O utilitário poolstat é usado para monitorar a utilização de recursos quando grupos são ativados no sistema. Este utilitário examina interativamente todos os grupos ativos em um sistema e relata estatísticas baseadas no modo de saída selecionado. As estatísticas poolstat permitem que você determine quais partições de recursos são intensamente usadas. Você pode analisar essas estatísticas para tomar decisões sobre realocação de recursos quando o sistema estiver sob pressão para recursos.
O utilitário poolstat inclui opções que podem ser usadas para examinar grupos específicos e relatar estatísticas específicas de conjuntos de recursos.
Se regiões estiverem implementadas no sistema e você usar poolstat em uma região não global, serão exibidas informações sobre os recursos associados ao grupo da região.
Para obter mais informações sobre o utilitário poolstat, consulte a página do manual poolstat(1M) Para obter informações sobre tarefas e usos de poolstat, consulte Uso de poolstat para relatar estatísticas para recursos relacionados a grupos.
No formato de saída padrão, poolstat envia uma linha de cabeçalho e, em seguida, exibe uma linha para cada grupo. Uma linha de grupo começa com um ID de grupo e o nome do grupo, seguida de uma coluna de dados estatísticos para o conjunto de processadores anexado ao grupo. Conjuntos de recursos anexados a mais de um grupo são listados várias vezes, uma para cada grupo.
Os cabeçalhos de coluna são os seguintes:
ID do grupo.
Nome do grupo.
ID do conjunto de recursos.
Nome do conjunto de recursos.
Tipo do conjunto de recursos.
Tamanho mínimo do conjunto de recursos.
Tamanho máximo do conjunto de recursos.
Tamanho atual do conjunto de recursos.
Medida da quantidade do conjunto de recursos usada atualmente.
Este uso é calculado como a porcentagem de utilização do conjunto de recursos multiplicada pelo tamanho do conjunto de recursos. Se um conjunto de recursos foi reconfigurado durante o último intervalo de amostragem, este valor poderá não ser relatado. Um valor não relatado aparece como um hífen (-).
Representação absoluta da carga que é colocada no conjunto de recursos.
Para obter mais informações sobre esta propriedade, consulte a página do manual libpool(3LIB).
Você pode especificar o seguinte na saída de poolstat:
A ordem das colunas
Os cabeçalhos que aparecem
Você pode personalizar as operações executadas por poolstat. Você pode definir o intervalo de amostragem para o relatório e especificar o número de vezes que a estatística será repetida:
Ajuste os intervalos para as operações periódicas executadas por poolstat. Todos os intervalos são especificados em segundos.
Especifique o número de vezes que a estatística será repetida. Por padrão, poolstat relata estatísticas somente uma vez.
Se interval e count não forem especificados, a estatística será relatada uma vez. Se interval estiver especificado mas count não estiver especificado, a estatística será relatada indefinidamente.