A clonagem permite que você copie uma região existente configurada e instalada no sistema para fornecer rapidamente uma nova região no mesmo sistema. Observe que no mínimo você deve redefinir propriedades e recursos para os componentes que não podem ser idênticos para diferentes regiões. Assim, zonepath deve ser sempre alterado. Além disso, para uma região com IP compartilhado, os endereços IP em quaisquer recursos de rede devem ser diferentes. Para uma região com IP exclusivo, a propriedade física de quaisquer recursos de rede devem ser diferentes.
A clonagem de uma região é a maneira mais rápida de instalar uma região.
A nova região incluirá quaisquer alterações que foram feitas para personalizar a região de origem, como pacotes adicionados ou modificações de arquivo.
Solaris 10 5/09: Quando o zonepath de origem e o zonepath de destino residirem no ZFS e estiverem no mesmo grupo, o comando zoneadm clone usará automaticamente o ZFS para clonar a região. Ao usar o clone do ZFS, os dados não são realmente copiados até que ele seja modificado. Conseqüentemente, o primeiro clone é realizado em muito pouco tempo. O comando zoneadm realiza um instantâneo do ZFS do zonepath de origem e configura o zonepath de destino. O sistema denomina o instantâneo de SUNWzoneX, no qual X é um ID exclusivo usado para diferenciar os vários instantâneos. O zonepath da região de destino é usado para nomear o clone do ZFS. É feita uma relação de softwares para que um instantâneo usado futuramente possa ser validado pelo sistema. Para clonar uma região de origem várias vezes, o comando zonead permite especificar que um instantâneo existente deve ser usado. O sistema valida que o instantâneo existente pode ser usado no destino.
Não é possível utilizar instantâneos manuais, como o tipo descrito em Criando e destruindo instantâneos do ZFS no Guia de administração do ZFS Oracle Solaris. Este tipo de instantâneo carece de dados para realizar uma validação.
Você pode querer clonar uma região de origem várias vezes, mas pode não querer ter um novo instantâneo para cada clone. O parâmetro -s do subcomando clone permitir especificar que seja usado um instantâneo existente realizado de um clone anterior. Consulte Solaris 10 5/09: Como clonar uma região de um instantâneo existente.
Devido ao fato de o conteúdo de um instantâneo representar uma região de um ponto no passado, é possível que o sistema tenha sido atualizado de alguma forma, como com correção ou atualização, desde o memento em que o instantâneo foi realizado. O fato de que a região tenha sido atualizada poderia tornar o instantâneo inválido para ser usado como uma região no sistema atual.
Você pode especificar que um zonepath do ZFS seja copiado em vez do ZFS mesmo que a origem pudesse ser dessa forma.
Para obter mais informações, consulte Solaris 10 11/06: clonagem de uma região não global no mesmo sistema.