Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Sobre parada, reinicialização e desinstalação de regiões

Esta seção fornece uma visão geral dos procedimentos para parar, reinicializar, desinstalar e clonar regiões. Também são fornecidas dicas para solução de problemas para regiões que não param quando solicitadas.

Parada de uma região

O comando zoneadm halt é usado para remover o ambiente do aplicativo e a plataforma virtual de uma região. A região é em seguida retornada ao estado de instalado. Todos os processos são eliminados, dispositivos são desconfigurados, interfaces de rede são destruídas, sistemas de arquivos são desmontados e as estruturas de dados do kernel são destruídas.

O comando halt não executa quaisquer scripts de desligamento dentro da região. Para desligar uma região, consulte Como usar zlogin para desligar uma região.

Se a operação de parada falhar, consulte A região não pára.

Reinicialização de uma região

O comando zoneadm reboot é usado para reinicializar uma região. A região é parada e a seguir inicializada novamente. O ID da região será alterado quando a região for reinicializada.

Solaris 10 8/07: argumentos de inicialização de região

Regiões oferecem suporte aos seguintes argumentos de inicialização usados com os comandos zoneadm boot e reboot:

As seguintes definições se aplicam:

-i altinit

Seleciona um executável alternativo para ser o primeiro processo. altinit deve ser um caminho válido para um executável. O primeiro processo padrão é descrito em init(1M).

-m smf_options

Controla o comportamento de inicialização de SMF. Há duas categorias de opções, opções de recuperação e opções de mensagens. Opções de mensagens determinam o tipo e a quantidade de mensagens que são exibidas durante a inicialização. Opções de serviço determinam os serviços que são usados para inicializar o sistema.

Opções de recuperação incluem o seguinte:

depuração

Imprime saída por serviço padrão e todas as mensagens svc.startd para log.

milestone=milestone

Inicialização para o subgráfico definido pela etapa dada. Etapas legítimas são none, single-user, multi-user, multi-user-server e all.

Opções de mensagem incluem o seguinte:

quiet

Imprime saída por serviço padrão e mensagens de erro que requerem intervenção administrativa

verbose

Imprime saída por serviço padrão e mensagens que fornecem mais informações.

-s

Inicializa somente na etapa svc:/milestone/single-user:default . Esta etapa é equivalente ao nível init level s.

Para exemplos de uso, consulte Como inicializar uma região e Como inicializar uma região no modo de usuário único.

Para obter informações sobre a facilidade de gerenciamento de serviço (SMF) do Solaris e init , consulte o Capítulo 18, Managing Services (Overview), no System Administration Guide: Basic Administration , svc.startd(1M) e init(1M).

autoboot de região

Se você definir a propriedade de recurso autoboot em uma configuração de região como true, essa região será inicializada automaticamente quando a região global for inicializada. A definição padrão é false.

Observe que, para as regiões serem inicializadas automaticamente, as regiões de serviço svc:/system/zones:default devem também estar ativadas.

Desinstalação de uma região

O comando zoneadm uninstall é usado para desinstalar todos os arquivos no sistema de arquivos raiz da região. Antes de prosseguir, o comando solicitará a você que confirme a ação, a menos que a opção (forçar) -F também esteja sendo usada. Use o comando uninstall com cuidado, porque a ação é irreversível.