Interfaces de rede de região configuradas pelo comando zonecfg para fornecer conectividade de rede serão configuradas automaticamente e colocadas na região quando esta for inicializada.
A camada Internet Protocol (IP) aceita e entrega pacotes para a rede. Esta camada inclui roteamento de IP, o Address Resolution Protocol (ARP), a arquitetura de segurança IP (IPsec) e filtro de IP.
Há dois tipos de IP disponíveis para regiões não globais são IP compartilhado e IP exclusivo. A região com IP compartilhado compartilha a interface de rede e a região com IP exclusivo deve ter uma interface de rede dedicada.
Para obter informações sobre recursos de IP em cada tipo, consulte Conexão à rede em regiões não globais com IP compartilhado e Solaris 10 8/07: conexão à rede em regiões não globais com IP exclusivo.
A região com IP compartilhado é o tipo padrão. A região deve ter um ou mais endereços IP dedicados. Uma região com IP compartilhado compartilha a configuração da camada IP e o estado com a região global. A região deve usar a instância de IP compartilhado se ambos que se segue for verdadeiro:
A região deve estar conectada ao link de dados, ou seja, deve estar na mesma sub-rede ou sub-redes de IP que a região global.
Você não deseja outras capacidades que a região com IP exclusivo fornece.
Regiões com IP compartilhado recebem um ou mais endereços IP usando-se o comando zonecfg . Os nomes do link de dados devem também ser configurados na região global.
Esses endereços são associados a interfaces de rede lógica. O comando ifconfig pode ser usado a partir da região global para adicionar ou remover interfaces lógicas em uma região em execução. Para obter mais informações, consulte Interfaces de rede com IP compartilhado.
A funcionalidade total no nível de IP é uma região com IP exclusivo.
Uma região com IP exclusivo tem seu próprio estado relacionado a IP.
Isto inclui a capacidade de usar os seguintes recursos em uma região com IP exclusivo:
Autoconfiguração de endereço sem informações de estado de DHCPv4 e IPv6
Filtro de IP, incluindo a funcionalidade de conversão de endereço de rede (NAT)
ndd para definir TCP/UDP/SCTP, assim como botões no nível de IP/ARP
Segurança de IP (IPsec) e Internet Key Exchange (IKE), que automatiza a provisão de material de entrada autenticado para a associação de segurança IPsec
Uma região com IP exclusivo recebe seu pr≤prio conjunto de links de dados usando-se o comando zonecfg. A região recebe um nome de link de dados como xge0 , e1000g1, ou bge32001, usando-se a propriedadephysical do recurso net. A propriedade address do recurso net não é definida.
Observe que o link de dados atribuído permite que o comando snoop seja usado.
O comando dladm pode ser usado com o subcomando show-linkprop para mostrar a atribuição de links de dados a regiões com IP exclusivo em execução. O comando dladm pode ser usado com o subcomando set-linkprop para atribuir links de dados adicionais a regiões em execução. Para exemplos de uso, consulte Solaris 10 8/07: administração de links de dados em regiões não globais com IP exclusivo.
No interior de uma região com IP exclusivo em execução, o comando ifconfig pode ser usado para configurar IP, que inclui a capacidade de adicionar ou remover interfaces lógicas. A configuração de IP em uma região pode ser definida da mesma forma que para a região global, usando-se o sysidtools descrito em sysidcfg(4).
A configuração de IP de uma região com IP exclusivo pode somente ser visualizada a partir da região global usando-se o comando zlogin. Segue-se um exemplo.
global# zlogin zone1 ifconfig -a |
Em uma região com IP compartilhado, aplicativos na região, inclusive o superusuário, não podem enviar pacotes com endereços IP de origem que não sejam os atribuídos à região através do utilitário zonecfg. Este tipo de região não tem acesso para enviar e receber pacotes de link de dados arbitrário (camada 2).
Para uma região com IP exclusivo, zonecfg em vez disso concede à região o link de dados especificado inteiro. Como resultado, o superusuário em uma região com IP exclusivo pode enviar pacotes spoof nesses links de dados, assim como isso pode ser feito na região global.
As regiões com IP compartilhado sempre compartilham a camada IP com a região global, e as regiões com IP exclusivo sempre têm sua própria instância na camada IP. As regiões com IP compartilhado e as regiões com IP exclusivo pode ser usadas na mesma máquina.