Você pode fazer backup de tudo na região não global, ou, porque a configuração de uma região se altera com menor freqüência, pode fazer backup somente de dados de aplicativos.
Se os dados de aplicativos forem mantidos em uma determinada parte do sistema de arquivos, você pode decidir fazer backups regulares somente desses dados. O backup do sistema de arquivos raiz da região pode não ter sido feito com a mesma freqüência, porque ele se altera com menor freqüência.
Você terá de determinar onde o aplicativo colocará seus arquivos. Os arquivos podem ser armazenados nos seguintes locais:
Pastas base de usuários
/etc para configuração de arquivos de dados
/var
Supondo-se que o administrador de aplicativos sabe onde os dados estão armazenados, pode ser possível criar um sistema em que um diretório gravável por região seja disponibilizado para cada região. Cada região pode então armazenar seus próprios backups, e o administrador global pode tornar esse local um dos locais no sistema para backup.
Se os dados do aplicativo do banco de dados não estiver em seu próprio diretório, as seguintes regras serão aplicadas:
Primeiro se certifique de que o banco de dados esteja em um estado consistente.
Os bancos de dados devem ficar inativos, porque possuem buffers internos para liberar para disco. Certifique-se de os bancos de dados de regiões não globais tenham baixado antes de iniciar o backup a partir da região global.
Dentro de cada região, use recursos do sistema de arquivos para fazer um instantâneo dos dados, em seguida faça o backup de instantâneos diretamente a partir da região global.
Este processo irá minimizar o tempo transcorrido para a janela de backup e remover a necessidade de backup de clientes/módulos em todas as regiões.
Cada região não global pode tirar um instantâneo dos sistemas de arquivos privados quando é conveniente para essa região e o aplicativo foi brevemente desativado. Posteriormente, a região global poderá fazer o backup de cada instantâneo e colocá-lo em fita após o aplicativo voltar a estar disponível.
Este método tem as seguintes vantagens:
Menos dispositivos de fita são necessários.
Não há necessidade de coordenação entre regiões não globais.
Não há necessidade de atribuir dispositivos diretamente a regiões, o que melhora a segurança.
Geralmente, este método mantém o gerenciamento do sistema na região global, o que é preferível.