Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Prefácio

Este livro é parte de um conjunto multivolume que abrange uma parte significativa das informações da administração do Sistema Operacional Solaris. Este livro pressupõe que seu sistema operacional está instalado e que qualquer software de rede que você planeja usar está configurado.


Observação –

Esta versão do Solaris oferece suporte a sistemas que usam SPARC e as famílias x86 de arquiteturas de processadores. Os sistemas suportados aparecem em Solaris OS: lista de compatibilidade de hardware em http://www.sun.com/bigadmin/hcl. Este documento cita quaisquer diferenças de implementação entre os tipos de plataformas.

Neste documento os termos relativos ao x86 significam o seguinte:

Para os sistemas suportados, consulte a Lista de compatibilidade de hardware Solaris 10.


Sobre os recipientes do Solaris

Um Solaris Container, também conhecido como Solaris Zone, é um ambiente de tempo de execução completo para aplicativos. O gerenciador de recursos e a tecnologia de partição do software Solaris Zones do Solaris 10 fazem parte do recipiente. A região fornece uma mapeamento virtual a partir do aplicativo de recursos da plataforma. As regiões permitem que os componentes do aplicativo sejam isolados um do outro mesmo que as regiões compartilhem uma única instância do Solaris Operating System. As características do gerenciamento de recursos permitem que você aloque a quantidade de recursos que uma carga de trabalho recebe.

A região estabelece limites para o consumo de recursos, como CPU. Esses limites podem ser expandidos para se adaptarem às exigências do processo de mudança de execução do aplicativo na região.

Solaris 10 8/07: sobre recipientes do Solaris para aplicativos do Linux

O Solaris Containers para aplicativos Linux utiliza a tecnologias do Oracle BrandZ para executar aplicativos Linux no sistema operacional Solaris. Aplicativos do Linux são executados sem modificação no ambiente seguro fornecido pelo recurso de região não global. Isso permite que você use o sistema do Solaris para desenvolver, testar e implementar aplicativos do Linux.

Para usar este recurso, consulte Parte III, 1x}Regiões com marca.

Solaris 10 11/06 e posterior: sobre o uso do Solaris Zones em um sistema de extensões confiáveis do Solaris

Para informações sobre o uso de regiões em um sistema Solaris Trusted Extensions, consulte Capítulo 10, Managing Zones in Trusted Extensions (Tasks), no Oracle Solaris Trusted Extensions Administrator’s Procedures.

Quem deve usar este livro

Este livro destina-se a responsáveis pela administração de um ou mais sistemas que executem a versão Solaris 10. Para usar este livro, você deve ter pelo menos um a dois anos de experiência na administração do sistema do UNIX.

Como são organizados os guias de administração do sistema

Segue-se uma lista dos tópicos tratados pelos guias de administração do sistema.

Título do livro 

Tópicos 

System Administration Guide: Basic Administration

Contas de usuário e grupos, suporte a servidor e cliente, encerramento e reinicialização de um sistema, serviços de gerenciamento e software de gerenciamento (pacotes e correções) 

System Administration Guide: Advanced Administration

Terminais e modems, recursos de sistema (cotas de disco, contabilidade e crontabs), processos de sistema e solução de problemas do software do Solaris 

System Administration Guide: Devices and File Systems

Mídia removível, discos e dispositivos, sistemas de arquivos, backup e restauração de dados 

System Administration Guide: IP Services

Administração de rede TCP/IP, administração de endereço IPv4 e IPv6, DHCP, IPsec, IKE, filtro de IP, IP móvel, caminhos múltiplos de rede IP (IPMP) e IPQoS 

System Administration Guide: Naming and Directory Services (DNS, NIS, and LDAP)

Serviços de nome e diretório DNS, NIS e LDAP, incluindo transição de NIS para LDAP e transição de NIS+ para LDAP 

System Administration Guide: Naming and Directory Services (NIS+)

Serviços de nome e diretório NIS+ 

System Administration Guide: Network Services

Servidores de cache na Web, serviços relacionados a hora, sistemas de arquivos de rede (NFS e Autofs), correio, SLP e PPP 

System Administration Guide: Printing

Tarefas e tópicos de impressão do Solaris, usando serviços, ferramentas, protocolos e tecnologias para definir e administrar impressoras e serviços de impressão 

System Administration Guide: Security Services

Auditoria, gerenciamento de dispositivo, segurança de arquivo, BART, serviços Kerberos, PAM, estrutura criptográfica do Solaris, privilégios, RBAC, SASL e Solaris Secure Shell 

Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Tópicos, projetos e tarefas de gerenciamento de recursos, contabilidade estendida, controles de recursos, fair share scheduler (FSS), controle da memória física usando o resource capping daemon (rcapd), e grupos de recursos; virtualização usando a tecnologia de partição do software Solaris Zones

Guia de administração do ZFS Oracle Solaris

Grupo de armazenamento e criação e gerenciamento de sistema de arquivos ZFS, instantâneos, clones, backups, uso de listas de controle de acesso (ACLs) para proteger arquivos ZFS, uso do Solaris ZFS em um sistema do Solaris com regiões instaladas, volumes emulados, solução de problemas e recuperação de dados 

Oracle Solaris Trusted Extensions Administrator’s Procedures

Administração de sistema específica de um sistema Solaris Trusted Extensions 

Oracle Solaris Trusted Extensions Configuration Guide

A partir da versão Solaris 10 5/08, descreve como planificar, ativar e configurar inicialmente o Solaris Trusted Extensions 

Livro relacionado

Solaris Containers: Resource Management and Solaris Zones Developer’s Guide descreve como gravar aplicativos que separam e gerenciam os recursos do sistema e discute os APIs que utilizam. Também são fornecidos exemplos de programação e uma discussão de problemas de programação para considerar ao escrever um aplicativo.

Referências a sites relacionados de terceiros

Nesta documentação se faz referência a URLs de terceiros que fornecem informações relacionadas adicionais.


Observação –

O Oracle não é responsável pela disponibilidade dos sites de terceiros mencionados nesta documentação. O Oracle não endossa e não é responsável por qualquer conteúdo, anúncio, produtos ou outros materiais que estejam disponíveis nos ou através dos sites ou recursos. O Oracle não será responsável por quaisquer dano ou perda causados ou alegadamente causados pelo uso, em conexão com o uso ou pela confiança em qualquer conteúdo, mercadorias ou serviços que estejam disponíveis nos sites ou recursos.


Documentação, suporte e treinamento

Consulte os seguintes sites para obter recursos adicionais:

O Oracle agradece seus comentários

O Oracle agradece seus comentários e sugestões sobre a qualidade e a utilidade da sua documentação. Se você encontrar erros ou tiver outras sugestões para melhorias, vá para http://docs.sun.com e clique em Feedback. Indique o título e número de parte da documentação juntamente com o capítulo, seção e número de página, se disponível. Por favor, nos informe se você deseja uma resposta.

Oracle Technology Networkoferece uma série de recursos relacionados ao software Oracle:

Convenções tipográficas

A tabela a seguir descreve as convenções tipográficas usadas neste livro.

Tabela P–1 Convenções tipográficas

Fonte 

Significado 

Exemplo 

AaBbCc123

Os nomes de comandos, arquivos e diretórios e saída para computador na tela 

Edite o arquivo .login.

Use ls -a para listar todos os arquivos.

nome_da_máquina% you have mail.

AaBbCc123

O que você digitou, contrastado com a saída para computador na tela 

machine_name% su

Password:

aabbcc123

Espaço reservado: substituir por um nome ou valor real 

O comando para remover um arquivo é rm filename .

AaBbCc123

Títulos de livro, novos termos e termos a serem enfatizados 

Leia o Capítulo 6 do Guia do Usuário.

Um cache é uma cópia que é armazenada localmente.

Não salve o arquivo.

Nota: alguns itens enfatizados aparecem online em negrito.

Prompts do shell em exemplos de comando

A tabela a seguir mostra o prompt de sistema UNIX padrão e o prompt do superusuário para shells, que estão incluídos no Oracle Solaris OS. Note que o prompt do sistema padrão que é exibido em exemplos de comando varia dependendo da versão do Oracle Solaris.

Tabela P–2 Prompts do shell

Shell 

Prompt 

Bash shell, Korn shell e Bourne shell 

$

Bash shell, Korn shell e Bourne shell para o superusuário 

#

C shell 

nome_da_máquina%

Shell C para superusuário 

nome_da_máquina#

Sobre a virtualização

O objetivo da virtualização é passar do gerenciamento de componentes individuais do datacenter para o gerenciamento de pools de recursos. A virtualização bem sucedida de servidores pode levar à utilização aperfeiçoada do servidor e à utilização mais eficiente de recursos do servidor. A virtualização reduz os custos através do compartilhamento de hardware, infraestrutura e administração. A virtualização de servidores também é importante para os projetos de consolidação de servidor bem sucedidos, que mantém o isolamento de sistemas separados.

Para um índice dos produtos de virtualização da Sun, com links para documentação e informações adicionais, consulte as Oracle Virtualization Technologiesno site docs.sun.com.