A facilidade de contabilidade estendida no Solaris Operating System usa um formato de arquivo extensível, com versão, para conter dados de contabilidade. Arquivos que usam este formato de dados podem ser acessados ou criados com o uso da API fornecida na biblioteca incluída, libexacct (consulte libexacct(3LIB)). Esses arquivos podem ser então analisados em qualquer plataforma com contabilidade estendida ativada e os dados podem ser usados para planejamento de capacidade e chargeback.
Se a contabilidade estendida estiver ativa, serão obtidas estatísticas que podem ser examinadas pela API de libexacct. libexacct permite o exame dos arquivos exacct para frente ou para trás. A API oferece suporte a arquivos de terceiros que são gerados por libexacct assim como a arquivos que são criados pelo kernel. Há uma interface prática de linguagem de extração e relatório (Perl) para libexacct que permite que você desenvolva relatórios personalizados e scripts de extração. Consulte Interface Perl para libexacct
Por exemplo, com a contabilidade estendida ativada, a tarefa acompanha o uso dos recursos agregados dos processos de seu membro. Um registro de contabilidade de tarefa é escrito na conclusão da tarefa. Registros provisórios sobre processos e tarefas em execução também podem ser escritos. Para obter mais informações sobre tarefas, consulte o Capítulo 2Projetos e tarefas (visão geral).
O formato da contabilidade estendida é substancialmente mais extensível do que o formato do software de contabilidade do sistema de legado SunOS (consulte What is System Accounting? no System Administration Guide: Advanced Administration). A contabilidade estendida permite que a métrica de contabilidade seja adicionada ao sistema e dele removida entre versões, e mesmo durante a operação do sistema.
A contabilidade estendida e o software de contabilidade do sistema de legado podem estar ativas ao mesmo tempo em seu sistema.
Rotinas que permitem que registros de exacct sejam criados servem a dois propósitos.
Para ativar arquivos exacct de terceiros a serem criados.
Para ativar a criação de registros de identificação a serem incorporados no arquivo de contabilidade do kernel com o uso da chamada do sistema putacct (consulte getacct(2)).
A chamada do sistema putacct está também disponível na interface Perl.
O formato permite que diferentes formas de registros de contabilidade sejam capturadas sem requerer que cada alteração seja uma alteração de versão explícita. Aplicativos bem escritos que consomem dados de contabilidade devem ignorar registros que eles não entendem.
A biblioteca libexacct converte e produz arquivos no formato exacct. Esta biblioteca é a única interface com suporte para arquivos no formato exacct.
As chamadas do sistema getacct, putacct e wracct não se aplicam a fluxos. O kernel cria registros de fluxos e os grava no arquivo quando a contabilidade de fluxo IPQoS é configurada.
O subsistema da contabilidade estendida coleta e relata informações para todo o sistema (inclusive regiões não globais) quando executado na região global. O administrador global pode também determinar o consumo de recursos com base em cada região. Para obter mais informações, consulte Contabilidade estendida em um sistema do Solaris com regiões instaladas.