Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Introdução à contabilidade estendida

O subsistema de contabilidade estendida rotula registros de uso com o projeto para o qual o trabalho foi feito. Você também pode usar a contabilidade estendida junto com o módulo de contabilidade de fluxo Internet Protocol Quality of Service (IPQoS) descrito no Capítulo 36, Using Flow Accounting and Statistics Gathering (Tasks), no System Administration Guide: IP Services, para capturar informações de fluxo de rede em um sistema.

Antes de poder aplicar mecanismos de gerenciamento de recursos, você primeiro deve caracterizar as exigências de consumo de recursos que várias cargas de trabalho colocam em um sistema. A facilidade de contabilidade estendida no Solaris Operating System oferece uma maneira flexível de registrar o consumo de recursos de sistema e rede com base em uma tarefa ou um processo, ou com base em seletores fornecidos pelo módulo IPQoS flowacct. Para obter mais informações consulte ipqos(7IPP).

Ao contrário das ferramentas de monitoração on-line, que permitem que você meça o uso do sistema em tempo real, a contabilidade estendida permite que você examine o uso histórico. A seguir você pode fazer avaliações de requisitos de capacidade para futuras cargas de trabalho.

Com dados da contabilidade estendida disponíveis, você pode desenvolver ou adquirir software para chargeback de recursos, monitoração de carga de trabalho ou planejamento de capacidade.