Guia de administração do sistema: gerenciamento de recursos Oracle Solaris Containers e Oracle Solaris Zones

Introdução a grupos de recursos

Grupos de recursos permitem que você separe cargas de trabalho para que o consumo de carga de trabalho de determinados recursos não se sobreponha. Essa reserva de recursos ajuda a alcançar desempenho previsível em sistemas com cargas de trabalho misturadas.

Grupos de recursos oferecem um mecanismo de configuração persistente para conjunto de processadores (pset) e, opcionalmente, atribuição de classe de agendamento.

Figura 12–1 Estrutura de grupos de recursos

A ilustração mostra que um grupo se constitui de um conjunto de processadores e, opcionalmente, de uma classe de agendamento.

Pode-se considerar um grupo uma vinculação específica dos vários conjuntos de recursos que estão disponíveis no sistema. Você pode criar grupos que representam diferentes tipos de combinações possíveis de recursos:

pool1: pset_default

pool2: pset1

pool3: pset1, pool.scheduler="FSS"

Ao agruparem várias partições, os grupos fornecem um manipulador para a ser associado a cargas de trabalho com rótulo. Cada entrada de projeto no arquivo /etc/project pode ter um único grupo associado a essa entrada, que é especifico usando-se o atributoproject.pool.

Quando grupos estão ativados, um grupo padrão e um conjunto de processadores padrão formam a configuração base. Grupos e conjuntos de processadores adicionais definidos pelo usuário podem ser criados e adicionados à configuração. Uma CPU pode somente pertencer a um conjunto de processadores. Grupos e conjuntos de processadores definidos pelo usuário podem ser destruídos. O grupo padrão e o conjunto de processadores padrão não podem ser destruídos.

O grupo padrão tem a propriedade pool.default definida como true. O conjunto de processadores padrão tem a propriedade pset.default definida como true. Assim, o grupo padrão e o conjunto de processadores padrão podem ser identificados mesmo quando seus nomes tenham sido alterados.

O mecanismo de grupos definidos pelo usuário é primariamente para uso com máquinas grandes de mais de quatro CPUs. No entanto, máquinas pequenas ainda podem se beneficiar desta funcionalidade. Em máquinas pequenas, você pode criar grupos que compartilhem partições de recursos não críticos. Os grupos são separados somente na base de recursos críticos.