patches. A imagem mestre atualizada é comparada à imagem mestre inalterada. As diferenças entre as duas imagens se tornam o arquivo diferencial. O arquivo pode ser utilizado para atualizar outros sistemas clones que estão atualmente utilizando a imagem mestre inalterada. Se o sistema clone já tiver sido modificado ou não estiver executando a imagem mestre inalterada, a atualização falha. Se tiver muitas alterações para fazer nos sistemas clones, você pode fazer uma instalação inicial a qualquer momento.

Figura 1–2 Atualização do Solaris Flash

O contexto descreve a ilustração.