Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Introdução ao agendador

Um trabalho fundamental do sistema operacional é decidir quais processos obtêm acesso aos recursos do sistema. O agendador de processos, que é também chamado de distribuidor, é a parte do kernel que controla a alocação da CPU a processos. O agendador oferece suporte ao conceito de classes de agendamento. Cada classe define uma diretriz de agendamento que é usada para agendar processos dentro da classe. O agendador padrão no Solaris Operating System, o agendador TS, tenta dar a cada processo um acesso relativamente igual às CPUs disponíveis. No entanto, você talvez deseje especificar que determinados processos tenham mais recursos do que outros.

Você pode usar o fair share scheduler (FSS) para controlar a alocação de recursos de CPU entre cargas de trabalho, com base na importância destas. Essa importância é expressa pelo número de compartilhamentos de recursos de CPU que você atribui a cada carga de trabalho.

Você dá a cada projeto compartilhamentos de CPU para controlar o direito do projeto aos recursos de CPU. O FSS garante uma dispersão justa de recursos de CPU entre projetos que é baseada em compartilhamentos alocadas, independentemente do número de processos anexados a um projeto. O FSS obtém a imparcialidade reduzindo o direito de um projeto para uso pesado de CPU e aumentando o direito ao uso leve, de acordo com outros projetos.

O FSS consiste em um módulo de classe de agendamento do kernel e em versões específicas da classe dos comandos dispadmin(1M) e priocntl(1). Compartilhamentos de projeto usados pelo FSS são especificados através da propriedade project.cpu-shares no banco de dados de project(4).


Observação –

Se você estiver usando o controle de recurso project.cpu-shares em um sistema com regiões instaladas, consulte Dados de configuração de região, Controles de recursos em regiões não globais e Uso do fair share scheduler em um sistema do Solaris com regiões instaladas.