Este capítulo trata dos seguintes tópicos:
Instalação de uma região lx em seu sistema
Parada, reinicialização e desinstalação de regiões
Clonagem de uma região em seu sistema
O comando zoneadm descrito na página do manual zoneadm(1M) é a principal ferramenta utilizada para instalar e administrar regiões não globais. As operações que usam o comando zoneadm devem ser executadas a partir de região global. As tarefas a seguir podem ser executadas usando-se o comando zoneadm:
Verificar uma região
Instalar uma região
Inicializar uma região
Exibir informações sobre uma região em execução
Parar uma região
Reinicializar uma região
Desinstalar uma região
Realocar uma região de um ponto em um sistema para outro ponto no mesmo sistema
Fornecer uma nova região baseada na configuração de uma região existente no mesmo sistema
Migrar uma região, usada com o comando zonecfg
Para os procedimentos de verificação e instalação da região, consulte o Capítulo 35Instalação, inicialização, parada, desinstalação e clonagem de regiões com marca lx (tarefas) e a página do manual zoneadm(1M). Consulte também a página do manual zoneadm(1M) para as opções com suporte para o comando zoneadm list . Para os procedimentos de configuração de região, consulte o Capítulo 33Configuração da região com marca lx (tarefas) e a página do manual zonecfg(1M). Os estados de regiões são descritos em Modelo de estado da região global.
Se você planejar produzir registros de auditoria do Solaris para regiões, leia Uso da auditoria do Solaris em regiões antes de instalar regiões não globais.
Uma vez instalada a região, toda a configuração e todo o gerenciamento do software deve ser feito pela administração da região usando-se ferramentas Linux a partir do interior da região.
É possível instalar uma região com marca lx utilizando um tarball, discos CD-ROM, DVD ou uma imagem ISO. Se instalar a partir de discos ou de uma imagem ISO, você pode especificar categorias de clusters de pacotes da Sun. As categorias são cumulativas. Se não especificar um cluster, o padrão será desktop.
Tabela 34–1 Categorias de clusters de pacotes
Categoria Sun |
Conteúdo |
---|---|
núcleo |
O conjunto mínimo de pacotes necessários para construir uma região. |
servidor |
núcleo mais pacotes orientados para servidor, como httpd , mailman, imapd e spam-assassin. |
área de trabalho |
servidor mais pacotes orientados para usuário, como evolution , gimp, mozilla e openoffice . |
desenvolvedor |
área de trabalho mais pacotes de desenvolvedor, como bison, emacs, gcc, vim-X11 e vários pacotes de desenvolvimento de biblioteca. |
tudo |
Tudo na mídia de instalação que se sabe não interfere na operação da região. Determinados pacotes podem não funcionar em uma região Linux. |
Para instalar regiões com marca lx configuradas, consulte Como instalar uma região com marca lx.
Esta seção se aplica somente à construção inicial da região, e não à clonagem de regiões existentes.
Após ter configurado uma região não global, é necessário verificar se a região pode ser instalada com segurança na configuração do sistema. A seguir poderá instalar a região. Os arquivos necessários para o sistema de arquivos raiz da região são instalados pelo sistema no caminho raiz da região. A região Linux será preenchida a partir de CD, imagens ISO ou de tarball, como descrito em Como instalar uma região com marca lx.
Os recursos especificados no arquivo de configuração são adicionados quando a região faz a transição de instalado para preparado. Um ID de região exclusivo é atribuído pelo sistema. Sistemas de arquivos são montados, interfaces de rede são definidas e dispositivos são configurados. A transição para o estado preparado prepara a plataforma virtual para começar a executar os processos de usuário.
Uma região no estado preparado não tem quaisquer processos de usuário em execução. A principal diferença entre uma região em preparado e uma região em execução é que pelo menos um processo está em andamento em uma região em execução. Para obter mais informações, consulte a página do manual init(1M).
No estado preparado, os processos zsched e zoneadmd são iniciados para gerenciar a plataforma virtual.
O daemon de administração de regiões, zoneadmd, é o processo primário para gerenciar a plataforma virtual da região. Para obter mais informações, consulte O daemon zoneadmd.
O processo que gerencia o ambiente do aplicativo, zsched, é descrito em O agendador de região zsched.
O comando zoneadm é usado para criar o ambiente de aplicativo da região.
Todas as configurações adicionais são feitas pelo administrador de regiões usando ferramentas Linux a partir do interior da região.
Note que a senha raiz (superusuário) será raiz quando a região for instalada a partir do tarball Sun. A senha raiz (superusuário) não será definida (em branco) quando a região for instalada a partir de imagens ISO ou de um CD.
Esta seção fornece uma visão geral dos procedimentos para parar, reinicializar, desinstalar e clonar regiões.
O comando zoneadm halt é usado para remover o ambiente do aplicativo e a plataforma virtual de uma região. A região é em seguida retornada ao estado de instalado. Todos os processos são eliminados, dispositivos são desconfigurados, interfaces de rede são destruídas, sistemas de arquivos são desmontados e as estruturas de dados do kernel são destruídas.
O comando halt não executa quaisquer scripts de desligamento dentro da região. Para desligar uma região, consulte Como usar zlogin para desligar uma região.
Se a operação de parada falhar, consulte A região não pára.
O comando zoneadm reboot é usado para reinicializar uma região. A região é parada e a seguir inicializada novamente. O ID da região será alterado quando a região for reinicializada.
Regiões oferecem suporte aos seguintes argumentos de inicialização usados com os comandos zoneadm boot e reboot:
-i altinit
-s
As seguintes definições se aplicam:
Seleciona um executável alternativo para ser o primeiro processo. altinit deve ser um caminho válido para um executável. O primeiro processo padrão é descrito em init(1M).
Inicia a região para o nível init s.
Para exemplos de uso, consulte Como inicializar uma região com marca lx e Como inicializar uma região com marca lx no modo de usuário único.
Para obter informações sobre o comando init, consulte init(1M).
Se você definir a propriedade de recurso autoboot em uma configuração de região como true, essa região será inicializada automaticamente quando a região global for inicializada. A definição padrão é false.
Observe que, para as regiões serem inicializadas automaticamente, as regiões de serviço svc:/system/zones:default devem também estar ativadas.
O comando zoneadm uninstall remove todos os arquivos no sistema de arquivos raiz da região. Antes de prosseguir, o comando solicitará a você que confirme a ação, a menos que a opção (forçar) -F também esteja sendo usada. Use o comando uninstall com cuidado, porque a ação é irreversível.
A clonagem permite que você copie uma região existente configurada e instalada no sistema para fornecer rapidamente uma nova região no mesmo sistema. Para obter mais informações sobre o processo de clonagem, consulte >Clonagem de uma região com marca lx no mesmo sistema.
Para obter os procedimentos para inicializar e reinicializar regiões, consulte Como inicializar uma região com marca lx e Como reinicializar uma região com marca lx.