Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Solaris 10 8/07: conexão à rede em regiões não globais com IP exclusivo

Uma região de região com IP exclusivo tem seu próprio estado relacionado a IP e variáveis de ajuste. À região é atribuída seu próprio conjunto de links de dados quando a região é configurada.

Para obter informações sobre recursos que podem ser usados em uma região não global com IP exclusivo, consulte Solaris 10 8/07: regiões não globais com IP exclusivo. Para obter informações sobre o ajuste de variáveis IP ndd, consulte o Oracle Solaris Tunable Parameters Reference Manual.

Partição de região com IP exclusivo

Regiões com IP exclusivo têm pilhas do TCP/IP separadas, de modo que a separação alcança a camada de link de dados. Um ou mais nomes de link de dados, que podem ser um NIC ou um VLAN em um NIC, são atribuídos a uma região com IP exclusivo pelo administrador global. O administrador de região pode configurar IP nesses links de dados com a mesma flexibilidade e as opções que na região global.

Interfaces de link de dados com IP exclusivo

Um nome de link de dados pode ser atribuído exclusivamente a uma única região.

O comando dladm show-link pode ser usado para exibir links de dados atribuídos a regiões em execução.

Para obter mais informações, consulte dladm(1M)

Tráfego IP entre regiões com IP exclusivo na mesma máquina

Não há auto-retorno interno de pacotes IP entre regiões com IP exclusivo. Todos os pacotes são enviados para o link de dados. Normalmente, isso significa que os pacotes são enviados em uma interface de rede. Em seguida, dispositivos como Ethernet são ativados ou roteadores IP podem enviar os pacotes para o destino, que pode ser uma região diferente na mesma máquina que o remetente.

O filtro de IP do Solaris em regiões com IP exclusivo

Há a mesma funcionalidade de filtro de IP que há na região global em uma região com IP exclusivo. O filtro de IP é também configurado da mesma maneira em regiões com IP exclusivo e na região global.

Vários caminhos de rede IP em regiões com IP exclusivo

O recurso de vários caminhos de rede IP (IPMP) oferece detecção de falha de interface física e falha de acesso de rede transparente para um sistema com várias interfaces no mesmo link de IP. Além da tolerância a falhas, o IPMP também oferece propagação de carga de pacotes para sistemas com várias interfaces.

Toda a configuração de rede é feita na região global. Primeiro, várias interfaces de link de dados são atribuídas a uma região que usa zonecfg. As interfaces de link de dados devem estar anexadas à mesma sub-rede IP. IPMP pode então ser configurado a partir do interior da região de IP exclusivo pelo administrador de região. Vários grupos IPMP podem ser atribuídos a uma determinada região de IP exclusivo, mas esses grupos IPMP não podem ser compartilhados com outras regiões.